Categoria foi vencida por três fabricantes diferentes: Renault, Toyota e BMW O Carro do Ano chegou à sua 58ª edição em 2025 com três categorias para motores: combustão, híbrido e elétrico. A Renault levou a primeira categoria com o motor 1.0 a combustão do Kardian; a segunda ficou com a dupla Toyota/Lexus, com o propulsor 2.5 híbrido plug-in dos SUVs RAV4 e RX450h+; e a BMW, com o conjunto elétrico do i5, levou o último troféu.
Motor do Ano Combustão: Renault 1.0 TCe Horse (Kardian)
Renault Kardian vem equipado com motor 1.0 TCe
Murilo Góes/Autoesporte
O Motor a Combustão do Ano 2025 equipa o Renault Kardian e foi desenvolvido pela Horse. Trata-se do propulsor TCe 1.0 turboflex de três cilindros que oferece 125 cv e 22,4 kgfm. Seu zero a 100 km/h acontece em 9,9 segundos.
Outros motores que concorriam na categoria junto do Kardian eram: Chevrolet 2.8 Duramax (S10 e Trailblazer), Ford Power Stroke V6 3.0 (Ranger Raptor), Hyundai 1.6 Smartstream TGDi (Creta) e Mercedes-Benz 2.0 MHEV (E 300 e GLC).
Motor do Ano Híbrido: Toyota/Lexus 2.5 PHEV (RAV4 e RX450h+)
O motor PHEV equipa carros da Toyota e da Lexus
Murilo Góes/Autoesporte
Essa categoria inclui conjuntos híbridos leves (MHEV), plenos (HEV) e plug-ins (PHEV). Não há limite de capacidade cúbica ou distinção de combustível. Seguindo esses critérios, quem recebeu o prêmio da categoria Motor do Ano Híbrido 2025 foi o 2.5 híbrido plug-in, utilizado pelos modelos Toyota RAV4 e Lexus RX450h+.
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O motor oferece potências de 306 cv e 308 cv, respectivamente; e o consumo pode chegar a 35 km/l. Por fim, o zero a 100 km/h é feito em até 6,2 segundos.
Entre os outros finalistas da categoria estavam: BMW 2.0 PHEV (530e), JLR Ingenium PHEV (Defender 110 P400e), Mercedes 4.0 V8 PHEV (S 63, SL 63 e AMG GT) e Porsche V6 PHEV (Cayenne e-Hybrid).
Motor do Ano Elétrico: BMW (i5 M60 xDrive)
BMW i5 é o Motor do Ano Elétrico 202
Divulgação
O sedã elétrico, baseado na 8ª geração da Série 5, é vendido em versão única no Brasil, a M50. O BMW i5 combina luxo com alto desempenho, e a maior prova disso são os 601 cv de potência e 83,6 kgfm de torque que refletem na velocidade do modelo — que vai de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Além disso, a bateria de 81,2 kWh garante até 516 km de autonomia.
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Conforme previsto no regulamento do Carro do Ano 2025, o júri avaliou não apenas o motor, mas também bateria, inversor e a unidade de controle. Concorreram com o BMW i5 os modelos BYD Yuan Pro, Chevrolet Blazer EV, Kia EV5 e Volvo EX30.
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