Maior feira de tecnologia do mundo serve de palco para a apresentação de inúmeras novidades do nosso segmento; listamos algumas das mais impactantes As empresas do setor automotivo continuam a apostar na mais importante feira de tecnologia do mundo: a Consumer Electronics Show (CES). Este ano, no entanto, marcas europeias quase não marcam presença nos enormes pavilhões que abrigam o evento em Las Vegas (EUA), que é dominado por companhias americanas e asiáticas.
Com a crescente importância da tecnologia para motoristas e passageiros, e com o enfraquecimento do Salão de Detroit, a CES acabou se transformando no epicentro do setor automotivo, com inúmeras novidades lançadas na feira. No entanto, vale frisar que o segmento ocupa apenas uma pequena parte do gigantesco evento – cerca de um décimo do total de mais de 4.000 expositores.
Mesmo assim, claro, temos boas surpresas no mundo automotivo de fabricantes de todas as partes do mundo. Autoesporte listou 10 das novidades referentes ao setor que mais causaram impacto na CES 2025.
CES 2025: veja 10 novidades do setor automotivo
Cidade futurista da Toyota
Toyota Woven City será inaugurada ainda em 2025
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Há cinco anos, Akio Toyoda (então CEO, hoje presidente da Toyota) surpreendeu a todos com o anúncio de que a maior fabricante de automóveis do mundo iria montar uma “cidade laboratório viva” aos pés do Monte Fuji para testar novas tecnologias e ideias com objetivo de criar as bases para os espaços urbanos do futuro. Agora, nesta edição da CES o executivo confirmou que a primeira etapa de construção da Woven City está concluída e que os primeiros 200 residentes (de um total de 2000 previstos) chegam ainda em 2025.
Na cidade serão testadas tecnologias para melhorar todos os aspectos da vida humana, com a ajuda de drones, robôs domésticos, veículos autônomos, carros voadores (os chamados eVTOLs) e outras soluções centradas nas pessoas, sempre utilizando recursos de inteligência artificial. A cidade chama-se “Woven” (do verbo “tecer”) em homenagem às origens da Toyota, originalmente uma fábrica de teares.
Novo BMW iDrive
Apresentação do novo BMW iDrive
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Inteligência artificial é também a base do painel de instrumentos de todos os BMW do futuro (a começar já este ano pelo iX3, o primeiro produto da família de modelos Neue Klasse). A montadora apresentou o novo iDrive, sistema dividido nos seguintes pilares:
Um volante multifuncional com botões sensíveis ao toque que se iluminam quando as funções estão disponíveis, uma central multimídia direcionada para o condutor e um head-up display que ocupa o para-brisas de ponta a ponta. Esta faixa tem seis áreas personalizáveis e espaço com informações primordiais de condução. Além disso, há um HUD 3D opcional localizado diretamente no campo de visão do motorista.
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O “cinema sobre rodas” da Mercedes-Benz
Mercedes Imax apresentado na CES 2025
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A Mercedes-Benz teve uma presença discreta na CES de 2025. Mostrou na feira o resultado de um projeto em parceria com a Sony/Imax para permitir que os ocupantes de vários de seus modelos possam assistir a filmes (alugar, comprar ou fazer streaming) com excelente qualidade. O serviço, ao menos por ora, estará disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Japão e Alemanha).
Head-up display holográfico da Hyundai Mobis
A Hyundai Mobis, uma das maiores fornecedores de tecnologias do setor automotivo, apresentou seu head-up display holográfico (HWD). Combinando realidade aumentada e tecnologias de visualização de ponta, o HWD projeta informações de condução importantes diretamente no para-brisa com o objetivo de melhorar a experiência do motorista.
HUD holográfico da Hyundai Mobis
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O sistema, mostrado por meio de um Kia EV9, foi desenvolvido em cooperação com a Zeiss, renomada empresa alemã da indústria óptica. O HWD, diz a Hyundai Mobis, deverá estar no mercado já em 2027. Entre os recursos mais úteis, destaque para a capacidade de exibir conteúdos distintos para motorista e passageiro (evitando assim distrações e mantendo a privacidade) e a funcionalidade “mais visão”, que utiliza câmaras para exibir pontos cegos e traseira do veículo diretamente no para-brisa.
Futura gama de elétricos da Honda
Honda 0 SUV – CES 2025
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A Honda também esteve no centro das atenções. Os japoneses mostraram versões dos primeiros modelos da Série 0 – sua futura gama de elétricos que começa a ser fabricada a partir de 2026 em Ohio, nos Estados Unidos. Conceitos dos protótipos já tinham sido mostrados na CES do ano passado na CES, mas agora surgem com algumas evoluções e novos nomes: o Space Hub passa a ser o 0 SUV e o Saloon virou o Saloon 0.
O primeiro modelo citado é um espaçoso SUV médio, com uma traseira futurista, enquanto o segundo é um sedã esguio e mais baixo, com pegada mais esportiva. Os dois veículos estreiam a plataforma dos elétricos do futuro na Honda e um novo sistema operacional: o Asimo OS. A Honda garante que os dois modelos vai pesar 100 quilos a menos que os elétricos de dimensões semelhantes que existem hoje no mercado. Além disso, suas baterias de íons de lítio terão entre 90 e 100 kWh de capacidade (e carregamento até 150 kW em corrente direta). Há previsão de versões com um motor elétrico ou dois propulsores do tipo, sendo um para cada eixo, com entrega máxima de 490 cv nas versões de topo.
Afeela, a parceria entre Honda e Sony
Afeela é chamado ao palco por comando de voz
Reprodução/CES 2025
Outra novidade relacionada aos japoneses da Honda foi a confirmação da produção do Afeela 1, desenvolvido em parceria com a Sony e que já havia sido mostrado na CES em 2023. O modelo tem 4,91 metros de comprimento e um entre-eixos de 3,1 m. Ele se utiliza da mesma arquitetura dos Honda Série 0 (e terá, segundo divulgado, autonomia mínima de 400 km).
O veículo, no entanto, chega repleto de tecnologias desenvolvidas pela Sony. O Afeela 1 conta com mais de 40 sensores e radares para avançadas funções de condução autônoma e sistema de entretenimento com motor de jogo da Epic Games (empresa com participação da gigante nipônica). Há ainda várias telas espalhadas pelo habitáculo e o sofisticado assistente pessoal Afeela Voice Assistant. Os preços anunciados são, digamos, condizentes com tudo que temos a bordo: US$ 90 a US$ 102 mil. De início, o modelo estará apenas disponível para moradores do estado da Califórnia.
Suzuki estreia com pompa e circunstância na CES
Suzuki fez sua estreia no CES em 2025 com o Glydways People Mover
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A Suzuki fez sua estreia na CES este ano, e mostrou uma série de veículos voltados para uso agrícola e industrial que pretende lançar no mercado em breve, além de soluções de mobilidade para PcD. Em ambos os casos a montadora se vale de tecnologia de condução autônoma e inteligência artificial.
A companhia apresentou ainda a última evolução do veículo projetado em conjunto com a Glydways (startup sediada na Califórnia), similar ao e-Palette que a Toyota apresentou há sete anos na própria CES. Trata-se de um autônomo destinado ao transporte de pessoas para ser utilizado em ambientes controlados e em espaços dedicados em grandes complexo e, futuramente, cidades.
A “nave-mãe” da Aero HT
eVTOL da Xpeng foi apresentado na CES 2025
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A Aero HT, subsidiária da Xpeng, propõe uma espécie de “nave-mãe” com quatro lugares e seis rodas (todas elas com tração) que transporta um drone em seu bagageiro. O eVTOL dispõe de manche para pilotagem manual ou pode se deslocar de maneira autônoma. Ele é um elétrico com arquitetura de 800 Volts, que garantem seis voos curtos com apenas um carga.
No entanto, o veículo ainda está longe de poder ser autorizado a voar em qualquer céu. A Xpeng chama seu eVTOL de Land Aircraft Carrier e diz que ele deve começar a ser feito ainda este ano em Guangzhou (China). A expectativa é de que 10 mil unidades sejam produzidas por ano. Preço? Menos de “módicos” US$ 300 mil. A fabricante também afirma que as primeiras entregas a clientes vão ocorrer já em 2026. Sabendo que os chineses já nos mostraram que para eles não há o impossível, é difícil não duvidar…
Veículo movido a energia solar
Veículo movido a energia solar da Aptera foi apresentado na CES 2025
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Por fim temos um sEV, veículo movido a energia solar desenvolvido pela californiana Aptera. Vale dizer que essa tecnologia é um sonho da indústria automotiva desde os anos 1950, quando a General Motors tentou desenvolver o Sunmobile.
Contudo, pelo menos de acordo com a Aptera, o sonho pode se tornar realidade o quanto antes. Isso porque a empresa garante que está pronta para iniciar a produção do veículo nos próximos meses em unidade localizada em Carlsbad, na Califórnia.
O produto é feito em fibra de carbono e vidro, tem apenas três rodas e dispõe de vários painéis fotovoltaicos para carregar rapidamente a bateria. “Até 64 km por dia apenas com raios de sol”, diz a fabricante. A autonomia total anunciada é de 643 km e o consumo de 6,2 kWh/100 km é fruto de uma aerodinâmica muito apurada (o veículo tem a forma de uma gota) e do peso do sEV. A Aptera revelou que 48 mil unidades já foram encomendas, com preços na casa dos US$ 40 mil. A ver se a empreitada dá certo ou se a empresa voará, assim como Ícaro, muito perto do sol.
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