Hatch da Chevrolet chegou com a difícil tarefa de substituir o Corsa. Porém, mostrou que missão dada é missão cumprida Há 12 anos a Chevrolet lançou no mercado brasileiro a sua mais nova aposta: o Onix. O hatch tinha a missão de substituir o extinto Corsa, bem como ser uma opção mais completa e atualizada em relação ao Celta. E essa foi a receita do sucesso: um hatch compacto, porém espaçoso para o segmento e completo para os padrões da época.
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Quando lançado, sua missão era oferecer um bom pacote de tecnologia, segurança e motor eficiente, contudo, por um preço competitivo. Tanto que o Onix estabeleceu alguns marcos no segmento, como o uso de um câmbio automático (de verdade) de seis marchas e o uso de uma central multimídia, algo até então impensável em um carro “popular”.
Onix é o hatch compacto da Chevrolet que não demorou muito para conquistar o primeiro lugar em vendas
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A primeira geração do Chevrolet Onix foi vendida no Brasil entre 2012 e 2019, e deixou um legado significativo no mercado automotivo brasileiro, combinando um bom equilíbrio de características que atendiam bem ao consumidor.
A lista de rivais do Chevrolet Onix de primeira geração no segmento de carros compactos incluía o Ford Ka, o Hyundai HB20, o Volkswagen Gol e, posteriormente, o Fiat Argo e o Volkswagen Polo. Esses modelos competiam diretamente com o hatch da GM em termos de preço, características, eficiência de combustível e opções de motorização.
A primeira geração do Onix do veículo foi apresentada em 2012, já com linha 2013, e ficou disponível no mercado braileiro até 2019. A partir de 2020, a Chevrolet lançou a segunda e atual geração do hatch. Entre esse período, no final de 2015, veio um facelift de meia vida.
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Desde seu lançamento, o veículo agradou justamente por conseguir cumprir aquilo que foi prometido. O sucesso foi tanto que, desde que foi lançado até o encerramento da antiga geração, o Onix se posicionou como o carro mais vendido do Brasil por cinco anos, entre 2015 e 19.
Mecânica confiável
Em relação ao conjunto mecânico, a Chevrolet lançou o Onix com duas opções veteranas, porém confiáveis. A primeira delas era o motor 1.0 L SPE/4 flex de quatro cilindros, com potência de até 80 cv e 9,8 kgfm de torque máximo. O câmbio era automático de cinco marchas entre as linhas 2013 e 15. Da 2016 em diante, passou a ter seis velocidades.
Aos que desejavam um pouco mais de força, a marca disponibiliza configurações com o motor 1.4 SPE/4 flex, também com quatro cilindros e oito válvulas, com potência de até 106 cv e torque máximo de 13,9 kgfm.
Chevrolet Onix saía na frente por entregar um bom conjunto mecânico
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Os motores atuavam em conjunto com a transmissão manual de 5 marchas. No entanto, já a partir da linha 2014 a montadora também passou a oferecer o Onix 1.4 com opção automática de seis marchas em suas versões topo de linha, LT e LTZ.
Em relação ao consumo, as versões dotadas do motor 1.0 faziam em média 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro. Já o motor 1.4 bebia um pouco mais, atingindo médias de 12,5 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, também com o combustível derivado do petróleo.
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Inicialmente, o hatch compacto foi apresentado em versões denominadas de LS, LT e LTZ, esta última sendo a topo de linha, com melhor acabamento e mais itens de série. Posteriormente, a marca promoveu uma reestilização do modelo e, em 2016, adicionou a versão Joy, nova configuração mais básica do veículo com visual antigo.
Ela tinha a intenção de ser o primeiro carro de muitos brasileiros, agregando todas as características já conhecidas do Onix, porém, com um pacote mais acessível.
Chevrolet Onix Joy tinha a proposta de ser o primeiro carro dos brasileiros por ter preço acessível
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No mesmo período, a montadora americana lançou a versão Activ, que tinha a missão de gerar um apelo aventureiro ao Onix, incluindo suspensão elevada e adereços visuais exclusivos da configuração.
Ainda nesse último caso, a versão competia mercado com o Hyundai HB20X, de mesma proposta, ou seja, um visual aventureiro em um hatch urbano. Porém, a marca também agregou na primeira geração do veículo algumas versões especiais, como é o caso da Black Edition e a Effect, de apelo esportivo.
O aventureiro Onix Activ
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Os 4 pilares da 1º geração do Chevrolet Onix
Desde seu lançamento até a sua renovação para segunda geração, o Onix sempre teve o sucesso baseado em quatro principais pilares. O primeiro deles é o já mencionado conjunto mecânico. Além dele, outro bom atributo do veículo era o desing, com um estilo “bolinha” que cativou o público.
Destaque também para o nível de tecnologia embarcada. Ele foi um dos primeiros de sua categoria a incorporar o sistema multimídia MyLink, com tela sensível ao toque e conectividade com smartphones da montadora.
Por fim, outro ponto que pesa positivamente para o carro é o nível de segurança, uma vez que ele recebeu melhorias ao longo dos anos, incluindo adição de airbags laterais.
Tecnologia e segurança também era um dos pilares do Chevrolet Onix
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Tabela Fipe de algumas versões
Linha 2013
LS 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 30.406
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 32.879
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 35.670
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 37.980
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 38.492
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 40.700
Linha 2014
LS 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 37.503
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 40.595
Lollapalooza 1.0 F.Power 5p Mec. – R$ 41.302
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 41.954
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 43.121
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 44.776
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 42.698
Linha 2015
LS 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 33.325
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 43.635
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 46.221
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 51.425
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 49.404
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 53.888
Seleção 1.0 8V Flex 5p Mec. – R$ 41.343
Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. – R$ 41.731
Linha 2016
LS 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 44.407
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 45.412
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 49.334
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 52.711
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 54.710
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 56.430
Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. – R$ 52.179
Linha 2017
LS 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 44.407
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 45.412
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 49.334
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 52.711
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 54.710
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 56.430
Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. – R$ 52.179
Activ 1.4 8V Flex 5p Mec. – R$ 51.342
Activ 1.4 8V Flex 5p Aut. – R$ 56.364
Linha 2018
Joy 1.0 8V Flex 5p Mec. – R$ 46.479
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 50.401
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 55.320
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 59.781
Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. – R$ 60.220
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 60.806
Advantage 1.4 8V Flex 5p Aut. – R$ 61.011
Activ 1.4 8V Flex 5p Mec. – R$ 61.671
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 63.165
Activ 1.4 8V Flex 5P Aut. – R$ 64.791
Linha 2019
Joy 1.0 8V Flex 5p Mec. – R$ 46.479
LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 50.401
LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 55.320
LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 59.781
Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. – R$ 60.220
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – R$ 60.806
Advantage 1.4 8V Flex 5p Aut. – R$ 61.011
Activ 1.4 8V Flex 5p Mec. – R$ 61.671
LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – R$ 63.165
Activ 1.4 8V Flex 5P Aut. – R$ 64.791
Versões especiais também marcaram essa geração do Chevrolet Onix
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O que o Onix de primeira geração tinha de bom e o que tinha de ruim
A primeira geração do hatch, assim como a atual, tem como fato positivo o preço competitivo, boa lista de equipamentos de série e baixo custo de manutenção. Os veteranos motores SPE/4, que pertenciam à lendária Família 1 (presente até hoje na minivan Spin), eram confiáveis e robustos
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Em contrapartida, muitos proprietários relatam que após um tempo de uso o carro pode começar a gerar ruídos internos, devido ao excesso de plástico usado no interior do modelo. A suspensão traseira dura e com curso limitado é outro ponto de reclamação constante.
AutoEsporte indica
Pensando nisso, ao decidir levar uma das versões para casa, Autoesporte recomenda justamente as configurações mais completas e com melhor acabamento interno, como é o caso das configurações LT e LTZ.
Além disso, caso você deseje mais conforto no dia a dia, opte pelas configurações automáticas disponíveis a partir da linha 2014. Como exemplo, o Onix LT automático de 2014, consegue entregar um bom pacote de equipamentos, conforto e condução eficiente gerada pelo motor 1.4.
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