Fim do mistério: SUV flagrado no Brasil há meses com corpo de Song Plus e cara de Seal já tem nome e será lançado ainda em 2024 Apesar de estarmos quase em dezembro, a BYD ainda terá um lançamento em 2024. É o Song Premium, configuração do SUV que estreia um conjunto híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a gasolina de mais de 300 cv e tração integral. Apesar do nome e da carroceria herdada do Song Plus, o modelo tem visual inspirado no sedã elétrico Seal e será rival direto do GWM Haval H6 PHEV34, que custa atualmente R$ 283 mil.
A informação de que a BYD teria mais um lançamento em 2024, e de um SUV, havia sido antecipada pelo site Auto+. Agora, além de descobrir qual é o modelo, Autoesporte confirmou o nome escolhido pela BYD: Song Premium. Nossa reportagem já havia apontado para a chegada desse modelo em fevereiro deste ano. Na época, contudo, a previsão é que ele recebesse o nome Seal U, o mesmo que usa na Europa. Contudo, a marca chinesa optou por manter aqui a associação com a família Song.
BYD Song Premium é uma variante do Song Plus com visual atualizado
Divulgação/BYD
Como será o motor turbo híbrido do BYD Song Premium
Agora que já sabemos que a configuração turbo e com cara de Seal do Song Plus se chamará Song Premium, falta descobrir como serão seus dados de potência e torque combinados. O motor a combustão já está definido: será o 1.5 turbo de ciclo Miller de 139 cv de potência e 23,6 kgfm de torque, uma variante sobrealimentada do já conhecido 15 DM-i aspirado de 110 cv que equipa Song Plus, Song Pro e King.
Carroceria do BYD Song Premium é a mesma do Song Plus, mas com visual dianteiro inspirado no Seal
Divulgação/BYD
Além disso, há um motor elétrico dianteiro e outro traseiro, formando tração integral. A potência combinada e o desempenho variam de acordo com o mercado. Na Europa, o conjunto entrega 319 cv, capazes de levar o SUV de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos. No Oriente Médio, por sua vez, são 360 cv, fazendo com que o 0 a 100 km/h baixe para 5,9 segundos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
Em todos os casos, as baterias do tipo Blade – lâminas de lítio-ferro-fosfato (LFP) – têm 18,3 kWh de capacidade, as mesmas que já equipam o Song Plus. Porém, como há mais demanda por energia, é possível que a autonomia no modo elétrico seja menor na homologação do Inmetro.
Vale observar que a picape Shark possui esse mesmo conjunto motriz turbinado, porém em uma calibração mais agressiva e voltada ao desempenho – afinal, estamos falando de uma caminhonete média –, chamada DMO, com 183 cv gerados pelo 1.5 turbinado a gasolina e 437 cv combinados, e baterias de 29,6 kWh.
Teste: BYD Song Pro conseguirá ser um rival à altura do Corolla Cross?
Comparativo: BYD King consegue roubar a coroa do Toyota Corolla híbrido?
BYD Song Plus 2025 e GWM Haval H6 PHEV19 se enfrentam com novas baterias
Equipamentos
Por ser uma versão topo de linha, podemos esperar que o BYD Song Premium traga pelo menos os mesmos equipamentos do Song Plus, e ainda mais alguns mimos. Estamos falando de quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela giratória de 15 polegadas, bancos com ajustes elétricos e teto solar.
Painel do BYD Song Premium, conhecido em outros mercados como Seal U
Divulgação/BYD
Além disso, o Song Premium deve contar com um pacote Adas de assistências ativas de segurança mais completo, com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante, controlador de velocidade adaptativo (ACC) e outros itens.
Linha Song
Com a chegada do Song Premium, a linha Song da BYD passa a ter três variações, cada uma com um visual. O Song Pro segue como a porta de entrada, com preços partindo de R$ 189.800 em duas versões. Logo acima, o Song Plus tem pacote único e custa R$ 239.800. Por fim, o Song Premium turbo deve ser lançado também em versão única, na casa dos R$ 270 mil, tendo o GWM Haval H6 PHEV34 na alça de mira.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More