Baseado no elétrico chinês Baojun Yep Plus, já flagrado em testes no país, modelo vem com missão de tomar a liderança de mercado do BYD Dolphin Mini Lembra quando, em outubro de 2024, surgiu o flagra de um estranho jipinho com placa de testes da General Motors? Na época, indentificamos que se tratava do Baojun Yep Plus, um elétrico fruto de uma joint venture com as chinesas Saic e Wuling. Mas não sabíamos, ainda, se o modelo seria vendido no Brasil como um Chevrolet ou sob uma marca nova, como a Stellantis fará com a Leapmotor. Agora, já é possível cravar que, aqui, o SUV elétrico se chamará Chevrolet Spark EUV.
Isso porque outro flagra, publicado pelo site GM Authority, com base em imagens feitas em um porto na Coreia do Sul, desvela a última peça desse quebra-cabeças. A fotografia de traseira revela o nome do Chevrolet Spark EUV colado no canto inferior esquerdo da tampa do porta-malas. Do lado direito, a inscrição Activ sugere o mesmo nome de versão aventureira usado por outros carros da Chevrolet, como o Spin e, mais recentemente, o novo Equinox.
Chevrolet Spark EUV Activ flagra traseira
Reprodução/GM Authority
Assim, o Spark EUV usará a forma do nome da Chevrolet para promover uma batalha árdua pela liderança do mercado de carros elétricos no Brasil contra a BYD, que atualmente domina o segmento com a dupla Dolphin e Dolphin Mini. Autoesporte aposta que o lançamento ocorrerá ainda em 2025, ano de centenário da GM no Brasil, como um dos cinco novos produtos que a marca promete para o mercado brasileiro ao longo do ano.
Chevrolet Equinox 2025: preços, versões e equipamentos
Chevrolet Spin: os problemas e defeitos mais comuns da minivan
Como será e quanto vai custar o Chevrolet Spark EUV
Baojun Yep Plus, o modelo usado como base para criar o Chevrolet Spark EUV
Reprodução
O flagra do GM Authority indica que o plano da fabricante americana com o Chevrolet Spark EUV é abastecer outros mercados emergentes, além do Brasil, com um produto que preserva o nível de competitividade dos veículos desenvolvidos na China. Vale lembrar que o nome Spark já é usado em outros países de América Latina, Ásia e Oriente Médio, para batizar um subcompacto de baixo custo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A traseira original do Baojun Yep Plus, que aqui será vendido como Chevrolet Spark EUV
Reprodução
Versão de quatro portas do jipinho chinês Baojun Yep – daí o nome original, Yep Plus –, o SUV elétrico tem as seguintes dimensões: 4 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura. Fica, assim, no meio-termo entre Dolphin Mini e Dolphin. Podemos esperar por preços na faixa de R$ 150 mil, com foco em vendas para motoristas de aplicativo.
Flagra do Chevrolet Baojun Yep Plus no Brasil
Reprodução/@mentirasautomotivas
O conjunto mecânico do Chevrolet Spark EUV será formado por um motor elétrico traseiro de 102 cv de potência. A autonomia prometida é de 400 km no ciclo chinês (WLTC), a partir de baterias de íons de lítio com 41,9 kWh de capacidade. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Initial plugin text
Visualmente, o Spark EUV tem estilo “caixote”, que lembra a primeira geração do Tracker: linhas retas e capô horizontal. A frente traz faróis de LED embutidos em uma placa preta fazendo o papel da grade, enquanto as laterais remetem ao Land Rover Defender e a traseira acompanha o ar quadradinho e retrô, com lanternas também de LED.
Baojun Yep Plus
Reprodução
Já o painel do Chevrolet Spark EUV se notabiliza por duas telas digitais de 10,25 polegadas cada, sendo um para o painel de instrumentos e outro para a central multimídia. O SUV é vendido na China com um pacote de equipamentos bem completo, com sistema Adas de segurança ativa e câmeras que dão visão 360 graus.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More