Chegamos ao final do ano e é hora de planejar o próximo. E o que não pode faltar nesse orçamento é o IPVA e Licenciamento. Eles são despesas obrigatórias para quem tem veículo com menos de 15 anos de fabricação.
Confira como será o calendário, desconto e outras informações já fornecidas pelo Detran-ES.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo (Sefaz), a previsão é de que a cota única, e a primeira parcela, tenham o seu para quem preferir pagar aos poucos, tem vencimento entre os dias 7 e 11 de abril, a depender do final da placa do veículo.
O valor do tributo é calculado multiplicando-se o valor venal, ou seja, o valor de venda de mercado para o veículo, contando o modelo e o ano de fabricação, pela alíquota do imposto, que no Espírito Santo é de 1% para as motos, ônibus e caminhões e de 2% para carros de passeio e utilitários.
Este valor pode ter um bom desconto de 15% sobre o total, caso o contribuinte opte pela cota única. O valor pode ser parcelado em até seis vezes. Neste caso o contribuinte não contará com o desconto. O pagamento poderá ser feito a partir de janeiro.
Os veículos fabricados até 2009 ou em anos anteriores, estarão isentos do pagamento do tributo, conforme legislação vigente.
Vale relembrar que há algumas regras para a isenção do IPVA, como a liberação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou portadores de deficiência física, auditiva, visual, mental severa ou profunda.
Se esse é o seu caso, converse com um despachante especializado e avaliar o processo para essa isenção. (inserir link do contato da Kátia).
Outro ponto de atenção se refere as guias do Documentos Únicos de Arrecadação (DUA), para o pagamento do IPVA, que devem ser baixadas diretamente do site do Detran ou da Sefaz. Mas caso tenha dificuldade nessa consulta, estamos aqui para ajudar.
E você sabia que o Grupo Sentinela pode fazer o parcelamento do IPVA e Licenciamento no cartão de crédito?
Outra forma é com o Detran-ES, por meio do parcelamento dos débitos referentes aos veículos com uso de cartões de débito ou crédito, em até seis parcelas.
O pagamento é feito por meio de correspondente bancário credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e homologado pelo Detran-ES.
Já recebemos diversos clientes que só descobriram que estavam devedores quando foram parados em uma blitz ou no momento de revender o veículo.
Quando isso ocorre, veja as consequências:
– Não terá o licenciamento 2025;
– Em caso de blitz, poderá ser apreendido e uma multa será cobrada (R$ 293,47) e terá acrescido 7 pontos na carteira de habilitação;
– Além disso, juros vão correr sobre o valor do IPVA não pago;
– Seu nome poderá ser incluído na dívida ativa do Estado.
Se você não quer se ocupar com isto, e prefere poupar o seu tempo, nós podemos auxiliá-lo naquilo que for necessário para resolver a questão e manter o seu veículo em dia com as obrigações tributárias. Fale com nossos especialistas e dirija tranquilo.