Lista inclui reestilizações, modelos inéditos e grandes apostas para a eletrificação Os SUVs têm sido as principais apostas de todas as marcas, sejam elas tradicionais, premium ou superpremium. Segundo a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos (Fenabrave), o segmento já corresponde a 43% de todos os emplacamentos no Brasil.
Em outras palavras, quatro em cada dez carros vendidos no Brasil são SUVs. A tendência de alta deve continuar em 2023, já que as fabricantes preparam novidades interessantes e até modelos inéditos.
Partindo disso, a Autoesporte listou os SUVs novos que devem chegar ao Brasil em 2023. Confira:
Audi Q8 e-tron
Audi Q8 e-tron é o SUV elétrico mais luxuoso da Audi
Divulgação
A Audi quer ampliar seu catálogo de carros elétricos com o Q8 e-tron, nova nomenclatura para o seu primeiro SUV elétrico e-tron. O modelo deve chegar ao Brasil no ano que vem com conjunto de baterias de 114 kWh para oferecer até 600 km de autonomia. Na versão de topo S, são três motores elétricos que desenvolvem 503 cv de potência e 99,3 kgfm de torque.
BMW X1
A nova geração do BMW X1 já tem data de estreia no Brasil. O SUV de entrada da marca alemã chega em fevereiro com produção nacional, na fábrica de Araquari (SC). O carro foi apresentado em junho deste ano no exterior com mudanças estéticas e, principalmente, no interior. Ainda é cedo para falar de preços, mas o X1 atual parte de aproximadamente R$ 290 mil. Dessa forma, não é difícil que o novo modelo atinja o patamar de R$ 300 mil.
Na Europa, o novo X1 terá terá versões a combustão, híbridas plug-in e elétricas. A de entrada xDrive18i terá motor 1.5 turbo a gasolina de 136 cv. Já a xDrive23i traz um 2.0 turbo de 204 cv. As intermediárias serão híbridas plug-in, combinando o 1.5 a um elétrico capaz de desenvolver 245 cv na xDrive25e e 326 cv na xDrive30e. Ainda não é certo se a versão elétrica será lançada no Brasil.
BMW X7 e XM
BMW X7 é o SUV mais caro e luxuoso da marca
Divulgação
Lançado em 2017, o BMW X7 foi reestilizado neste ano e virá ao Brasil de cara novo no ano que vem. A versão a gasolina xDrive40i agora entrega 375 cv e 55,1 kgfm, ou 40 cv e 9,2 kgfm a mais que no antecessor. São necessários 5,8 segundos para atingir os 100 km/h e a velocidade máxima chega a 250 km/h. Já a xDrive40d, a diesel, rende 347 cv e 73,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 segundos e alcança 240 km/h de máxima.
Já o XM é um dos BMW mais potentes da história, com 750 cv, e também será vendido no Brasil em 2023. A Autoesporte esteve nos Estados Unidos para conhecer o novo SUV em primeira mão. Veja o vídeo abaixo.
BYD Yuan Plus
BYD Yuan Plus tem pegada futurista
Raphael Panaro/Autoesporte
A BYD vai investir pesado nos híbridos em 2023. Um deles será o Yuan Plus, que chega para competir com o Toyota Corolla Cross e promete ter um valor bem mais competitivo que o do rival japonês.
O Yuan Plus tem 4,45 metros de comprimento e 2,72 m de distância entre os eixos – 1 cm e 8 cm extras em relação ao rival de origem japonesa, por exemplo. A estrutura comporta um motor elétrico instalado no eixo dianteiro (150 kW) que fornece 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Segundo a BYD, o 0 a 100 km/h é feito em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h.
Caoa Chery Omoda 5
Caoa Chery Omoda 5 é SUV cupê que quer peitar o HR-V
Divulgação
A Caoa Chery prepara o lançamento de um SUV futurista para brigar com o Honda HR-V. Estamos falando do Omoda 5, que já foi flagrado rodando em testes pelas ruas de São Paulo. O lançamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2023.
O Omoda 5 é equipado com motor 1.6 turbo de 197 cv e 29,6 kgfm, o mesmo usado no Tiggo 8 a combustão. No Brasil, porém, é provável que ele ofereça um conjunto híbrido, já que todos os carros da marca agora têm opções com essa propulsão. Dessa forma, ele pode ser equipado com motor 1.5 turboflex de 160 cv e 25,5 kgfm associado a uma bateria de 48V.
O interior do Omoda 5 promete ser bem moderno e futurista. Em outros mercados há duas telas de 12,3″ que se unem, como as que equipam os carros da Mercedes-Benz.
Citroën C3 Aircross
Plataforma CMP é a mesma do C3, mas o entre-eixos será maior
Projeção: João Kleber Amaral
O novo SUV nacional de sete lugares da Citroën vai ter cara de C3, tamanho de Compass e será rival da Chevrolet Spin. Por enquanto, o modelo é tratado com o codinome de projeto CC24 (como curiosidade, o C3 era CC21 e o sedã que será lançado em 2024 é CC26). O nome final já está definido, mas ainda não foi revelado. Nossa aposta é que seja algo próximo a C3 Aircross, seguindo a padronização atual da marca.
A distância entre-eixos deve ficar perto de 2,62 m, exatamente como na Chevrolet Spin e o comprimento, na casa dos 4,40 m – medida semelhante à do Jeep Compass. O novo SUV terá o conhecido motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm já usado nos Fiat Pulse e Fastback – e que em 2023 também vai equipar o Peugeot 208.
Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV chega ao Brasil com atraso
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A Chevrolet já lançou a versão hatchback do Bolt, mas a marca norte-americana pretende ampliar seu portfólio com uma opção SUV. Como uma espécie de Nivus, o Bolt EUV é maior e mais alto que o “convencional” – são 4,30 metros de comprimento (16 cm a mais) e 2,67 m de distância entre-eixos (7,6 cm extras). O porta-malas de 462 litros é menor que o do hatch (que tem 478 l).
Já o motor elétrico e as baterias continuam com as mesmas especificações. A unidade de potência gera o equivalente a 203 cv e 36,7 kgfm de torque. A bateria de 66 kWh fornece uma autonomia de até 402 km – 14 km a menos que no hatch.
Ferrari Purosangue
Ferrari Purosangue tem portas de abertura invertida
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A Via Itália, representante oficial da Ferrari no Brasil, confirmou que vai importar o Purosague. Além de ser o primeiro SUV da marca, o modelo terá quatro portas, algo que não era visto nos últimos 75 anos.
O trem de força é formado pelo motor V12 6.5 que entrega 725 cv e 73,1 kgfm e pelo câmbio de dupla embreagem e oito marchas – quem esperava um híbrido, teve suas expectativas frustradas. Com esse conjunto, chega aos 310 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Há grandes chances de o Purosangue ser o SUV mais caro da história do mercado brasileiro.
Veja também
Fiat Fastback Abarth
Fastback vai perder os logotipos da Fiat para receber o famoso escorpião
Renato Durães
A Fiat confirmou que a linha Abarth terá mais três carros no Brasil além do Pulse. Um deles será o 500e em uma versão inédita. Já os outros dois ainda não foram confirmados oficialmente, mas é certo que um deles será o Fastback.
O modelo manterá o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque e o câmbio automático. Toda a parte da preparação da Abarth vai se concentrar na suspensão, direção e pacote visual. Podemos esperar um visual bem similar ao do Pulse.
Ford Equator Sport
Ford Equator Sport já está sendo testado no Brasil
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A Ford não está contente com o desempenho do Territory e prepara uma outra investida na categoria dos SUVs médios. O novo Equator Sport já foi flagrado rodando em testes no Brasil e seu lançamento é questão de tempo.
Seu motor será um 1.8 turbo de 182 cv de potência e 26,7 kgfm de torque no Brasil. Os números são bem próximos aos do Jeep Commander, que desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm de torque. O SUV também tem opções com um 1.5 turbo de 170 cv e um 2.0 de 224 cv, estes exclusivos para a China.
Great Wall Motors Haval H6
Haval H6 será importado da China, mas a GWM quer produzi-lo em Iracemápolis (SP)
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O Haval H6 da Great Wall Motors será inicialmente importado da China, mas há planos de produzi-lo na fábrica de Iracemápolis (SP) no futuro. Será equipado com motor 1.5 turbo a gasolina e dois elétricos para entregar 393 cv. Torque, números de desempenho e velocidade máxima ainda não foram revelados.
Apenas no modo elétrico, o Haval H6 pode rodar 170 km. A autonomia completa, combinando todos os motores, supera os 1.000 km, de acordo com a marca. O SUV terá câmbio do tipo DHT com duas marchas e tração integral sob demanda.
Honda CR-V
Nova geração do Honda CR-V está maior e mais luxuosa
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Depois do HR-V, a Honda vai lançar a nova geração do CR-V no Brasil. Além do design renovado, o modelo traz agora um conjunto híbrido mais moderno. Nos EUA ele é oferecido em quatro versões: EX, EXL, Sport e Sport Touring.
Sob o capô, o CR-V 2023 receberá motor 1.5 turbo de 190 cv e 24,8 kgfm e câmbio CVT nas configurações EX e EXL. As topo de linha Sport e Sport Touring terão um 2.0 e dois motores elétricos, resultando em 204 cv de potência e 34,2 kgfm de torque combinados. Todos serão equipados com sistema de tração integral.
Honda ZR-V
Honda ZR-V será um SUV inédito acima do HR-V
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Além do CR-V, a Honda também vai lançar o ZR-V em 2023. O SUV compartilha plataforma e conjunto mecânico com a 11ª geração do Civic. O modelo será concorrente direto de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Importado do México, terá motor 2.0 aspirado de 155 cv e câmbio automático do tipo CVT.
Hyundai Kona
Hyundai Kona será o primeiro carro elétrico da marca coreana no Brasil
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O Hyundai Kona já foi flagrado em testes no Brasil com camuflagem pesada. O SUV elétrico compacto tem porte semelhante ao de um Volkswagen T-Cross, mas o desenho segue a linha agressiva de outros carros da marca.
O Kona é vendido em outros países com duas motorizações e pacotes de baterias. Com o conjunto que traz motor de 136 cv e baterias de 39 kWh, a autonomia é de 305 km. Na opção mais potente, são 204 cv e alcance de 484 km graças ao pacote de 64 kWh.
Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe será um dos carros mais caros da marca no Brasil
Divulgação
A Jeep confirmou o lançamento do Grand Cherokee híbrido no Brasil, que deve chegar no primeiro trimestre de 2023. O modelo terá motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos para entregar 375 cv e 65 kgfm – números condizentes com os de um SUV de 4,95 m de comprimento e quase três metros de entre-eixos. A tração, obviamente, é nas quatro rodas.
Kia Sorento
Quarta geração do Kia Sorento terá versões híbridas no Brasil
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A nova geração do Kia Sorento também está confirmada para o Brasil. A montadora escolheu a motorização híbrida convencional, composta pelo 1.6 turbo de 180 cv combinado a um motor elétrico de 60 cv. Combinados, entregam 230 cv e 35,7 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.
A pequena bateria de apenas 1,49 kWh garante autonomia elétrica de apenas alguns quilômetros, mas promete melhorar os números de consumo de combustível. Na Europa, no ciclo combinado o SUV roda quase 15 km/l de gasolina.
Renault Megane E-Tech
O Renault Megane vai retornar ao Brasil como um SUV elétrico. Seu único motor gera o equivalente a 220 cv de potência e 30,8 kgfm de torque. Com tração dianteira, o carro de pouco mais de 1.600 kg vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A autonomia fica na faixa de 450 km. No início do ano, a Autoesporte esteve na Espanha para o primeiro contato com o modelo (veja acima),
Volkswagen T-Cross
VW T-Cross passará por mudanças discretas
Bruno Guerreiro/Autoesporte
O Volkswagen T-Cross foi lançado no começo de 2019 e tem um certo tempo no mercado. Por isso a marca já trabalha em uma reestilização de meia vida, que deve ser lançada no segundo semestre de 2023. O visual deve mudar pouco, com novos grafismos nos faróis e grade um pouco mais estreita. Por dentro, o painel deve continuar igual, com atualizações na central multimídia VW Play.
Também não espere mudanças na mecânica, pois o SUV vai manter os motores 1.0 de 128 cv e 20 kgfm nas opções de entrada e 1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm de torque nas topo de linha. O câmbio é automático de seis marchas em ambas as configurações.
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