SUV mais barato da BYD e novo rival do Toyota Corolla Cross chega às lojas em duas versões O BYD Song Pro acaba de ser lançado em duas versões com motor híbrido plug-in no Brasil. A configuração de entrada do SUV médio, a GL, tem conjunto de baterias de 12,9 kWh. Já a versão GS oferece um pacote de 18,3 kWh. A marca chinesa também confirmou que o modelo será o primeiro hibrido a ser produzido na fábrica de Camaçari (BA).
Em comum, as versões oferecem o motor 1.5 a gasolina da família DM-i — o mesmo que equipa Song Plus e King. Segundo a BYD, o Song Pro desenvolve 223 cv de potência na versão de entrada e 235 cv na versão mais cara. O torque combinado não foi divulgado. Já o câmbio é do tipo e-CVT, independentemente da configuração.
BYD Song Pro tem forte apelo visual contra o Toyota Corolla Cross
Cauê Lira/Autoesporte
Initial plugin text
Além da potência, o tamanho das baterias também determina a autonomia no modo elétrico. A BYD declara que o Song Pro pode rodar até 71 km sem gastar uma só gota de gasolina na versão GL. No modelo topo de linha, o alcance rodando apenas a eletricidade chega a 110 km. Este ainda não é o padrão do Inmetro, que deve registrar alcances menores.
Para ambos, a velocidade máxima declarada é de 185 km/h. O Song Pro GL precisa de 8,3 segundos para atingir 100 km/h, enquanto a configuração GS cumpre a mesma marca em 7,9 segundos.
Visual e proporções
BYD Song Plus está disponível nas cores azul, branco e cinza
Cauê Lira/Autoesporte
Em comparação com o Song Plus, o novo Song Pro tem grande frontal, para-choques e faróis de LED com desenho distinto. Os acabamentos cromados do irmão mais requintado também saem de cena para dar lugar a peças mais sóbrias, feitas de imitação de aço escovado ou plástico preto brilhante.
Na traseira, há um pequeno spoiler, antena tubarão e as lanternas interligadas que se tornaram a identidade de design da BYD. Outro detalhe bacana é que a parte central deste filete se acende.
Ausência de um túnel central aumenta sensação de amplitude da cabine
Cauê Lira/Autoesporte
O Song Pro tem 4,74 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Em comparação, o Toyota Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas com abertura elétrica tem 520 litros de capacidade, superando os 440 litros do principal rival japonês.
Não há pacote de segurança ativa
O Song Pro chega ao Brasil sem assistentes ativos de segurança. Não há controle de cruzeiro adaptativo, sensores de ponto-cego e assistente de manutenção de permanência em faixa, por exemplo. Estes itens estão presentes no Toyota Corolla Cross, seu principal rival. Veja abaixo:
Pacote de equipamentos
Central multimídia giratória de 12 polegadas e painel de instrumentos digital são destaques
Cauê Lira/Autoesporte
A BYD optou por um pacote de equipamentos com poucas diferenças entre as versões. O que realmente impactou significativamente no preço de cada uma é a capacidade do conjunto de baterias. Confira abaixo:
GL : bateria de 12,9 kWh, seis airbags (frontais, laterais e cortina), faróis de LED com acendimento automático, central multimídia giratória de 12,8 polegadas, câmera 360° para manobras, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital, saída de ventilação para o banco traseiro, regulagens elétricas para o banco do motorista, regulagem de encosto para o banco traseiro e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas.
GS: mesmos equipamentos da GL + bateria de 18,3 kWh, carregador de celular por indução no console central e filtro de ar PM 2.5.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More