Novo SUV cupê chega ao Brasil muito em breve com motor turbo e aspirado O Citroën Basalt está muito próximo de ser lançado no Brasil, com previsão de chegar entre setembro e outubro. Poucas informações do SUV cupê foram divulgadas, mas Autoesporte obteve em primeira mão que o modelo fabricado em Porto Real (RJ) terá três versões, sendo uma delas com o motor 1.0 Firefly presente em vários carros da Stellantis, como nos Fiat Argo e Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208.
A informação sobre as configurações do Basalt são do perfil @placadoscarros.
Citroën Basalt é novo SUV cupê da marca francesa
Divulgação
A versão de entrada será a Live, justamente com o motor aspirado 1.0 flex de três cilindros com até 75 cv, 10,7 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. As outras, Feel e Shine, terão o conjunto T200, que é motor 1.0 turboflex de três cilindros que rende até 130 cv e 20,4 kgfm, acoplado a um câmbio do CVT que simula sete marchas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O 1.0 turboflex também é muito utilizado em diversos carros da Stellantis. Além do já citados C3 e 208, também está presente em Pulse, 2008, Strada, Fastback e C3 Aircros. A previsão é de que o Basalt custe menos do que um Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback. Enquanto estes chegam a passar de R$ 150 mil nas versões mais caras, o Citroën deve custar entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Como é o Citroën Basalt?
Citroën Basalt é um SUV cupê
Divulgação
No design, o Basalt recebe mudanças sutis em relação ao conceito. Um exemplo é o acabamento fosco, e não preto brilhante, no para-choques e no contorno das rodas de liga leve. Entretanto, no restante, permanece o mesmo formato da carroceria, com um caimento significativo no teto, o que afere a personalidade cupê.
Veja também:
Veja 30 SUVs novos que serão lançados ainda em 2024
Fiat Grande Panda se inspira no Citroën C3 para antecipar o novo Argo
Flagra: Citroën Basalt tenta corrigir falhas do interior de C3 e Aircross
Feito sobre a plataforma CMP, o Basalt terá lanternas com iluminação halógena, enquanto os faróis dianteiros – com assinatura em “X” – serão de LED com luzes diurnas. As imagens também confirmam que o SUV, pelo menos nas versões mais baratas, não terá teto solar. Item que pode se tornar opcional. Além disso, há um acabamento cromado na coluna C, que não se via no protótipo.
Citroën Basalt já foi flagrado em testes no Brasil totalmente camuflado
Reprodução/Instagram
No interior, o Basalt se assemelha com o Citroën C3 e Aircross, com quem compartilha peças. O painel quase não muda, mas o console está em uma posição mais alta, assim como a alavanca de câmbio. O freio de estacionamento permanece mecânico, mas o SUV terá uma central multimídia de 10,2 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, bem como um painel de instrumentos digital.
Initial plugin text
Como adiantado por Autoesporte, o Basalt também busca corrigir algumas falhas do interior do hatch e SUV. Com base em alguns flagras, o novo Citroën terá saídas de ar-condicionado para a segunda fileira em algumas configurações. Além disso, o acionamento dos vidros agora está presente nas portas.
O porta-malas será um dos destaques do novo Citroën Basalt, com 470 litros de capacidade. As dimensões devem ser intermediárias entre o C3 e o Aircross: cerca de 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,67 m de altura, porém com entre-eixos encurtado para aproximadamente 2,60 m.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More