Versão vendida entre 2013 e 2020 teve diversas opções de motores e um refinamento que o atual não tem Quando o Citroën C3 foi lançado no Brasil, a ideia era diferente do C3 atual, um popular entre os carros mais baratos do Brasil. O hatch era mais sofisticado, com bom acabamento, motores mais potentes e equipamentos dignos dos médios da época. E a segunda geração lançada em 2012 como linha 2013 se manteve nessa pegada.
Trazia itens como GPS integrado, ar-condicionado digital e para-brisa que se estendia até um bom pedaço do teto, criando uma impressão de teto solar. As versões mais baratas traziam menos equipamentos, mas o C3 de segunda geração nunca chegou a ter uma opção realmente popular.
Citroën C3 1.2 PureTech Tendance tem design mais arredondado
Auto Esporte
O hatch tem 3,94 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,52 m de altura e entre-eixos de 2,46 m. O porta-malas tem capacidade para 300 litros. O visual era mais conservador do que o da primeira geração, mas trazia ainda elementos clássicos da marca, como as colunas arredondadas e o interior com elementos redondos.
Motorização do Citroën C3
A segunda geração do C3 chegou com motor 1.5 8V aspirado flex com 93 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. O câmbio era sempre manual de cinco marchas. As opções mais caras usam o 1.6 16V aspirado flex com 122 cv de potência e 16,4 kgfm com transmissão manual de cinco velocidades ou automático de quatro.
Na linha 2016 o modelo chegou ao seu menor motor, o 1.2 de três cilindros aspirado flex com 90 cv e 13 kgfm e transmissão manual de cinco marchas. Este propulsor durou até a linha 2021.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Citroën C3 Urban Trail foi a versão aventureira que durou dois anos
Divulgação
Preços e versões do Citroën C3 de segunda geração na tabela FIPE
Linha 2013
Origine 1.5: R$ 30.723
Tendance 1.5: R$ 34.089
Exclusive 1.6: R$ 35.366
Exclusive 1.6 AT: R$ 38.129
Citroën C3 Exclusive trazia ar-condicionado digital e central multimídia
Divulgação
Linha 2014
Origine 1.5: R$ 33.623
Tendance 1.5: R$ 37.281
Exclusive 1.6: R$ 38.770
Exclusive 1.6 AT: R$ 40.806
Linha 2015
Origine 1.5: R$ 36.308
Origine Pack 1.5: R$ 37.752
Exclusive 1.5: R$ 41.112
Exclusive 1.6: R$ 42.565
Exclusive 1.6 AT: R$ 43.512
Linha 2016
Origine 1.5: R$ 38.496
Origine Pack 1.5: R$ 40.575
Tendance 1.5: R$ 41.521
Tendance 1.2: R$ 42.022
Exclusive 1.5: R$ 42.675
Exclusive 1.6 AT: R$ 49.146
Linha 2017
Start 1.2: R$ 39.167
Origine 1.5: R$ 40.392
Origine 1.2: R$ 41.552
Origine Pach 1.5: R$ 42.066
Tendance 1.5: R$ 43.131
Tendance 1.2: R$ 43.245
Tendance 1.6 AT: R$ 50.364
Exclusive 1.6 AT: R$ 51.956
Linha 2018
Start 1.2: R$ 46.058
Origine 1.2: R$ 43.056
Tendance 1.2: R$ 46.135
Tendance 1.6 AT: R$ 53.792
Exclusive 1.6 AT: R$ 56.683
Linha 2019
Origine 1.2: R$ 47.082
Attraction 1.2: R$ 45.893
Attraction 1.6 AT: R$ 52.479
Tendance 1.2: R$ 47.909
Urban Trail 1.2: R$ 53.976
Urban Trail 1.6 AT: R$ 61.387
Exclusive 1.6 AT: R$ 58.101
Linha 2020
Origine 1.2: R$ 48.260
Tendance 1.2: R$ 49.107
Attraction 1.2: R$ 47.499
Attraction 1.6 AT: R$ 56.228
Urban Trail 1.6 AT: R$ 67.804
Exclusive 1.6 AT: R$ 61.772
Vale a pena investir em um Citroën C3 usado?
O C3 de segunda geração é um hatch confortável e com um nível de acabamento acima da média do segmento da época, mas é preciso ficar atento a alguns pontos, como preços de peças, problemas crônicos do motor 1.5 e do câmbio automático de quatro marchas que acompanhou o motor 1.6.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More