Marca chinesa quer investir R$ 3 bilhões para instalar linhas de montagem de carros, ônibus e caminhões elétricos A BYD deu mais um passo para se tornar uma fabricante nacional de automóveis. E a informação nem foi dada pela empresa. Na última sexta-feira (28), o Governo da Bahia confirmou a assinatura de um protocolo de intenções entre as partes para a instalação de não uma, mas três fábricas da gigante chinesa no estado. Segundo o governo, essas unidades devem produzir carros, caminhões e ônibus elétricos.
A estimativa é de gerar em torno de 1.200 novos empregos na região, com um investimento total de R$ 3 bilhões. Procurada, a BYD confirmou a assinatura, mas disse que não iria se pronunciar sobre o assunto. Autoesporte ainda apurou que a BYD pode assumir as operações da antiga fábrica da Ford em Camaçari.
Veja também
Segundo o governo baiano, a BYD pretende implantar as fábricas a partir de junho de 2023. Duas delas devem ficar prontas em setembro de 2024, com a previsão de início das operações em outubro. O terceiro complexo ficará pronto em dezembro de 2024, com previsão de iniciar as operações apenas no ano seguinte.
Essa última unidade deve ser a de automóveis. Isso porque a BYD estabeleceu que precisa vender 10 mil veículos anualmente para justificar a produção local. Deixar a fábrica de carros para o fim do cronograma possibilita que a empresa tenha tempo de alcançar esse volume.
As outras unidades serão responsáveis pela produção dos chassis de ônibus e caminhões, função atualmente concentrada pela unidade localizada em Campinas (SP). Segundo o governo da Bahia, o acordo inclui a extração de lítio e ferro fosfato no Brasil.
A matéria prima será processada na Bahia e enviada para a China, onde as baterias dos veículos elétricos serão produzidas. Por fim, o produto final será redirecionado ao Brasil para a montagem e finalização dos veículos.
Fábrica da Ford pode entrar no jogo
Fábrica da Ford em Camaçari está fechada desde janeiro de 2021
Divulgação
Em janeiro de 2021, a Ford encerrou a produção nacional com o fechamento de todas as suas fábricas no país. Conforme apurado por Autoesporte, a BYD tem interesse em assumir as operações do complexo de Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador.
Nenhum acordo foi firmado até o momento. A BYD apenas sinalizou a possibilidade para a Ford e o governo da Bahia. Detalhes sobre a operação devem ser divulgados em breve.
BYD Song Plus é o mais recente lançamento da marca no Brasil
Divulgação
A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo. A marca iniciou suas operações no Brasil em 2021, com o lançamento dos modelos elétricos Han e Tan, além dos veículos corporativos eT3 e D1. O primeiro híbrido da empresa, Song Plus, acaba de chegar ao Brasil. Atualmente, a BYD tem 11 concessionárias instaladas no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More