Como sempre acontece, vira o ano e o leão do governo começa a morder o seu bolso. E este ano não é diferente. Você já está preparado para o pagamento do IPVA de 2023? Se não, ainda dá tempo!
A exemplo do que aconteceu no ano passado, o pagamento da alíquota única dará um desconto de 15% para o contribuinte. Entretanto, para aqueles que não têm como arcar com esta despesa toda de uma única vez, a novidade é que, no ano que vem, o valor do imposto poderá ser pago em até seis parcelas.
O Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor, ou com é mais conhecido o IPVA, é cobrado pelo Governo de todos que têm um veículo em seu nome. O imposto foi criado com a finalidade de financiar a manutenção da malha viária do país.
Seu valor é calculado com base no valor de mercado do seu veículo. Multiplicado pelo valor da alíquota do imposto, que no Espírito Santo é de 2% para veículos de passeio e utilitários e de 1% para veículos pesados, micro-ônibus e motos.
As datas para o pagamento, em 2023, já foram divulgadas pela Sefaz.
A cota única e a primeira parcela vencem em abril. Isso vale para os veículos leves (carros e motocicletas) e para veículos pesados (caminhões, ônibus e micro-ônibus).
Os veículos com quinze anos ou mais de fabricação, ou seja, foram montados até 2007, não entram no cálculo do IPVA. Eles são isentos de acordo com a legislação vigente.
O Governo do Espírito Santo também conta com algumas regras para a isenção do IPVA, como a liberação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou portadores de deficiência física, auditiva, visual, mental severa ou profunda.
Portanto, se o proprietário ou condutor do veículo se adequar as normas, vale procurar o despachante que ajudará no processo de isenção. Esse é um dos serviços realizados pela Sentinela Despachantes. Para saber mais sobre isenções para PCD, leia esse artigo.
O pagamento do imposto poderá ser feito a partir de janeiro.
Relembrando que as guias do Documentos Únicos de Arrecadação (DUA), para o pagamento do IPVA, não serão mais encaminhadas para a casa do dono do veículo. Eles poderão ser baixados diretamente do site do Detran ou da Sefaz.
Os clientes do Banestes terão a possibilidade de fazer consultas e o pagamento através do aplicativo, no celular, ou do Internet Banking. Outros usuários do Internet Banking poderão fazer o pagamento através da leitura do código de barras do documento.
Esse mesmo código pode ser digitado em um caixa eletrônico do banco onde você tem conta.
Se isso acontecer, o seu veículo:
– Não terá o licenciamento 2023;
– Em caso de blitz, poderá ser apreendido e uma multa será cobrada (R$ 293,47) e terá acrescido 7 pontos na carteira de habilitação;
– Além disso, juros vão correr sobre o valor do IPVA não pago;
– Seu nome poderá ser incluído na dívida ativa do Estado.
Por fim, não dê sopa para o azar. A equipe do Grupo Sentinela pode checar toda a sua documentação e a do seu carro. Basta entrar em contato.