Nova geração do sistema operacional da companhia estará presente nos modelos da nova era da montadora, que começa ainda este ano Numa era de veículos cada vez mais conectados e tecnológicos, às vezes fabricantes acabam passando do ponto e deixam de lado algo crucial: a experiência do usuário. Justamente por isso, a BMW voltou seus olhos para o condutor na hora de desenvolver, dentro de casa, seu novo sistema operacional – que se fará presente em seus veículos já a partir deste ano.
A tecnologia surge no mesmo período em que a montadora lançará o iX3, primeiro de seus modelos a usar a nova plataforma Neue Klasse, voltada para eletrificados. O novo BMW iDrive promete melhor orientação para o motorista, garantindo assim maior segurança e comodidade.
Mas o que foi feito para chegarmos a esse resultado? Autoesporte esteve em evento de demonstração do sistema em Spartanburg (EUA) e conta para você como ele, principal estrela da BMW na CES 2025, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, funciona. Confira:
Como é o novo BMW iDrive
O novo iDrive é divido em quatro pilares. O primeiro deles, e mais interessante, consiste no que a BMW chama de Panoramic Vision. É um quadro de instrumentos gigantesco, que ocupa o para-brisa de ponta a ponta.
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Nele você dispõe de informações primordiais, claro, que ficam posicionadas diretamente no campo de visão do motorista. No entanto, a tecnologia é extremamente personalizável, já que o usuário pode configurar os seis slots restantes com as informações que ele considerar as mais interessantes. Dá para adicionar temperatura externa, informações de navegação, dia e hora e o que você está escutando no seu serviço de streaming de áudio.
Novo BMW iDrive
Divulgação
O sistema incorpora quatro modos distintos de condução, incluindo um pessoal. Assim, a experiência fica ainda mais bacana em termos de configuração. No modo Sport, por exemplo, as informações que aparecem no quadro são bem diferentes a iluminação que pende para o avermelhado. O motorista ainda recebe sugestões, como a de ativar o controle de tração dinâmico. É um sistema que absorve, digamos, conhecimento sobre a pilotagem do condutor e tenta se adaptar ao seu estilo.
O usuário pode customizar o gigantesco quadro por meio da central multimídia, outro dos pilares do novo iDrive. “Aproximamos a tela do condutor e a deixamos com uma angulação de 72,5 graus para facilitar ainda mais a sua vida, de forma com que ele não precise tirar os olhos da estrada. Além disso, temos aqui luz de fundo com tecnologia matricial, que garante maior visibilidade, e excepcional responsividade”, diz Alina Sauer, lead de UI/UX do grupo BMW.
Head-up display 3D no BMW Operating System X
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De fato, pelo menos na demonstração em grande escala, notamos que a central fica bem pertinho do motorista. A inclinação também é um ponto importante para sua usabilidade. Embora o passageiro tenha acesso aos comandos, tudo foi devidamente pensado com foco específico no motorista.
O terceiro ponto de destaque do novo BMW iDrive é o volante multifuncional. Seu topo aplanado, a fim de garantir que o motorista consiga visualizar bem as informações presentes à sua frente. Além disso, dispõe dos botões para comandos da central multimídia e também, claro, para os assistentes de condução. Quando as funções estão disponíveis para uso, as “teclas” ficam iluminadas e prontas para o toque.
Há ainda o head-up display em 3D, posicionado acima do gigantesco painel e diretamente no campo de visão do motorista. Presente nos veículos da BMW desde 2003, tendo feito sua estreia no Série 5, o HUD traz pela primeira vez informações gráficas de navegação e de condução autônoma.
Para completar, vale ressaltar que a BMW afirmou que não aposentou os botões físicos. O motorista pode ajustar por meio destes retrovisores externos e a climatização do habitáculo. Isso acontece, segundo representantes da marca, para garantir redundância necessária e eficiente, além de uma experiência ainda mais intuitiva e amigável. Ainda bem.
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