Como você se comporta no trânsito? Muitas vezes, não temos consciência sobre como nossas atitudes como pedestres, condutores, passageiros impactam o dia a dia no trânsito.
E foi para trazer essa reflexão que a campanha Maio Amarelo de 2024 trata da paz no trânsito.
Confira como pequenas atitudes podem melhorar essa convivência.
A campanha Maio Amarelo teve início há pouco mais de uma década e a cada ano um tema é abordado. Nessa edição, o assunto escolhido foi: “Paz no trânsito começa por você”. Mas o que exatamente significa essa paz no trânsito?
Vai além de apenas evitar acidentes. Envolve uma mudança profunda de mentalidade, onde cada um de nós reconhece sua responsabilidade em criar um ambiente seguro e harmonioso nas vias públicas.
“Ao longo dos anos, o Maio Amarelo tem se destacado como um chamado à conscientização, buscando não apenas alertar sobre os perigos do trânsito, mas também inspirar ações concretas para reduzir o número de acidentes e vítimas”, lembra a despachante especialista em processos PCD e diretora do Grupo Sentinela, Kátia Andrade.
Ao longo de quase 30 anos, ela pode realizar o sonho de centenas de pessoas que puderam comprar o seu veículo PCD. Mas também viu o quanto é importante termos prudência e empatia, por isso incentiva essas e outras campanhas como forma de prevenção e educação.
“Afinal, quem nunca se sentiu frustrado com a falta de respeito e educação nas ruas? Quem nunca presenciou uma cena de imprudência que poderia ter sido evitada com um pouco mais de atenção e cuidado? O tema deste ano, convida cada um de nós a refletir sobre nossas próprias atitudes enquanto estamos no trânsito. Lembrarmos que quando saímos do carro, somos pedestres. E quando estamos atrás do volante continuamos sendo humanos e não máquinas”, destaca.
Há mais de 50 anos, um desenho animado da Disney com o Pateta mostrava como o personagem se transformava ao assumir o volante de seu carro. De um ‘homem’ pacato para um motorista agressivo. Quem nunca viu pessoas assim?
E acredite são pequenas atitudes que mudam tudo. Reflita sobre alguns questionamentos que elencamos aqui e falam de comportamentos e trânsito.
A lista de perguntas seria ainda mais extensa, mas acreditamos que essas já são um bom início para repensar como estão as nossas atitudes.
E mais do que uma reflexão, esse é um convite para incorporarmos esses valores em nosso dia a dia, transformando não apenas o trânsito, mas também a nossa sociedade como um todo. Afinal, a paz no trânsito reflete a paz na comunidade.
Neste Maio Amarelo, vamos nos unir em prol da paz no trânsito. Vamos promover a conscientização, a educação e o respeito mútuo.
Mostrar que é possível construir um futuro para que as ruas sejam lugares seguros para todos, onde a pressa ceda lugar à paciência e onde a paz seja a regra, não a exceção.
Então, da próxima vez que você estiver no trânsito, lembre-se: a paz começa por você. E juntos, podemos fazer a diferença!