Chuva ácida, raios UV e UVA podem desgastar a pintura do veículo; saiba como mantê-la conservada gastando pouco Praia, sol, chuva e muito calor. A temperatura da estação mais quente do ano parece estar subindo aos poucos, mas desde já requer cuidados para o ser humano e também para o seu carro, pois a exposição excessiva ao sol e chuva pode levar à manchas na carroceria, queimar e até corroer a pintura.
Pensando nisso, Autoesporte separou algumas dicas para proteger a pintura do veículo durante essa época do ano.
É claro que deixar o carro “no tempo” causa danos a qualquer momento do ano e, com o passar dos anos, essa deterioração ocorre em qualquer estação. Porém, é com o sol a pino que as preocupações costumam a vir à tona.
Saiba Mais
A opção mais barata e de uso imediato para proteger o carro da exposição excessiva ao sol é o uso de capas impermeáveis.
É o que recomenda Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG. No entanto, esse equipamento requer alguns cuidados. “A limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro úmido pode causar manchas na superfície”, segundo o especialista.
Cobrir um carro sujo irá proteger do sol, mas provocará outros danos. As partículas da sujeira, junto com a capa, vão agir como abrasivos na pintura e isso vai arruinar o verniz. Logo, essa proteção é efetiva e barata, porém, vem com uma série de precauções.
E tome cuidado com o tipo de limpeza, pois se for feita com produtos errados também poderá estragar a pintura da carroceria. “Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes. O correto é usar sabão com um pH neutro para higienizar o veículo.” Algumas sujeiras são terríveis para a pintura, como fezes de aves. É importante lavar a área afetada o mais rápido possível e não deixar o cocô na superfície por muitos dias.
Capa automotiva pode ser boa solução, mas é preciso limpar o carro antes de cobri-lo
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Chuva ácida
A chuva ácida é aquela que contém, majoritariamente, gases poluentes, como os carbônicos e os nitrosos. Este tipo de precipitação é encontrado em áreas industriais e em grandes centros urbanos e apresenta um pH ácido, abaixo de 5.5, e infelizmente, não há como prevenir.
Vettorazzi afirma que o contato prolongado com a chuva ácida pode manchar a pintura do veículo. Dessa forma, a recomendação é lavar o carro com água e sabão neutro logo após a chuva para retirar o ácido da superfície. Em locais com áreas rurais, cidades pequenas ou com baixo nível de poluição, essa não é uma preocupação tão iminente.
No entanto, se você vive em grandes centros urbanos ou em locais poluídos, vale a pena providenciar uma ducha.
Após a chuva ácida, a recomendação é lavar o carro com água e sabão neutro
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A limpeza
Na hora de escolher um pano, fique com os de microfibra, que possuem pequenas fibras que evitam “arrastar” a sujeira pela superfície. Outros panos retém os resíduos na parte superficial, o que acaba arranhando a pintura ao repassar eles. Passe o pano na lataria, sempre em uma mesma direção, dobrando o pano a cada setor.
A meta aqui é não esfregar a sujeira que já foi transferida para o pano em outras partes pintadas do carro.
Já Carlos Francisco, analista técnico de treinamento do CESVI Brasil, aponta casos em que os agentes químicos podem até ultrapassar a camada da pintura e corroer o aço carbono. Em locais onde há gotejamento de água, como estacionamentos no subsolo, é necessário o dobro de atenção.
Raios UV e UVA
A incidência solar também danifica a pintura do carro e pode causar desgaste na pintura. Na foto, um ataque severo ao verniz, que descascou e expôs a tinta
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Mais degradante do que a própria chuva ácida, a incidência solar também danifica a pintura do carro. Isso porque a luz solar transmite os raios UVA, UVB e UV, que afetam os carros (principalmente os tingidos com pintura de monocamada) e podem deixar a coloração mais fosca ou manchada.
Porém existem as pinturas bicamadas e tricamadas, que possuem poliuretano na cobertura da resina (conhecida como verniz incolor) e são mais resistentes aos raios ultravioleta.
O que devo evitar?
A dica é lavar o carro sempre na sombra para evitar que surjam possíveis manchas resultantes da exposição ao sol.
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Neste caso, o gerente do CESVI alerta para evitar estacionar em locais onde o veículo ficará exposto a atlas temperaturas, pois o calor pode modificar a tonalidade da cor: “Mas isso só ocorre em temperaturas muito extremas e em longos períodos de exposição.
O especialista afirma ainda que a limpeza regular do local onde o veículo fica parado também é importante para prolongar a vida útil da pintura. Outra dica é lavar o carro sempre na sombra para evitar que surjam possíveis manchas resultantes da exposição ao sol.
Como ficam as borrachas e plásticos?
Não é só a pintura que sofre com a exposição prolongada ao ambiente. Plásticos e borrachas também sofrem. Existem produtos específicos que proporcionam proteção para ambos. Os plásticos dos para-choques, batentes e acabamentos tendem a ressecar, ficando com aspecto esbranquiçado. No pior caso, chegam a trincar.
As borrachas também ressecam, perdendo a elasticidade necessária para sua função. Por exemplo, em guarnições de janelas. A recomendação é comprar silicones e líquidos com proteção específica para plásticos e borrachas em centros automotivas ou lojas especializadas em detailing.
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