Famosa por vender tratores e escavadeiras no Brasil, fabricante chinesa mira Volkswagen e JAC Motors A XCMG apresentou três caminhões elétricos durante a Fenatran 2024: E3-10T, de R$ 450 mil; E7-18T, de R$ 1,2 milhão; e E7-80T, de R$ 1,5 milhão. Segundo a empresa, os três modelos já estão disponíveis nos 45 pontos de vendas e assistência técnica da marca chinesa instalados no mercado nacional.
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Fundada em 1943, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004, sendo mais conhecida por fornecer tratores, empilhadeiras, escavadeiras e carregadeiras para setores como mineração e agronegócio.
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Por ora importados, os caminhões elétricos poderão eventualmente sair da fábrica da XCMG instalada em Pouso Alegre (MG), hoje dedicada a produtos da chamada linha amarela, como escavadeiras, compactadoras e guindastes.
VW Delivery e JAC na mira
Modelo de entrada da XCMG, o E3-10T tem PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas e carga útil de 6.480 kg. Seu motor produz 270 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo, enquanto a autonomia da bateria de 107 kWh pode chegar a 250 km. Estão na sua mira o VW Delivery e os modelos iEV1200T e E-JT9,5, ambos da conterrânea JAC Motors. A recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomadas de corrente alternada de 11 kW (AC) e contínua (DC).
XCMG E7-18T é o modelo intermediário da marca chinesa no Brasil
Rodrigo Mora/Autoesporte
Intermediário na linha XCMG, o E7-18T oferece 285 cv e 1.100 Nm de torque, enquanto a bateria de 279 kWh entrega teoricamente 270 km de autonomia. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo CCS2.
XCMG E7-80T é o caminhão de maior capacidade da marca chinesa no Brasil
Rodrigo Mora/Autoesporte
Já o caminhão-trator E7-80T chega a 747 cv, 2.800 Nm de torque e é equipado com bateria de 400 kWh. A autonomia é de 150 km.
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