Novo SUV compacto estreia ainda este ano e faz parte do pacotão de lançamentos que a Chevrolet prepara para o Brasil Patrocinadora do BBB, a Chevrolet aproveita o reality para mostrar alguns de seus veículos. Nesta sexta-feira (18), o escolhido para a Prova do Finalista é o próximo lançamento da marca: o SUV elétrico Spark EUV.
Se você ainda não ouviu falar nesse nome, trata-se de um SUV elétrico que chegará em breve para brigar de forma direta com o BYD Dolphin.
O novo Chevrolet Spark EUV foi apresentado no Brasil no início deste ano, durante a festa de comemoração de 100 anos da GM por aqui. Mesmo sem ter divulgado uma data exata de estreia, a fabricante já confirmou que o SUV compacto elétrico será o primeiro dos cinco lançamentos que a empresa fará no país ao longo de 2025 — que também inclui os novos Onix e Tracker.
Importante reforçar que o modelo em questão, que terá alcance global e já foi flagrado algumas vezes nas ruas brasileiras, é fruto de uma parceria firmada entre a General Motors e a chinesa SAIC, que já o comercializa no país asiático como Baojun Yep Plus. Por aqui, no entanto, o Spark EUV vai adotar o logotipo da Chevrolet. Ou seja, é mais um passo das grandes montadoras norte-americanas e europeias na estratégia de combater as marcas chinesas por meio de produtos chineses.
Chevrolet Spark EUV deve ser vendida no mercado brasileiro na versão Activ
Chevrolet/Divulgação
A joint venture formada por General Motors e SAIC nasceu há mais de 20 anos, em 2002, e se chama Wuling. Esta também tem no portfólio o SUV médio Starlight S, que tem variantes elétricas e híbridas. Assim como o “irmão menor”, o modelo já apareceu em testes por aqui e deve ser outra das apostas da Chevrolet para o mercado brasileiro no futuro.
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Como é o Chevrolet Spark EUV
Voltando ao Spark EUV, em termos de tamanho, o novo SUV compacto elétrico tem 4 metros cravados de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura. Ou seja, medidas quase que parecidas com as do Citroën C3 e que colocam o modelo da GM entre o Dolphin e outro BYD, o Dolphin Mini.
Afinal, enquanto o primeiro mede 4,29 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o Mini chega a 3,78 m e 2,50 m, respectivamente. O porta-malas do novo Chevrolet acomoda 385 litros e tem abertura lateral.
Autoesporte, aliás, já conheceu o Spark EUV de perto durante o último Salão de Guangzhou em 2024. Relembre:
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No visual, o SUV tem o estilo “caixote”, com linhas retas e capô bem horizontal. A frente traz faróis de LED embutidos em uma placa preta que faz um papel de grade, enquanto as laterais trazem detalhe na cor da carroceria na coluna “C” ao estilo Land Rover Defender. A traseira, por fim, tem lanternas verticais interligadas por uma placa na cor preta.
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Para o mercado brasileiro, a Chevrolet escolheu como única versão a Activ, que, em tese, teria apelo aventureiro.
O interior do Spark EUV segue um padrão bem conhecido de carros chineses: duas telas retangulares, que cumprem as funções de quadro de instrumentos e central multimídia. No caso do SUV da GM, elas têm 8,8 e 10,1 polegadas, respectivamente. O pacote de equipamentos traz ainda sistema de auxílios à condução e câmera com visão 360 graus. Já o acabamento é simples, e exibe plástico duro em praticamente todas as superfícies.
Interior do Chevrolet Spark EUV é composto por duas telas retangulares no painel e tem bastante plástico
Chevrolet/Divulgação
E o motor do SUV compacto elétrico?
O conjunto, até o momento, não foi confirmado, mas não deve mudar em relação ao irmão Yep Plus. Ou seja, o SUV deve ser vendido por aqui com um motor elétrico traseiro de 102 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. A autonomia é de 400 km no otimista ciclo chinês (WLTC), e é gerada pelas baterias de íons de lítio com 41,9 kWh. O modelo atinge velocidade máxima de 150 km/h.
Dito tudo disso, a expectativa é de que a Chevrolet posicione o Spark EUV exatamente entre os dois compactos da BYD. Ou seja, a etiqueta de preços certamente será superior aos R$ 120 mil cobrados pelo Dolphin Mini de cinco lugares, mas não deve alcançar os R$ 185 mil do Dolphin Plus. A faixa mais provável é a dos R$ 160 mil.
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