Aproximadamente 7% da população brasileira apresenta algum grau de deficiência, segundo o último levantamento do IBGE. Muitas delas continuam ativas e dirigem seu próprio automóvel. Somente em 2019, foram emplacados 246 mil veículos para esse público, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef).
E quem compra um carro novo, precisa fazer um seguro. Só que no caso das pessoas com deficiência, existem alguns detalhes que geram certa confusão na hora de fechar o negócio.
Essas podem ser relativas aos valores segurados ou sobre as cláusulas e coberturas oferecidas. Preparamos este conteúdo para que você saiba mais sobre esse assunto. Confira!
O que é um seguro auto?
Quando uma pessoa adquire um carro é recomendável que faça o seguro desse veículo. Isso quer dizer que vai firmar um contrato entre ela e uma seguradora.
Esse contrato determina que o segurado fica obrigado ao pagamento do seguro e a seguradora responsável por arcar com quaisquer danos ao automóvel em caso de acidentes e roubos ou danos pessoais ao proprietário ou a terceiros. Desde que essas coberturas tenham sido devidamente contratadas.
Por que contratar um seguro auto?
O seguro é um instrumento de proteção do seu patrimônio. E a seguradora tem por obrigação contratual, indicar oficinas para reparo do seu veículo ou ressarcir os prejuízos decorrentes de um acidente. No caso de roubo ou furto do seu veículo, o contratante será indenizado seguindo os trâmites da seguradora.
Um bom seguro não protege apenas o condutor do veículo, como também terceiros que por acaso venham a se envolver em acidentes, desde que tenha sido feita a contratação da cobertura de RCF — Responsabilidade Civil Facultativa.
Algo importante a se salientar sobre o seguro de automóvel para PCD é que, se o veículo tiver alguma adaptação para a deficiência do condutor poderá ser feita uma contratação de cobertura específica para essas adaptações.
Qual é o conceito de pessoa com deficiência?
Uma pessoa com deficiência integra um público mais abrangente do que simplesmente os que nascem ou venham a ter deficiências visuais, auditivas e motoras. Existe uma lista de condições de saúde que podem caracterizá-la, que constam da Lei Federal 14.183/21.
O condutor precisa ser PCD?
Não necessariamente. Mas o veículo sai em nome do beneficiário, que precisa ser PCD.
Isso porque o representante legal do indivíduo portador de alguma deficiência, como algum familiar, por exemplo, pode ser indicado pelo titular do veículo para guiá-lo. Essa indicação pode ser feita para até três condutores legais.
Um detalhe importante a se ressaltar: a contratação do seguro é permitida somente para maiores de 18 anos, se o beneficiário for menor, o seguro deverá ser contratado em nome de um dos responsáveis e condutor do carro.
Como contratar seguro auto com isenção?
A contratação de um seguro para pessoas portadoras de deficiência, com isenção de impostos, funciona, basicamente, como os demais.
Depois que o veículo é adquirido, o proprietário vai escolher uma seguradora de sua confiança e, no momento de solicitar o seguro é preciso informar que o carro foi comprado com desconto de impostos. Isso porque, esse é um critério da seguradora para determinar o preço do seguro e o limite de contratação FIPE para o veículo.
Alguns veículos, dependendo da deficiência do motorista, acabam precisando de adaptação personalizada. Para isso, as especificações referentes ao tipo de adaptação e o valor gasto para realizá-la devem ser informados como contratação de cobertura adicional.
Documentos para fazer seguro auto PCD
Ao negociar o seguro para carros com isenção, deixe claro que o veículo foi adquirido com descontos dos impostos, como IPI, ICMS e IPVA.
E para acelerar o processo é sempre bom ter em mãos os seguintes documentos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que é o documento do veículo e CPF.
Se for renovação de seguro, a última apólice também será necessária.
Sempre é bom lembrar que no caso do seu carro ter algum equipamento especial, deve ser incluído para que possa ser indenizado em caso de sinistro.
Quando o seguro auto PCD passa a valer?
A validade do seguro auto PCD começa e termina às 00h das datas que estão indicadas na apólice, assim como todos os seguros para carro.
Vistoria prévia
A vistoria prévia para o seguro é um procedimento adotado pelas seguradoras, em todas as contratações, sejam elas PCD ou não. O objetivo é verificar a existência do automóvel e, obviamente, a situação que o veículo se encontra, precavendo-se de fraudes.
Coberturas do seguro auto PCD e assistências
Como o produto é diferenciado e específico para o público PCD, o pacote de coberturas é definido no momento da contratação do seguro. Algumas opções como carro reserva, suporte contra danos a vidros, lanternas e faróis, assistência 24h com guincho para situações como pneu furado e panes tranquilizam um público que precisa ter o melhor produto para facilitar a vida!
Vale lembrar que qualquer cobertura ou assistências pode ser alterada durante a vigência da apólice. Isso só é proibido quando houver um sinistro aberto.
Agora que você está um pouco mais informado sobre o seguro de veículos para pessoas com deficiência, se ainda ficou alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre seguro converse com a equipe da Sentinela Despachantes e também para diversos outros serviços. Confira aqui: https://www.sentineladespachantes.com.br/nossos-servicos/