Mercedes-Benz W 196 R teve apenas 14 unidades produzidas e venceu Grand Prix de Buenos Aires em 1955; confira O Mercedes-Benz W 196 R Streamliner acaba de se tornar o segundo carro mais caro do mundo. O famoso veículo de corrida, que chegou a competir na Fórmula 1 de 1955, foi arrematado em um leilão organizado pela RM Sotheby’s, na Alemanha, por nada menos que 51,1 milhões de euros. Ou seja, algo em torno de R$ 310 milhões na conversão atual.
A unidade do esportivo raro fazia parte da exibição do Motor Speedway Museum (EUA) por 59 anos, já que foi doado pela própria Mercedes em 1965. Em seu currículo, o W 196 R esbanja história. Afinal, venceu o GP de Buenos Aires em 1955, nas mãos do famoso piloto argentino Juan Manuel Fangio. Além disso, naquele mesmo ano, completou a volta mais rápida no circuito de Monza (Itália), tendo como piloto Stirling Moss.
Em 1955, modelo completou a volta mais rápida no circuito de Monza (Itália)
RM Sotheby’s
Com esse valor final, que corresponde à trajetória do esportivo, o W 196 R superou a Ferrari 250 GTO, leiloada por 48,27 milhões de euros (cerca de R$ 292 milhões). Dessa forma, no ranking dos carros mais caros do mundo, fica atrás apenas do “primo” Mercedes-Benz 300 SLT Uhlenhaut Coupe 1955, que foi arrematado em 2022 por um preço aproximado de 135 milhões de euros, algo em torno de R$ 862 milhões.
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Como é o Mercedes-Benz W 196 R
Algo interessante é que das 14 unidades produzidas do W 196 R, quatro tinham a carroceria conhecida como “Streamliner” ou (no alemão) Stromlinienwagen – e esse é o caso da unidade do leilão. Isso significa que o modelo, que tinha o corpo feito em liga de magnésio para auxiliar na redução de peso, tinha rodas fechadas. Portanto, essas unidades eram destinadas para circuitos específicos, já que na Fórmula 1, a regra implica em usar rodas descobertas.
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Mercedes-Benz W 196 R tem volante em madeira e tecido quadriculado no banco
RM Sotheby’s
Alinhando esses detalhes com o desenho aerodinâmico, a ideia de toda essa proposta era aumentar a velocidade máxima na pista. Tanto que foi uma das conquistas do esportivo no circuito de Monza, como falamos acima, nas mãos de Moss.
O Mercedes-Benz 196 W R foi concebido já pensando nos regulamentos de motor de até 2,5 litros introduzidos em 1954. Dessa forma, era equipado com dois motores de quatro cilindros em uníssono que, inicialmente, entregavam uma potência de 256 cv.
Largada da corrida de Monza em 1955
Divulgação
Entretanto, com o tempo e melhorias, que incluíam uma injeção direta de combustível de alta pressão desenvolvida pela Bosch, chegou a alcançar 290 cv e uma velocidade máxima de 300 km/h. O conjunto era aliado a uma caixa manual de cinco velocidades e disco único, segundo as especificações da Mercedes. O câmbio, no caso, era instalado no eixo traseiro.
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