Meteor Optimus tem ainda cabine mais aerodinâmica, câmera no lugar dos retrovisores e muito conforto a bordo Se a mobilidade elétrica caminha a passos lentos no Brasil, mesmo no transporte de cargas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o que pode ser um passo na transição dos veículos a diesel para os eletrificados. É o Meteor Optimus, caminhão-conceito com uma série de recursos para reduzir o consumo de combustível e emitir até 90% menos CO2.
Começando pela aerodinâmica, o caminhão revelado na última segunda-feira (7) na Fenatran, a maior feira de transportes da América Latina, traz calotas especiais que cobrem boa parte das rodas, reduzindo a resistência ao ar. Para não prejudicar o arrefecimento do sistema de freios, há aberturas laterais que fazem função semelhante ao de uma turbina, direcionando o vento para esfriar discos e tambores.
Volkswagen Meteor Optimus tem rodas fechadas para melhorar a aerodinâmica
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Saias de borracha, cobertura das laterais e um difusor traseiro para desviar o fluxo de ar da carreta completam o pacote. No lugar dos grandes retrovisores convencionais, foram instaladas câmeras, como no Mercedes-Benz Actros. O motorista pode conferir as imagens em tempo real por meio de telas posicionadas nas laterais da cabine.
Há outras duas telas no interior. A primeira serve como quadro de instrumentos e é compartilhada com os automóveis da Volkswagen; já a segunda é a da central multimídia. As duas trazem uma interface própria da divisão de veículos comerciais do grupo.
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Mas o principal responsável pela redução de emissões é o motor Man D2676 de seis cilindros em linha, 12,4 litros e 530 cv. Já adaptado ao novo regime de emissões Euro 6, o propulsor tem como combustível o chamado HVO, também conhecido como diesel verde. Feito a partir de óleos vegetais como soja ou girassol, o HVO faz com que as emissões de gases poluentes sejam reduzidas em até 90%.
Caminhão-conceito tem câmeras no lugar dos retrovisores
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Além de ser menos poluente, o Meteor Optimus também é mais econômico. Segundo a Volkswagen, o consumo de combustível é 8% menor do que no Meteor com motor turbodiesel “convencional”. Vale lembrar que a linha mais recente dos caminhões da Volkswagen já segue as normas Euro 6, com 5% de economia em relação à norma anterior.
“Acreditamos que essa é uma fase de transição enquanto os caminhões elétricos de longo alcance não são viáveis no Brasil”, disse Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Meteor Optimus tem acabamento caprichado, com bancos de couro ecológico e ar-condicionado digital
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Sem qualquer relação com a eficiência energética, a Volkswagen ainda aproveitou para rechear a cabine do Meteor Optimus. O assento do motorista é pneumático (algo comum entre os caminhões), tem revestimento de couro ecológico, massagem e ventilação. O acabamento também é caprichado e tem materiais de qualidade superior. Por fim, o ar-condicionado é digital.
A Volkswagen já iniciou a fase de testes com o novo caminhão. A previsão é que essa fase siga até o final do ano que vem. Assim, o Meteor Optimus deve ser lançado no início de 2024. A empresa acredita que o preço deva ser 15% mais alto do que o de um similar sem os ganhos em consumo de combustível e redução nas emissões. Atualmente, um Meteor 29.530 custa cerca de R$ 720 mil.
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