Categoria traz cinco modelos, sendo três elétricos, um híbrido e outro a combustão O Carro do Ano é a maior e mais importante premiação da indústria automobilística brasileira. Em 2024, o prêmio chega à sua 58ª edição com sete categorias de carros e três motores. Uma delas é chamada de Carro do Ano Premium e reúne os lançamentos dos últimos meses com preços entre R$ 200 mil e R$ 400 mil.
Vale lembrar que os finalistas de todas as categorias foram escolhidos por indicação direta dos 26 jurados, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor até o dia 15 de outubro. Desta forma, o limite é de cinco finalistas por segmento e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro.
Carro do Ano 2025: veja o regulamento completo
Dito isso, hora de conhecer os finalistas da categoria Carro do Ano Premium 2025:
BMW X2
BMW X2 tem preço de R$ 388.950
Divulgação
Teste: novo BMW X2 é ousado no visual e comedido no desempenho
A nova geração do BMW X2 retornou ao Brasil em julho deste ano com motor 2.0 turbo de quatro cilindros. São 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Já o câmbio é automatizado de sete marchas e a tração é integral.
Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 231 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos. A única versão disponível é a xDrive20i M Sport, que tem preço de R$ 388.950. A versão elétrica do SUV concorre na categoria de Carro do Ano Superpremium.
Carro do Ano 2025: confira os finalistas de todas as categorias
Honda CR-V
O Honda CR-V retornou ao Brasil em fevereiro de 2024 após um hiato de dois anos. O SUV médio é híbrido e vendido em versão única, chamada de Advanced, pelo preço de R$ 352.900. O conjunto mecânico é igual ao do Accord: 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm.
Ainda são outros dois motores elétricos: um gerador e outro de tração com 184 cv e 34,2 kgfm. Aliás, não é plug-in (que permite recarga externa). Desta forma, a potência combinada é de 207 cv. Já a transmissão automática e:HEV se chama e-CVT. O consumo, segundo o Inmetro, é de 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Comparativo: Honda CR-V e GWM Haval H6, qual o melhor SUV híbrido?
Honda CR-V: 5 motivos para comprar e 5 razões para fugir do SUV híbrido
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 tem design futurístico e preço de R$ 394.990
Divulgação
O Hyundai Ioniq 5 é elétrico e teve sua pré-venda iniciada em setembro de 2024. O hatch médio estreia em versão única com preço de R$ 394.990 e com dois motores elétricos. Assim, a potência, de acordo com a marca, chega a 325 cv e o torque a 61,6 kgfm.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h. Já o pacote de baterias é de 84 kWh e a autonomia chega a 374 km, segundo medição do Inmetro.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Kia EV5
Kia EV5 tem visual moderno e preço de R$ 399.990
Divulgação
O Kia EV5 é um SUV elétrico que entrega 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Lançado em agosto de 2024, é vendido em versão única, a Land, por R$ 399.990. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, Além disso, a bateria de íons de lítio de 88,1 kWh ainda garante 402 km de autonomia, de acordo com o Inmetro.
Teste: Kia EV5 chega ao Brasil e quer enfrentar BMW e Mercedes; consegue?
Volvo EX30
Volvo EX30: 5 coisas legais e 5 ruins do SUV elétrico mais barato da marca
Teste: Volvo EX30 de 428 cv tem porte de Nivus e acelera como Audi RS6
O Volvo EX30 é um dos cinco carros elétricos mais vendidos do Brasil, mesmo tendo sido lançado em março de 2024. O pequeno modelo é vendido em quatro versões. Em todas, o motor elétrico fica posicionado no eixo traseiro e entrega 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque.
A diferença fica para a aceleração de 0 a 100 km/h. Na de entrada, que tem bateria de 51 kWh, são 5,7 segundos. Por outro lado, as intermediárias e topo de linha, com 69 kWh, fazem a mesma prova em 5,3 segundos. O preço inicial é de R$ 229.950, mas o EX30 chega a custar R$ 299.950.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More