Lucas é designer gráfico em uma agência de publicidade e, finalmente, após anos de economia, conseguiu comprar seu primeiro carro. Um seminovo, adquirido após ler muito sobre como escolher um veículo.
Orgulhoso de sua conquista e com orientação do despachante e do especialista em carros, logo tratou de proteger seu novo bem. Porém se deparou com um desafio: os termos usados pelas seguradoras, da qual ele não entendia nada.
Apesar da ansiedade, Lucas preferiu deixar o carro na loja mais alguns dias até fechar o contrato de seguro. Se deparou com uma série de termos que pareciam estar em uma língua completamente diferente. E olha que quando falamos do mundo da publicidade, o que não faltam são termos estranhos.
Sentindo-se um pouco perdido, ele decidiu buscar ajuda para entender melhor como funcionava tudo aquilo. Agendou um horário com a especialista em seguros, Adriane Aranha.
Com paciência e simpatia, Adriane começou a explicar para Lucas os principais termos que ele precisava conhecer para contratar um seguro com confiança.
Adriane começou explicando o termo mais básico e fundamental: a Apólice.
“Lucas, a apólice é como um contrato entre você e a seguradora. Nela estão todos os detalhes sobre o que está coberto e o que não está. É como um manual de instruções, mas para o seu seguro”, disse ela, com um sorriso.
Ela continuou explicando que a apólice detalha todas as cláusulas e condições do seguro. “Se alguma coisa der errado, a apólice será o documento que você vai consultar para saber exatamente o que fazer e o que esperar.”
A próxima parada na jornada foi entender o Prêmio. “Não Lucas, não é um prêmio que você ganha. O prêmio é o valor que você paga para ter o seguro. Pense nele como o custo da sua tranquilidade”.
Ela explicou que o prêmio é pago pelo segurado à seguradora em troca da cobertura dos riscos. “Pode ser pago de uma vez só ou em parcelas, depende do acordo que você fizer com a seguradora.”
Lucas então quis saber sobre a Franquia. “Comprei um carro e ganhei uma franquia, como assim?
Adriane o tranquilizou: “Franquia é um valor que você precisa pagar se algo acontecer, como um acidente. É a sua participação nos custos do sinistro. Se você tiver um sinistro e os danos forem de R$ 3.000, e a franquia for de R$ 500, você paga os R$ 500 e a seguradora cobre o restante”.
“Lucas, sinistro é o nome que damos ao acontecimento que está coberto pelo seguro. Pode ser um acidente, um roubo, um incêndio… qualquer evento previsto na apólice”.
“Ok, as coisas estão ficando mais claras”, comentou Lucas.
Adriane enfatizou a importância de comunicar o sinistro à seguradora o mais rápido possível para que eles possam agir. “Isso é feito através do Aviso de Sinistro“, acrescentou.
Curioso, Lucas perguntou sobre a Cobertura.
“Cobertura é o conjunto de riscos que o seguro protege. No caso do seu carro, pode incluir colisão, roubo, incêndio, entre outros. Cabe ao especialista verificar detalhes da sua vida cotidiana para juntos definir a cobertura”, explicou a especialista.
Ela também mencionou a Cobertura Adicional, que pode ser incluída mediante pagamento extra. “Se você quiser proteção para vidros, acessórios ou até mesmo um carro reserva, pode adicionar essas coberturas”.
O outro termo que gera muitas dúvidas é sobre o Segurado e Beneficiário. “Segurado é a pessoa que contrata o seguro, ou seja, você, Lucas. A seguradora assume a responsabilidade sobre determinados riscos que você enfrenta. E beneficiário é quem recebe a indenização se algo acontecer com o segurado. Pode ser você mesmo ou outra pessoa que você indicar”, explicou.
Adriane destacou um conceito fundamental no mundo dos seguros: a Boa-fé. “Significa que tanto o segurado quanto a seguradora devem agir com honestidade e transparência. Isso cria uma relação de confiança entre as partes. Infelizmente, ainda vemos casos de quem tenta enganar as seguradoras e todos pagam por isso, pois há um aumento no valor dos seguros”.
Lucas ficou feliz em saber sobre isso. “Bônus é um desconto que você pode ganhar no valor do prêmio do seguro, geralmente por não ter acionado o seguro durante o período vigente”, explicou Adriane.
Ela acrescentou que esse desconto pode aumentar com o tempo, à medida que você renova o seguro sem registrar sinistros.
Outro ponto abordado pela especialista foi sobre a Carência.
“Se refere ao período durante o qual a seguradora não cobre certos riscos. É comum em seguros de vida ou saúde, onde você precisa esperar um tempo após a contratação para ter a cobertura completa. No caso de veículos, é difícil termos essa carência. E o mais importante é que a sua seguradora já fique atenta aos prazos para renovação do seguro e assim garantir que não ficará sem cobertura nenhum dia. Não dá pra dar mole ao azar, não é mesmo?”
“Indenização é o pagamento que a seguradora faz ao segurado quando um sinistro ocorre. É a compensação pelos prejuízos que você sofreu, respeitando os limites estabelecidos na apólice. Assim, no caso de roubo de um carro, acontecerá a indenização. O seu veículo pode estar com valor dentro da tabela FIPE, a mais comum no Brasil”.
Lucas ouviu atentamente enquanto Adriane abordou o significado do Endosso. “É o documento que modifica a apólice original. Pode ser usado para alterar detalhes, como coberturas ou valores, sem mudar a essência do contrato. Por exemplo, você muda de residência e lá não tem garagem. Isso deverá ser comunicado para alteração da apólice. Caso não faça isso e que ocorra algum sinistro, você não terá direito a indenização”.
“Opa, vou ficar atento a isso, pois estou para me casar e morarei em outro bairro”, comentou Lucas.
“Dano é qualquer prejuízo causado a outra pessoa, seja material, corporal ou moral, que pode ser coberto pelo seguro, dependendo do que está na apólice. São coberturas RCF, ou seja, de Responsabilidade Civil Facultativa, “, disse Adriane.
Ela mencionou diferentes tipos de danos:
– Dano Corporal, lesões físicas das pessoas do carro do terceiro ou se tiver atropelado alguém
– Dano Material, danos causados ao veículo do terceiro
– Dano Moral, que envolvem ofensas à honra ou à integridade psicológica.
Adriane explicou ainda que o Capital Segurado, é o valor financeiro máximo que a seguradora vai pagar em caso de sinistro. É importante escolher um capital segurado que realmente cubra suas necessidades.
Mas também estar atento ao período de cobertura, ou vigência do contrato. “Vigência é o período durante o qual a apólice está válida”, disse Adriane. “Durante esse tempo, você está coberto pelo seguro e pode acionar a seguradora se precisar.”
Para formalizar a sua intenção de contratar um seguro, você tem que preencher uma proposta. “Ela nada mais é que o formulário preenchido por você, para solicitar um seguro. contém informações detalhadas sobre você e o bem a ser segurado, e é a base do contrato de seguro”, explicou Adriane.
Por fim, Adriane esclareceu sobre a Classe de Risco. “É a categoria na qual seu seguro se enquadra, baseada nas características do objeto segurado e nos riscos envolvidos. Isso ajuda a determinar o prêmio que você vai pagar.”
“Nossa ainda bem que me falaram de você. Não ia saber disso de forma tão prática. Agora, vamos fechar logo esse seguro, pois estou doido para levar minha noiva para passear de carro novo”, comentou Lucas.
O mundo dos seguros pode parecer complicado à primeira vista, mas com um pouco de conhecimento e atendimento especializado, fica muito mais fácil.
Entender os termos básicos é o primeiro passo para garantir que você esteja protegido de forma adequada e possa tomar decisões.
Assim como Lucas, qualquer um pode aprender e se sentir seguro ao contratar uma apólice. E lembre-se, sempre que tiver dúvidas, não hesite em procurar a ajuda de um especialista.
Com essa jornada educativa, Lucas não só conseguiu proteger seu carro, mas também ganhou confiança para explorar outros tipos de seguros no futuro.
Assim como ele, você também pode se sentir preparado e seguro ao entender melhor os termos e conceitos desse universo.
E se ainda tem dúvidas, converse com os especialistas do Grupo Sentinela.