Conheça as versões mais recomendadas e os pontos positivos e negativos do hatch compacto O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil durante seis anos, entre 2015 e 2020. A liderança foi perdida, mas o hatch continua sendo um dos modelos favoritos dos brasileiros – novo ou seminovo.
Desde o lançamento, o Onix se destacou pela grande oferta de versões e motorizações. A primeira geração, vendida até 2019, podia sair de fábrica com motor 1.0 ou 1.4 e câmbio manual de cinco ou seis marchas ou automático de seis.
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Autoesporte, em parceria com a Karvi, elaborou um guia de compra para o Chevrolet Onix. Abaixo, você pode conferir qual o melhor ano para buscar o hatch da Chevrolet, as versões mais recomendadas e os pontos positivos e negativos do modelo.
Quanto custa?
Com R$ 35 mil, pouco mais da metade do preço de um Fiat Mobi novo, é possível adquirir um Chevrolet Onix LT 2014 com motor 1.0 e alguns itens de conforto. Conforme os preços vão subindo, os exemplares disponíveis vão ficando mais novos, menos rodados e mais completos.
Até pela grande variedade de versões, o consumidor pode escolher entre modelos mais antigos e equipados ou veículos mais novos, porém básicos. Na faixa dos R$ 50 mil, por exemplo, há Onix Joy 2019 ou LTZ 2014 com motor 1.4.
Aumentando o orçamento para R$ 70 mil, o consumidor pode colocar na garagem a versão aventureira, Activ do modelo 2018 já equipada com câmbio automático.
Chevrolet Onix Activ tem visual aventureiro, câmbio automático e, claro, preço mais elevado
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Qual versão?
Nossa recomendação é pelo Onix LT 1.0 2018. Ela traz motor 1.0 de quatro cilindros de 80 cv e 9,8 kgfm de torque. Não é tão moderno quanto a unidade de três cilindros que equipa o Onix de segunda geração, mas ainda garante excelentes números de consumo (veja mais abaixo).
Chevrolet Onix 2018 traz central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Divulgação
Além disso, já traz equipamentos interessantes, como banco do motorista com ajuste de altura e central multimídia com conexões para Android Auto e Apple CarPlay. Exemplares produzidos a partir de 2018 receberam melhorias na estrutura após o hatch levar nota zero no teste de colisão do Latin NCap, reestilização visual e câmbio manual de seis marchas.
O Chevrolet Onix LT 2018 pode ser encontrado em anúncios na internet na faixa dos R$ 55 mil. Com sorte, há exemplares com menos de 60 mil km rodados.
Pontos positivos
O Onix é conhecido pelo bom consumo de combustível. Com etanol no tanque, o hatch é capaz de marcar 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l no ciclo rodoviário. Quando abastecido com gasolina, as marcas melhoram para 12,9 km/l e 15,3 km/l, respectivamente.
Um dos responsáveis pelo consumo comedido é o câmbio manual de seis marchas – raridade no segmento de entrada.
Manutenção descomplicada, ampla rede de concessionárias e grande aceitação no mercado de usados ainda fazem do Chevrolet uma excelente opção para quem pensa de forma mais racional.
Cabine do Onix LT tem visual agradável
Divulgação
Pontos negativos
Se você gosta de uma dirigibilidade mais apurada, o Onix pode decepcionar. A posição de dirigir elevada não agrada a todos – o mecanismo de ajuste de altura da direção também não proporciona regulagens tão precisas.
Chevrolet Onix de 2018 ainda traz motor 1.0 de quatro cilindros
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Como em quase todo carro com motor 1.0 aspirado, o desempenho deixa a desejar. O Onix leva longos 13,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. O porta-malas também é pequeno, acomodando apenas 280 litros.
Por fim, apesar de a Chevrolet ter melhorado a estrutura do Onix, o hatch traz apenas os equipamentos de segurança obrigatórios por lei, como airbags frontais e freios ABS. Bolsas adicionais e controles de tração e estabilidade só passaram a ser oferecidos na segunda geração, lançada em 2019.
Ficha técnica
Chevrolet Onix LT
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