Lista tem nomes de peso como Honda Civic, Ford Maverick e até Range Rover Você já viu aqui os hatches, sedãs, esportivos, SUVs e as picapes que serão lançadas no Brasil em 2023. Agora Autoesporte traz os carros ecologicamente correta: os híbridos. Tem de tudo: sedã, SUV, esportivo e até caminhonetes. E carros renome como Honda Civic (sim, o modelo retornará somente com motor híbrido) e a Ford Maverick. Confira abaixo a lista completa:
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Ford Maverick Hybrid
A lista começa com a primeira picape híbrida do Brasil. A Ford Maverick Hybrid será lançada em março com o motor 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm combinado a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm de torque – conjunto do finado Fusion Hybrid. Juntos, produzem 193 cv que são enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT.
Segundo a Ford, a picape pode fazer até 17,9 km/l na cidade (e 14 km/l na estrada), além de poder rodar mais de 800 quilômetros com um tanque de combustível. Já a bateria tem 1,1 kWh. Capacidade de carga (680 kg) não muda. Já o peso fica em 1.666 kg – quase 30 kg a mais que a Lariat FX4 somente a gasolina.
Ford Maverick híbrida
Raphael Panaro/Autoesporte
Ainda é cedo para falar de preço, mas nos Estados Unidos a Maverick híbrida é pouco mais de US$ 2 mil mais barata que a versão somente a combustão – e por aqui carros híbridos pagam menos imposto dependendo do peso e eficiência energética. Ou seja, pode ser mais em conta que a picape atualmente vendida apenas na configuração turbo a gasolina e custa R$ 240.490. O objetivo será (novamente) tentar incomodar o reino da Fiat Toro.
A Maverick híbrida faz parte de um pacotão de novidades que a Ford vai trazer ao Brasil em 2023. Ao todo, serão dez veículos – entre eles as picapes F-150 e a nova Ranger e os elétricos Mach-E e Transit.
Honda Civic
O icônico sedã médio vai retornar ao Brasil em sua melhor forma. A 11ª geração do Civic foi lançada para comemorar os 50 anos do modelo, mas chegará ao Brasil mais perto de completar 51 anos. Autoesporte, inclusive, já testou o novo veículo. A estreia estava marcada para este mês de dezembro, mas Autoesporte também antecipou que haveria um adiamento e o lançamento só aconteceria em meados de janeiro de 2023.
A versão escolhida para o Brasil é a híbrida, que promete ser referência em consumo de combustível e, claro, para encarar o eterno rival Toyota Corolla Hybrid. Segundo a Honda , o Civic equipado com o sistema e:HEV faz uma média de 20 km/l quando abastecido com gasolina.
Honda Civic híbrido
Divulgação
Para isso, utiliza um sistema híbrido pouco convencional e muito eficiente. São três motores. Um deles é o 2.0 de quatro cilindros a gasolina, que gera 140 cv e 18,9 kgfm e traciona as rodas dianteiras. Já os outros dois são elétricos e resultam em 184 cv e 32,1 kgfm.
Em 2023 a Honda também vai trazer pela primeira vez a variante mais apimentada do Civic, a Type R. Porém, na carroceria hatch com motor 2.0 turbo de mais de 320 cv de potência.
Great Wall Motors Haval 6
Autoesporte já teve o primeiro contato com o inédito SUV híbrido plug-in chinês, mas o lançamento oficial do Haval H6 só acontece no ano que vem. O modelo chegará para concorrer com nomes como Jeep Compass 4xe, Caoa Chery Tiggo 8 Pro e o recém-lançado BYD Song Plus. Inicialmente, o modelo será importado da China, mas há planos de produzi-lo na fábrica de Iracemápolis (SP) no futuro.
O Great Wall Haval H6 tem 4,65 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,74 m de entre-eixos – dimensões mais avantajadas que as do Jeep Compass, por exemplo. O porta-malas tem 560 litros de capacidade.
GWM Haval H6 já foi até mostrado no Brasil, mas vendas só começam em 2023
Divulgação
O Haval H6 tem motor 1.5 turbo a gasolina que funciona em conjunto com dois motores elétricos, abastecidos por uma bateria de 34 kWh. A marca diz que o SUV desenvolve 393 cv de potência. O torque e os números de desempenho também não foram revelados. O Haval H6 poderá ter motor híbrido flex quando for produzido em Iracemápolis.
Apenas no modo elétrico, o Haval H6 pode rodar 170 km sem recarregar. A autonomia completa, combinando todos os motores, é de 1.000 km. Assim como o Tiggo 8, o SUV da Great Wall tem transmissão do tipo DHT, com duas marchas. A tração é integral sob demanda.
Range Rover
A nova geração do carro mais caro da Land Rover no Brasil já está por aqui – mas somente em versões gasolina e diesel. Em 2023, por sua vez, uma motorização será adicionada: plug-in híbrida. O Range Rover PHEV chegará ano que vem. Resta saber se será a versão P440e ou P510e – com 440 cv ou 510 cv, respectivamente. Somados, geram 500 cv e permitem autonomia no modo elétrico superior a 100 km.
Range Rover P510e
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Ambos trazem o motor seis cilindros em linha 3.0 turbo a gasolina que trabalha em conjunto com um elétrico de 140 cv. A bateria de 38,2 kWh leva menos de uma hora para recarregar em carregadores rápidos de 50 kWh. Em WallBox (7 kWh), o tempo sobe para quase cinco horas.
Honda CR-V
Além do Civic, a Honda terá outro híbrido no Brasil em 2023. A 6ª e nova geração do CR-V, apresentada em julho no exterior, chega ao país ano que vem com um 2.0 de quatro cilindros que trabalha em conjunto com dois motores elétricos. O resultado combinado é 204 cv e 34,2 kgfm de torque. A tração é integral. Lá fora, o CR-V tem também variantes a combustão, com o 1.5 turbo.
Honda CR-V 2023 chega ao Brasil em nova geração e com visual mais sofisticado e despojado
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Apesar de ser uma nova geração, o novo CR-V ainda lembra muito o antecessor visualmente falando. O SUV só está um pouco mais despojado e esportivo com a nova linguagem estética dos recentes produtos da Honda.
Na dianteira há agora uma enorme grade vertical ladeada pelos faróis mais finos e com luzes diurnas de LED na parte superior, além do para-choque totalmente novo. Atrás, os faróis continuam a invadir a tampa do porta-malas e subir pelas laterais do vidro.
Jeep Grand Cherokee 4xe
Nos primeiros meses de 2023 a linha de SUVs híbridos da Jeep vai aumentar. Depois do Compass 4xe, será a vez do Grand Cherokee 4xe.
A primeira é o conjunto mecânico. O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos. Assim, entrega 375 cv e 65 kgfm – números condizentes com os de um SUV de 4,95 m de comprimento e quase três metros de entre-eixos. A tração, obviamente, é integral.
Jeep Grand Cherokee 4xe
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Da mesma forma que o Compass 4xe, o Grand Cherokee híbrido consegue percorrer uma distância utilizando apenas os motores elétricos – 40 km, no caso. Isso é possível graças às baterias de 17 kWh. No padrão americano, o consumo médio do SUV é de 23,8 km/l.
O Grand Cherokee 4xe será – com sobras – o Jeep mais caro e sofisticado do país. Se o Compass 4xe, também importado (da Itália) e híbrido, custa R$ 350 mil, a tabela do SUV maior pode ficar perto dos R$ 500 mil sem muito esforço.
Mercedes-AMG C63 S E Performance
Se a maioria dos híbridos citados acima têm em comum o objetivo de reduzir o consumo de combustível, a versão mais esportiva do novo Mercedes-Benz Classe C – agora chamada de C63 S E Performance – passa longe disso. É verdade que a tradicional C 63 AMG não traz mais o V8 de antes, porém o 2.0 turbinado de 476 cv e 55,5 kgfm (no eixo dianteiro) agora trabalha em conjunto com um motor elétrico de 204 cv e 32,6 kgfm instalado no eixo traseiro. Juntos, produzem nada menos que 680 cv e 104 kgfm de torque(!).
Mercedes-AMG C 63 S E Performance não traz mais o V8, mas 2.0 híbrido gera nada menos que 680 cv de potência
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O sedã esportivo pode funcionar em modo totalmente elétrico, porém somente em velocidades de até 125 km/h (sem abusar do acelerador para o motor a combustão não entrar) e com uma autonomia bem limitada de 13 km. Números mais superlativos (além de potência e torque) são os desempenho: 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos – 0,6 segundo mais rápido do que a geração anterior – e velocidade máxima controlada eletronicamente em 250 km/h.
O Classe C mais nervoso de todos os tempos deve aparecer em algum momento de 2023 com preço bem perto da casa do milhão. Atualmente, a nova geração é vendida nas versões C200 e C300 e custam na casa de R$ 400 mil.
Great Wall Poer
A Ford Maverick Hybrid não será a primeira e única picape híbrida no Brasil. A Great Wall, que prepara o lançamento do SUV H6, também tem nos planos lançar a marca Poer, de caminhonetes – inclusive com produção nacional em Iracemápolis (SP).
A picape terá porte médio para rivalizar com Chevrolet S10, Ford Ranger, VW Amarok, Nissan Frontier e, claro, ao futuro modelo da Fiat. A Poer, segundo reportagem do site Mobiauto, apostará numa motorização inédita, híbrida flex, com mais de 300 cv e 65 kgfm de torque.
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