Após as recentes inundações e enxurradas que aconteceram em diversas regiões do Brasil, uma das dúvidas que mais tem surgido junto aos clientes de seguradoras é: O meu carro está coberto nessas situações? E a resposta é que ele pode estar coberto ou não. Vai depender de cada situação.
Antes de mais nada é importante saber que, em regra geral, os seguros cobrem os veículos que estiverem dentro de garagens e também na rua.
Contudo existem três casos em que, mesmo tendo uma apólice que cubra esse tipo de sinistro, as seguradoras podem não arcar com os prejuízos ao seu veículo.
Se ao ter a sua garagem ou rua inundada pela chuva, o segurado tentar ligar o veículo antes da água baixar. Sim, nesse caso qualquer prejuízo ao motor alegado pelo cliente não será coberto.
Ou seja, a seguradora considera que o cliente assumiu o risco ao fazer a tentativa de ainda com água acima dos níveis de segurança, acionar a partida do motor.
Ao se deparar com uma área alagada ou inundada, o motorista tenta atravessá-la de qualquer modo. Essa atitude também pode anular o pagamento dos prejuízos causados pela chuva ao motor do carro.
Isso porque a seguradora fará a mesma consideração do item anterior, deduzindo que o cliente assumiu o risco de danos ao veículo ao agir de forma imprudente.
Nos casos de inundação ou enchente com água salgada, as seguradoras também não se responsabilizam pelos danos que possam ser causados ao veículo. Assim, os danos só são cobertos se causados pela água doce.
Segundo os institutos de meteorologia a previsão é de chuvas acima da média durante todo o primeiro semestre de 2022. Portanto é preciso ficar atento as notícias sobre a previsão do tempo.
Nesse sentido, quando há possibilidade de grande volume de chuva e enchentes, a melhor solução é ficar atento ao local em que se guarda ou estaciona o veículo.
Pensando nisso, reunimos aqui também 5 orientações preventivas. Confira:
1 – Procure estacionar o veículo em locais mais altos ou em estacionamentos fechados;
2 – Evite estacionar em subidas, descidas ou em ruas que ficam em regiões baixas, próximos a ladeiras;
3 – Quando estiver chovendo evite regiões onde os alagamentos acontecem com maior frequência. Mude seu trajeto para não passar por elas;
4 – Se for apanhado por uma enchente, saia do carro se a água chegar à metade do seu pneu. O carro pode começar a boiar, colocando a sua vida em risco;
5 – Não enfrente a enchente. Espere a água baixar e se precisar peça socorro.
Se houver dúvidas quanto à cobertura de sua apólice, ligue para a sua corretora de seguros e esclareça. Não seja pego de surpresa!
Em suma, esteja atento ao seu seguro e não se exponha ao risco de forma desnecessária. Se o veículo já está segurado, não é necessário se arriscar por ele, não é mesmo?
E falando em seguros, saiba mais como contratar em caso de Pessoas com Deficiência (PCD) https://www.gruposentinela.com.br/como-contratar-seguros-para-pcd/.
Por fim, aproveite para conhecer a novidade do Grupo Sentinela. A partir de fevereiro, começaremos a atuar com a corretagem de seguros de automóvel, proporcionando aos nossos clientes ainda mais soluções e tranquilidade em relação ao seu veículo.
Saiba mais, conversando com nossa equipe: https://api.whatsapp.com/send?phone=5527999818696