Operação terá início com a comercialização de dois modelos: minivan D9 e SUV Bao 5, ambos com preços estimados na casa dos R$ 600 mil A BYD segue em franca expansão no Brasil. Depois de lançar a picape Shark e seguir com as obras na fábrica de Camaçari (BA), com inauguração prevista ainda para 2024, a empresa chinesa também prepara o lançamento de uma nova marca, focada em veículos de luxo. É a Denza, que terá lojas próprias e vai vender, inicialmente, dois modelos já confirmados.
A chegada da Denza vai acontecer já no primeiro semestre de 2025, e, segundo apuração da Autoesporte, as lojas devem ser separadas das concessionárias BYD. Uma possibilidade é aproveitar parte da estrutura física, mas separar os showrooms por uma parede, como a Stellantis faz em diversos pontos de venda no país.
Os dois modelos confirmados, por enquanto, são a van executiva D9 e o SUV grande Bao 5, já exibidos no Festival Interlagos e também no lançamento da Shark, em Goiânia.
Ainda que o lançamento esteja distante, também apuramos que, por enquanto, a previsão é lançar os dois veículos com preços na casa dos R$ 600 mil, fazendo deles os BYD mais caros do país. Porém, após um rápido contato com a dupla em Goiânia, podemos afirmar que são produtos, de fato, mais refinados que os vendidos atualmente pela marca chinesa. Veja abaixo mais detalhes.
Bao 5
BYD Bao 5 compartilha a plataforma com a Shark
André Paixão/Autoesporte
Se você acompanha as notícias da BYD, deve ter considerado estranha a presença do Bao 5 como um modelo Denza, já que na China ele é vendido como FangChengBao 5. A decisão foi simplificar o nome e incluir o SUV sob o guarda-chuva da Denza, que vai abrigar também todos os demais modelos de luxo da empresa que chegarão ao Brasil no futuro.
O SUV de quase 5 metros de comprimento usa a mesma base da picape Shark. Isso vale para a plataforma de chassi com longarinas e para o conjunto híbrido DMO, composto por um motor 1.5 turbo de 193 cv e outros dois elétricos, de 272 cv e 387 cv. No caso do Bao 5, porém, os números combinados são bem mais altos, chegando a 686 cv de potência e 77,5 kgfm de torque.
Denza Bao 5 tem linhas quadradas que ajudam a esconder o porte avantajado
Divulgação
No “amigável” ciclo chinês, a autonomia total chega a quase 1.200 km, sendo que desses, 125 são feitos no modo elétrico. Em julho, o Bao 5 entrou para o livro dos recordes ao ser o primeiro carro híbrido plug-in a subir a quase 6 mil metros de altitude.
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A cabine tem uma série de elementos que lembram a Shark. É o caso do console central elevado, com botões que se parecem teclas de aviação. O excelente padrão de acabamento se repete, com muito material emborrachado.
Tela para o passageiro e console central alto são destaques na cabine do Denza Bao 5
Divulgação
O visual quadrado, cheio de vincos, ajuda a esconder o porte avantajado. Seu corpanzil tem 4,89 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos. O peso total se aproxima dos 2.900 kg. No entanto, com quase 700 cv, o 0 a 100 km/h é feito em menos de 5 segundos.
Quando for lançado, o Bao 5 terá como concorrentes (em proposta) SUVs como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. Nos preços, porém, estará mais perto de modelos de luxo, como Volvo XC90, Audi Q7 e BMW X5.
Denza D9
Denza D9 será vendida no Brasil em lojas separadas da BYD
André Paixão/Autoesporte
O segmento de vans executivas no Brasil é tomado por empresas que customizam modelos como Mercedes-Benz Sprinter e similares (maiores ou menores). A BYD quer uma fatia desse bolo e trará a Denza D9, que sai de fábrica com sete lugares na peculiar configuração 2+2+3.
São 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de entre-eixos. Ou seja, porte similar ao de Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, por exemplo.
Na China, o modelo está disponível em versões com motorização híbrida, híbrida plug-in e elétrica, com tração integral ou apenas dianteira. Para o Brasil, chega a opção que pode ser carregada na tomada.
Poltronas da segunda fileira da Denza D9 têm pequenas telas para ajustes dos bancos
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Nesse caso, estamos falando da combinação de um motor 1.5 turbo que roda no ciclo Miller e entrega 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque com um elétrico de 231 cv e 34,6 kgfm, também montado na dianteira – por isso, a tração é nas rodas da frente. Combinados, entregam 300 cv de potência e 58,2 kgfm de torque. A bateria de 20,4 kWh garante autonomia elétrica de pouco mais de 100 km no padrão chinês.
Mais do que os atributos técnicos, a Denza D9 surpreende pelo luxo a bordo. Além do bom acabamento, também encontrado no Bao 5, a van entrega mimos disponíveis em classes executivas de aviões. As duas poltronas da segunda fileira têm aquecimento, ventilação, funções de massagem e, claro, podem ser ajustadas eletricamente, incluindo um apoio para as pernas.
Uma pequena geladeira está à disposição de quem vai na segunda fileira
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Há duas pequenas telas específicas em cada assento para que essas configurações sejam acessadas, além de duas outras telas, maiores, que podem reproduzir filmes e outras informações.
Por fim, o generoso teto solar é dividido em duas portas e as portas laterais têm abertura elétrica. Assim como o Bao 5, a D9 deve chegar custando por volta de R$ 600 mil. Porém, ao contrário do jipão, não há concorrentes diretos.
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