Na aniversario de 10 anos, compacto ganha visual atualizado e eleva o patamar da categoria, mantendo a tradição de inovação tecnológica Sabe aquela máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”? Na Hyundai, que fechou 2021 com o primeiro lugar do pódio no quadro de vendas de carros de passeio com o HB20, com 86 455 unidades emplacadas, esse ditado parece ser bem diferente.
Soa algo como: “Em time que está ganhando, se o cliente também sair ganhando, se mexe sim senhor!”
Afinal, mesmo com o panorama bem positivo não só em 2021, mas também em 2022 (o modelo manteve a ponta no acumulado até o momento, pelos números do fechamento do mês de agosto), o novo Hyundai HB20 chegou renovado para, mais uma vez, elevar o patamar do segmento dos compactos no Brasil.
Na traseira, as elegantes lanternas integradas de LED cruzam o carro de lado a lado – passar despercebido se transforma em uma tarefa impossível
Divulgação
Com visual repaginado e novos recursos e equipamentos, ele é o mote perfeito para a celebração do aniversário de dez anos do HB20 e da Hyundai Motor Brasil.
É, nem parece, mas já faz dez anos que a fábrica em Piracicaba (SP) produziu o primeiro HB20, que com design arrojado, sofisticação e tecnologia inéditos no segmento, conquistou lugar cativo no coração do brasileiro.
Ainda mais seguro
Desde a versão de entrada, o novo HB20 vem equipado de série com seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
Também estão presentes o sistema ISOFIX de fixação de cadeiras infantis e sistema de destravamento automático das portas em caso de acidente. Mas o grande destaque do novo HB20 é a presença de novas funções de segurança ativa do pacote Smartsense, presente na versão Platinum Plus.
O HB20, em 2019 foi o responsável por trazer, para o segmento dos compactos, o sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) – que é capaz de frear sozinho, sem intervenção humana, em uma situação de colisão iminente. Além dele, o modelo que chegou aos concessionários recentemente, novas funções inéditas de segurança ativa entre os compactos foram incorporadas.
Equipado com câmera e sensores, o Novo Hyundai HB20 conta com recursos de segurança autônomos: em situações de risco, agem sem interferência do motorista
Divulgação
Um deles é o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação às faixas de rolamento e ao veículo que vai à frente, atuando de forma autônoma no volante para manter o novo Hyundai HB20 centralizado na faixa de rodagem.
E com o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA), nada de sufoco na hora de sair de uma vaga perpendicular de ré – ele monitora a área traseira do veículo em manobras, emite um aviso sonoro ao detectar a aproximação de veículos e, se necessário, aciona os freios de forma autônoma.
Outra novidade é o Assistente de Ponto Cego (BCA), que faz o monitoramento permanente e avisa o motorista da presença de veículos nos pontos cegos – indicado por uma sinalização nos retrovisores externos. Mas o melhor é que o BCA pode atuar no volante, sem intervenção do motorista, ao detectar o risco iminente de colisão.
Já o Alerta de Saída Segura, também inédito, evita sustos e eventuais acidentes quando os passageiros abrem as portas para descer do carro. Se houver a aproximação de outros veículos por trás, os ocupantes recebem um aviso sonoro informando do perigo nesse momento.
Por fim, o pacote Smartsense ainda contempla detector de fadiga (DAW) – que monitora o comportamento do motorista e avisa ao detectar perda de atenção – e farol alto adaptativo (HBA), que controla o facho de luz para evitar o ofuscamento dos motoristas que vêm em sentido oposto.
Muito conteúdo
O reconhecido acabamento interno elegante e de alta qualidade do HB20 condiz perfeitamente com o elevado nível de tecnologia, conectividade e conveniência que motorista e passageiros desfrutam a bordo – que contam com carregador sem fio para smartphone, 3 entradas USB, além da central blueMedia, com tela sensível ao toque de 8” e preparação para conexão sem fio com Android Auto e Carplay.
No interior, o Novo HB20 tem acabamento de qualidade superior e um toque tecnológico do Supervision Cluster, painel 100% digital, e da central multimídia de 8 polegadas
Divulgação
Mas a principal novidade do novo HB20 é o Supervision Cluster (a partir da versão Platinum), um painel 100% digital, colorido e interativo. Ele permite que o motorista personalize a exibição das informações de segurança e conforto – além de oferecer três opções de cor de fundo.
Outra boa nova é a Partida Remota, disponível a partir da versão Platinum. A chave presencial permite acionar o motor e o ar-condicionado à distância – além de travar e destravar as portas com o toque de um botão na maçaneta e dar a partida do motor por botão.
O motorista ainda conta com recursos como o sistema Stop & Go – que liga e desliga o motor automaticamente paradas no trânsito, reduzindo consumo de combustível e emissões – e controle de cruzeiro e limitador de velocidade, agora itens de série em toda a linha.
Carro conectado
Com o Novo HB20, a Hyundai ainda ampliou para três anos o período de gratuidade do Bluelink, a sua tecnologia de carro conectado. Com conexão da Vivo Empresas, ele permite ações remotas a partir do aplicativo para smartphone, com funções de comodidade e segurança.
Com ele, é possível fazer acionamento remoto de motor e ar-condicionado, pisca-alerta e buzina – além de checar se portas, capô e porta-malas estão travados – por meio do aplicativo no smartphone.
Vai emprestar o carro ou deixar no valet? Dá para checar a localização do veículo e fazer diagnóstico de funcionamento – e configurar alertas se certa velocidade for ultrapassada ou se o veículo rodar fora de uma área predeterminada.
Além de conexão sem fio para Android Auto e Carplay, o novo HB20 conta com carregador por indução e três entradas USB – uma delas para o banco traseiro
Divulgação
O Bluelink também permite contato 24 horas por dia, 7 dias por semana com uma central de atendimento. Em caso de emergência, basta acionar um botão no interior do veículo. Também dá para receber uma notificação no momento em que o alarme for acionado.
Design de ponta
O Novo HB20 cresceu (75 mm a mais de comprimento) e seu visual foi inteiramente atualizado, seguindo a Sensuous Sportiness, identidade visual global da marca.
Destaque para a imponente grade frontal, formada por elementos paramétricos, além do DRL em LED na versão Platinum Plus, que foram uma assinatura visual única. Ainda na dianteira, o para-choque está mais volumoso, abrigando as luzes de seta, enquanto capô e paralamas estão mais horizontais, com desenho mais robusto e sofisticado.
O design do Novo HB20 segue a Sensuous Sportiness, atual identidade global da Hyundai. A nova grade frontal, mais imponente, é formada por elementos paramétricos
Divulgação
Na traseira, as lanternas integradas cruzam o carro de lado a lado, seguindo a consagrada tendência de estilo de outros modelos recentes da Hyundai, como os novos Tucson e Elantra.
Luzes de seta e de ré foram posicionadas no para-choque, enquanto a tampa do porta-malas ficou mais ampla, tornando o visual ainda mais tecnológico e moderno. Em harmonia com as maiores dimensões externas, novas rodas de liga leve com acabamento diamantado, que cresceram de 15” para 16”.
Amplo leque de opções
O Novo HB20 conta as opções de motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque (com câmbio manual de cinco marchas, nas versões Sense, Comfort e Limited) e motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque (com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, nas versões Comfort, Platinum e Platinum Plus).
As duas motorizações usam a configuração 3 cilindros com 12 válvulas – e entregam desempenho de um motor maior com consumo e emissões de um compacto. Ambas seguem o protocolo de emissões Proconve L7.
Destaque, na versão turbo, para a entrega de torque máximo em baixas rotações: 171,6 Nm entre 1.500 rpm e 3.500 rpm, trazendo mais força em ultrapassagens e acelerações. Combinação perfeita de segurança e prazer ao dirigir, perfeito para um carro à frente do seu tempo.
Fonte: Read More