Cobrança sem cancela entrou em vigor no início de fevereiro na BR-101, a Rio-Santos As praças de pedágio Free Flow, onde não há cancela e a cobrança da tarifa é automática, já estão em operação no Brasil na BR-101, a Rio-Santos.
O serviço opera nas praças de Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538). A fase de testes ocorre durante todo o mês de fevereiro. Portanto, até o fim do mês, não haverá cobrança alguma. O pagamento começa a ser cobrado de março em diante.
E, como qualquer novidade, muitas dúvidas surgem, por isso a Autoesporte vai explicar como é o pedágio Free Flow para você não passar sufoco na hora de atravessar a praça e realizar o pagamento.
Como funciona o pedágio Free Flow?
A concessionária CCR RioSP é a responsável pelo trecho. O sistema de cobrança automático da tarifa de pedágio é similar com o que já existe atualmente, como Sem Parar e Veloe, por exemplo. A grande diferença, explica a CCR, é que não haverá cancela e nem limite mínimo de velocidade, como nos serviços concorrentes.
No Free Flow, o motorista poderá manter a velocidade máxima permitida na via.
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Serão duas opções para fazer essa identificação do carro. A primeira é com uma tag de radiofrequência instalada no para-brisa, como acontece nos demais serviços do tipo. Neste caso, o cliente recebe mensalmente uma fatura com a quantidade de pedágios que passou e seus respectivos valores.
A CCR afirma que quem instalar a tag terá desconto de até 5% no valor da tarifa. Porém, ainda não revelou o preço para a instalação do aparelho.
Na segunda opção de pagamento, o motorista apenas passa pela praça e o sistema faz a leitura da placa e inclui no sistema da CCR. O usuário pode acessar as cobranças pelo site ou pelo aplicativo da concessionária. O pagamento é feito diretamente nas plataformas e o motorista pode optar por cartão de crédito, PIX ou carteira digital.
Equipamento de cobrança automática de pedágio pode ler a TAG ou a placa do veículo
CCR RioSP/Divulgação
Aqueles que passarem pelo pedágio e não pagarem o valor após 15 dias corridos, cometerão uma infração grave de trânsito, que resulta em cinco pontos na CNH do motorista e multa no valor de R$ 195,23.
A vantagem deste tipo de cobrança é que o sistema traz maior fluidez do trânsito, já que não precisa parar o carro e fazer fila para pagar a taxa.
A cobrança automática é o primeiro passo para conseguir implementar o pedágio proporcional pelo quilômetro rodado
CCR RioSP/Divulgação
Outro projeto que deve ser testado em breve é a cobrança por quilômetro rodado. Se o trecho tiver um total de 100 km, por exemplo, e o motorista percorrer apenas 10 km, ele vai pagar proporcionalmente pelos 10 km.
O então presidente Jair Bolsonaro aprovou a lei que implementa o sistema eletrônico com pedágio cobrado por quilômetro rodado no dia 2 de junho de 2021. A Lei nº 14.157 foi publicada pelo Diário Oficial da União. Autoesporte explica como este sistema funciona, basta clicar aqui.
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