Pesquisa mostra que variação média de modelos a etanol é de 10,05%; carros flex são os que menos desvalorizam A venda de carros elétricos e híbridos no Brasil disparou em 2024. No acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que representa uma evolução de 113%, na comparação com o mesmo período de 2023 (57.510 veículos).
Com o mercado aquecido, é natural que os veículos eletrificados também estejam em alta entre os usados e seminovos. Entretanto, ainda existem dúvidas quanto à desvalorização desses modelos. Mas, ao contrário do que se espera, os carros híbridos e elétricos não são os mais desvalorizados, de acordo com o levantamento feito pela Mobiauto.
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Desvalorização por combustível (set/2023 a set/2024)
A pesquisa, feita pelo tipo de combustível, considerou o período entre setembro de 2023 e setembro de 2024. Os dados revelaram que veículos usados movidos apenas a etanol desvalorizam – 10,05%. Uma média alta, considerando que a variação dos modelos elétricos foi de – 8,44%. Já os híbridos, entre convencionais, leves e plug-in, mostraram uma depreciação de – 8,17%.
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No caso dos carros flex (compatíveis com etanol e gasolina), a desvalorização foi de – 6,01%. Com gasolina, a média fica em – 7,24% e com diesel em – 7,81%. Dessa forma, entende-se que os veículos flex apresentam a menor desvalorização no mercado de usados e seminovos.
O carro elétrico mais vendido do Brasil é o BYD Dolphin Mini, que já emplacou 15.003 unidades desde o começo do ano. Entre os modelos híbridos, destaque para o Song Plus, com 16.860 unidades.
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