Saiba quais são as características dos veículos menos conservados que chegam aos revendedores Com a crise econômica, vendedores de carros seminovos e usados estão ainda mais atentos ao que pode dar lucro ou prejuízo. Sempre que um cliente aparece propondo uma venda ou troca por outro modelo, uma análise é feita para determinar o custo para arrumá-lo e o tempo que o veículo ficará na concessionária.
Autoesporte consultou lojistas de São Paulo para entender quais são os carros mais difíceis de encontrar em bom estado e que exigem maior esforço na hora de consertá-los antes de vender. Acompanhe a lista:
Carros usados por motoristas de aplicativos
Chevrolet Onix da primeira geração é um dos queridinhos dos motoristas de app
Divulgação
Veículos usados por motoristas de aplicativos apresentam mais sinais de desgaste, seja na mecânica ou na conservação geral do carro. Autoesporte ouviu que vários lojistas estão deixando de comprar esse tipo de veículo pela revenda mais complicada.
“Se um carro rodou mais de 15 mil km por ano em sua média de vida será mais complicado para revender”, diz Antônio Carlos Costa, vendedor da Pilot Car.
“Um carro usado em aplicativo abaixo dos 100 mil km pode ser um bom negócio. Acima disso, pode encalhar na loja – então não compro”, afirma Cláudio Silva, da Kurnik Automóveis.
Modelos como Renault Sandero, Chevrolet Onix e Fiat Argo são frequentes nos aplicativos de corrida e normalmente chegam às lojas com a necessidade de trocar os pneus, arrumar parte da funilaria e consertar alguns vazamentos.
Esportivos
Punto T-Jet, Golf GTI e Citroën DS3 não costumam chegar inteiros às lojas
Autoesporte
Os esportivos também costumam chegar detonados aos lojistas, principalmente se o antigo dono foi um jovem. “Até pela idade, motoristas novos são mais descuidados”, ressalta Costa.
O vendedor também inclui hatches médios, como Volkswagen Golf e Hyundai i30, entre os queridinhos dos jovens que exigem cuidados na hora da revenda. “Alguns foram rebaixados ou sofreram modificações mecânicas. Esses carros são mais desvalorizados no mercado de seminovos e usados”, diz.
Caminhonetes
Sejam compactas, intermediárias ou médias, as caminhonetes precisam de cuidados extras
Divulgação
As caminhonetes se assemelham aos carros que foram usados em aplicativos. Por conta do trabalho, modelos da categoria costumam chegar às lojas com várias avarias, principalmente na caçamba.
“As picapes mais antigas precisam de um pouco mais de atenção na suspensão. Peças como molas, braço oscilante, buchas de borracha, coxim e pivô ficam mais desgastadas por conta da carga”, diz Thiago Fernando, da 467 Veículos.
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Carros com kit gás
Carros com GNV são difíceis de revender; vários lojistas deixaram de trabalhar com a categoria
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Autoesporte ouviu que poucos lojistas sentem confiança para comprar carros com kit GNV instalado. “Os problemas são frequentes se a manutenção preventiva não é feita”, diz Costa.
Em tempos de alta nos preços dos combustíveis, o kit gás se tornou uma alternativa para quem pretende economizar. Entretanto, o motorista deve ficar atento à manutenção preventiva para evitar eventuais problemas mecânicos e até a explosão do carro.
Blindados
Carros blindados apresentam problemas de suspensão
GR Blindados
Os blindados também não agradam os revendedores pelos problemas inevitáveis na suspensão. “Dependendo do peso da blindagem, esses carros dificilmente chegam na nossa mão sem a necessidade de reparos profundos na suspensão”, diz Costa. As lojas de Fernando e Silva não trabalham com blindados.
A durabilidade de peças como molas, braço oscilante, buchas de borracha, coxim e pivô é afetada pelo peso extra do reforço estrutural. É normal que a suspensão seja refeita quando um carro blindado chega em uma loja.
Populares abaixo de R$ 40 mil
Populares de R$ 40 mil são fáceis de vender, mas chegam detonados às lojas
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Veículos populares abaixo de R$ 40 mil envolvem alguns esforços por parte dos lojistas. “Normalmente precisam de reparos na funilaria, substituição dos pneus carecas ou alguns acertos no motor”, diz Silva.
Segundo o lojista, carros como Volkswagen Gol, Ford Ka e Fiat Uno são exemplos de populares que costumam chegar às lojas precisando de reparos.
“Quando pegamos um carro nessa faixa de preço sem nada para arrumar, é uma venda certa e rápida”, diz Fernando.
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