SUV compacto vai estrear novos motores e terá visual mais próximo ao da Montana; saiba os detalhes A General Motors segue movendo suas peças no Brasil. Após a chegada recente dos novos Blazer EV e Equinox EV, ambos elétricos, o próximo SUV com bateria a estrear pela marca é também um de seus carros mais vendidos: o Chevrolet Tracker, com conjunto híbrido leve (MHEV).
E o que há por trás desta estreia? Qual será a mecânica utilizada? Existe uma data para a sua chegada às lojas? Autoesporte revela tudo o que já sabe sobre um dos lançamentos mais importantes no cronograma da GM. Confira:
Mudança de paradigmas
A Chevrolet tinha o plano ousado de pular etapas no processo de transição energética. Por vários anos, a marca declarou que o caminho para a descarbonização seria totalmente elétrico, sem passar por modelos híbridos de qualquer natureza. Assim, carros como Bolt e Bolt EUV se tornaram a antecipação de uma nova era para a fabricante.
Só que as vendas de carros elétricos começaram a demonstrar tendência de estabilização em todo o mundo, forçando diversas fabricantes a reverem os seus cronogramas. Até a Volvo, que chegou a marcar em seu calendário o fim da produção de veículos térmicos, voltou atrás e anunciou que vai produzir híbridos por mais tempo.
Initial plugin text
Para a GM, os carros híbridos também voltaram à pauta, como confirmou a CEO Mary Barra em conferência para analistas. Isso se refletiu no Brasil, onde o Tracker ganhará conjunto híbrido leve já em 2025.
Além disso, para viabilizar o desenvolvimento e a produção do novo Tracker em tão pouco tempo, a Chevrolet investiu R$ 300 milhões em sua fábrica de motores em Joinville (SC). O montante é uma fração dos R$ 7 bilhões anunciados para o Brasil até 2028. Nenhuma informação técnica vazou, mas há indícios do que a GM está preparando.
Qual será o motor do Chevrolet Tracker híbrido?
Projeção revela possível visual do Chevrolet Tracker 2026
Kléber Silva/KDesignAG
A aposta é que a Chevrolet utilizará a atual família de motores turbo como base para os seus primeiros híbridos nacionais. Estamos falando dos conhecidos 1.0 e 1.2 turbo flex da família CSS Prime, de três cilindros. Conforme apurado pelo site Autos Segredos, o conjunto deve vir equipado com um pequeno sistema de 48 Volts.
Enquanto o híbrido convencional (também chamado de híbrido pleno ou HEV) tem motores elétricos capazes de girar as rodas, o híbrido leve oferece apenas um pequeno gerador elétrico que também serve como alternador. Este componente é responsável por carregar uma bateria auxiliar, que pode ser de 12 volts ou 48 volts.
Este sistema proporciona ajuda momentânea, aumentando ligeiramente números de potência e torque em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas. Dessa forma, reduz o esforço da unidade a combustão, contribuindo positivamente para o consumo de combustível e as emissões.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Salvo raras exceções, não há tração em modo elétrico. Na GM, o primeiro carro com esse sistema é o Monza chinês, porém ligado a um motor 1.3 turbo a gasolina com injeção direta de 161 cv.
Atualmente, o motor 1.0 turbo desenvolve 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Já o 1.2 turbo entrega 133 cv e 21,4 kgfm. Eles equipam Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Pode ser que os números mudem com a adoção do “empurrãozinho elétrico” do sistema híbrido. O consumo e as emissões certamente serão melhores.
Você também pode esperar este mesmo sistema híbrido leve no SUV médio inédito da GM, que está em desenvolvimento e deve chegar às lojas em meados de 2028. Ele será produzido em São Caetano do Sul (SP).
O que muda?
Novo Chevrolet Tracker já roda camuflado pelas ruas brasileiras
Airton Lima
Agora que você sabe o que muda na parte mecânica, vamos às outras novidades do Tracker. Flagras recentes acusaram que o SUV compacto terá nova dianteira, marcada pela grade frontal protuberante, faróis mais estreitos e novos abrigos para a DLR. Espere um visual mais próximo ao da Montana.
A camuflagem pesada não permite enxergar detalhes da traseira, mas o Tracker aparenta trazer o mesmo arranjo de lanternas do modelo atual. Mudanças também podem aparecer na região inferior do para-choque traseiro.
Destaque do interior será o painel de instrumentos digital
Kléber Silva/KDesignAG
Por dentro, o painel de instrumentos passa a ser digital, interligado com a central multimídia. O ar-condicionado de duas zonas também pode aparecer em um novo pacote de equipamentos.
Quando o Chevrolet Tracker 2026 chega?
Chevrolet segue testando o Tracker antes de sua estreia em 2025
Airton Lima
A Chevrolet confirmou que seu primeiro carro híbrido flex nacional chegará às lojas em 2025 — já como linha 2026. Por se tratar de um projeto em etapa inicial de desenvolvimento, não é possível cravar o semestre de lançamento.
Vale lembrar que a Chevrolet gosta de apresentar novidades no Salão do Automóvel, que retornará a São Paulo entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro de 2025. Sua participação, porém, ainda não foi confirmada.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More