Último carro popular da marca é econômico, confiável e tem preços abaixo de R$ 30 mil O Chevrolet Celta foi o último carro popular da marca americana no Brasil. Vendido por aqui entre 2000 e 2015, foi um grande sucesso, com cerca de 1,6 milhão de unidades emplacadas nesses 15 anos. Ainda assim, não teve um sucessor direto, já que o Onix, lançado em 2012 era mais caro e refinado.
E esse quadro também não deve mudar nos próximos anos, já que a Chevrolet disse que não há planos para um novo carro popular. Assim, a única opção para ter um modelo realmente acessível é buscando exemplares usados do Celta.
Autoesporte preparou um guia de compra da última versão do Celta, vendida de 2012 a 2015.
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Versões
A linha 2012 do Celta foi lançada ainda no início de 2011. Foi também a última mudança significativa no desenho do hatch compacto. Entre as novidades, grade reestilizada com uma das barras na cor da carroceria, para-choques redesenhados e faróis e lanternas com máscara escurecida.
Chevrolet Celta estreou padrão de nomenclaturas atual em 2012
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Também houve uma mudança na nomenclatura das versões, com a adoção dos padrões que são seguidos até hoje. Assim, o Celta 2012 trazia no catálogo as opções LS e LT. A primeira era a única com possibilidade de carroceria duas portas. Já a opção de quatro portas era oferecida nas duas configurações.
Equipamentos
Chevrolet Celta 2012
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Em 2012, airbags frontais e freios ABS ainda não eram exigidos pela legislação brasileira. Assim, o Celta só adotaria tais itens no ano seguinte, já como linha 2014. Veja abaixo os principais itens de série e opcionais de cada versão:
LS: vidros verdes, para-choque na cor da carroceria, conta-giros.
Opcionais: limpador e desembaçador traseiro, ar-quente, ar-condicionado, direção hidráulica e protetor de cárter.
LT: mesmos itens da LS mais vidros e travas elétricos e limpador e desembaçador traseiro.
Opcionais: ar quente, ar-condicionado e direção hidráulica.
Motor e consumo
Motor 1.0 do Chevrolet Celta tem bons números de potência e torque
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Um dos pontos positivos do Celta é o desempenho – acima da média para os carros 1.0 da época. Com uma carroceria leve (menos de 900 kg), o pequeno hatch era capaz de ir de 0 a 100 km/h em pouco mais de 13 segundos.
Isso graças ao motor 1.0 de quatro cilindros da família VHCE. Com 78 cv e 9,7 kgfm, quando abastecido com etanol, possui números parecidos com o dos motores dos modelos de entrada oferecidos atualmente.
Até mesmo os índices de consumo são razoáveis para os padrões de hoje. Com etanol, o Celta 2012 roda 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. Quando abastecido com gasolina, os números são, respectivamente, 13,8 km/l e 16,9 km/l.
Qual comprar?
Chevrolet Celta teve mais de 1,6 milhão de unidades vendidas
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De acordo com a tabela Fipe, o Celta 2012 na versão LT está avaliado em R$ 28.120. Em sites de anúncios, porém, é possível encontrar unidades por valores até mais baixos, partindo de R$ 23 mil. Porém, essa não é a nossa recomendação.
Como o Celta ficou mais seguro com os novos itens exigidos pela legislação em 2014, os exemplares desse ano são mais indicados – e a diferença de preços não é tão grande. Na tabela Fipe, um Celta LT 2014 vale pouco mais de R$ 32 mil.
Celta 2014 é a nossa recomendação de usados
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Nos classificados online, no entanto, com alguma pesquisa são encontradas unidades por menos de R$ 30 mil. Outra vantagem da linha 2014 é que a versão LT já trazia ar-condicionado e direção hidráulica como itens de série, ao contrário dos exemplares um pouco mais antigos.
Outro ponto positivo é que é possível encontrar veículos menos rodados – ainda assim estamos falando de hodômetros com pelo menos 100 mil km.
No caso dos Celta equipados com as bolsas infláveis, também é preciso ficar de olho se o proprietário anterior atendeu ao recall referente aos airbags mortais da Takata. O reparo é gratuito.
Pontos positivos
manutenção fácil e barata
desempenho (para um carro 1.0)
consumo de combustível
Pontos negativos
espaço interno limitado
acabamento simples
nem todas as versões trazem direção hidráulica ou ar-condicionado
Não curtiu? Que tal um…
Renault Sandero
Renault Sandero 1ª geração
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Se você precisa de mais espaço que um Celta pode oferecer e não está preocupado com desempenho, o Renault Sandero pode ser uma excelente opção. O hatch da Renault é consideravelmente mais comprido, tem entre-eixos melhor e acomoda cinco adultos com relativo conforto. De quebra, oferece generosos 60 litros extras no porta-malas.
Com menos de R$ 30 mil, estão disponíveis exemplares de 2010 na versão 1.0 Expression, já equipados com ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos.
Ficha técnica – Chevrolet Celta
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