Novo SUV elétrico está prestes a desembarcar no Brasil e chama atenção pelo design cheio de referências do Tracker da primeira geração A Chevrolet já confirmou que lançará o Spark EUV no Brasil nos próximos meses e promete desde já entrar no segmento de veículos elétricos de entrada com bastante competitividade. O modelo chegará ao país importado da China, usando como base o projeto chinês Baojun Yep Plus, e concorrerá diretamente com a linha Dolphin da BYD.
O design será o principal chamariz e, nesse aspecto, o SUV elétrico se destaca pelas referências trazidas de outro modelo da marca: o Tracker de primeira geração. E não estamos falando apenas da coincidência de que o Tracker G1 também derivava de um projeto asiático, o Suzuki Vitara.
A dianteira do Chevrolet Spark EUV
Chevrolet/Divulgação
A inspiração fica clara em diversos elementos do desenho, começando pela dianteira. É o caso do formato retangular dos faróis e da disposição dos mesmos no conjunto, sempre com a tradicional gravada da marca ao centro. No primeiro Tracker, a referência é a mesma. Igual percepção vale para o formato geral da carroceria, de linhas quadradas com cantos arredondados, silhueta elevada, balanços curtos e pegada de jipe 4×4.
Chevrolet Tracker de primeira geração vendido no Brasil
Divulgação
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Nas laterais, o Spark EUV conta com proteções plásticas na base das portas, como no Tracker de primeira geração, e caixas de roda com leve saliência. As colunas são finas e contribuem para a ampla área envidraçada.
A traseira volta a remeter ao SUV dos anos 1990/2000, neste caso pelo formato retangular das lanternas e seu posicionamento nas extremidades da carroceira. A referência vale também para a tampa do porta-malas com abertura lateral.
Como é o Spark EUV
Carroceria com pintura bicolor é destaque da versão Activ do novo Spark EUV
Chevrolet/Divulgação
Em termos de porte, o Chevrolet Spark EUV terá 4 metros cravados de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura — medidas similares às de um Citroën C3. O porta-malas acomoda 385 litros e fica na média do segmento. No interior, destaque para o painel de instrumentos com telas de 8,8 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas.
Formato das lanternas e abertura lateral do porta-malas são elementos em comum com o Tracker
Chevrolet/Divulgação
O pacote de equipamentos ainda traz sistema de auxílios à condução e câmeras com visão 360 graus. A Chevrolet adianta que a versão vendida no Brasil será a mais completa e o logotipo “Activ” já adianta o nome da configuração. Preços ainda são desconhecidos, mas são estimados valores ao redor dos R$ 160 mil.
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Motor elétrico com mais de 100 cv
O conjunto mecânico não foi oficialmente confirmado, mas tudo indica que deve ser o mesmo do Boajun Yep Plus (modelo do grupo SAIC usado como base pela Chevrolet). Ou seja, motor elétrico traseiro de 102 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, com autonomia prometida de 400 km no ciclo chinês (CLTC), gerada pelas baterias de íons de lítio com 41,9 kWh. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Chevrolet Spark EUV – lateral
Chevrolet/Divulgação
Neste aspecto, aliás, não há qualquer similaridade com o velho Tracker, que tinha motor 2.0 aspirado a gasolina com 128 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas, com tração 4×4 acionada por alavanca.
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