Apesar de usarem a mesma plataforma, modelos possuem diferenças em itens de segurança Na última semana, o Latin NCAP, entidade independente que realiza testes de colisão nos veículos vendidos no continente, divulgou uma nova rodada de testes. O que mais chamou atenção do público foi a diferença de notas entre os Volkswagen Polo e Virtus. Ao contrário do Nivus, testado em setembro, o hatch brasileiro tirou três estrelas, enquanto o sedã, feito na Índia, alcançou a nota máxima.
Era de se esperar resultados similares, já que os três modelos usam a mesma plataforma. As notas no teste de colisão foram até similares. A vantagem foi do Nivus com 36,99 pontos e 92% do total, loco em seguida está o Virtus com 36,94 e os mesmos 92%.
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O Polo, se somarmos exclusivamente as notas do teste de colisão, ficaria com 35,31, muito mais próximo do que os 29,28 divulgados pela entidade. No entanto, o hatch foi punido em seis pontos por uma avaliação chamada HPD.
Esse teste avalia a cobertura dos airbags laterais nas duas fileiras de assentos. Com isso, pela regra criado no Euro NCAP, os carros são quase forçados a terem airbags de cortina para tirarem boas notas
Como o Polo não possui o dispositivo, perde pontos tanto na proteção para adultos como no teste de proteção para crianças, onde cinco cadeirinhas não foram aprovadas no banco do passageiro.
O segundo item ausente no Polo e presente tanto no Nivus nacional como o Virtus indiano é a frenagem autônoma de emergência, conhecido como AEB (Autonomous Emergency Brake).
O efeito é nítido, enquanto os dois com nota máxima tiraram 36 pontos, o que representa 85% do máximo nos sistemas de assistência a segurança, o Polo tirou apenas 25 pontos, o que representa apenas 58%.
Vale ressaltar que após as últimas mudanças no protocolo do Latin NCAP, itens como limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência se tornaram obrigatórios para alcançar a nota máxima.
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