Marca chinesa vai criar uma família de caminhonetes e plano inclui uma compacta; vem aí a baby Shark! A BYD está desenvolvendo uma família de caminhonetes para complementar a linha Shark. Pelo menos outras duas caminhonetes devem chegar ao mercado nos próximos anos, com chances de que também sejam comercializadas no Brasil. No entanto, o mais importante é que a marca chinesa já prepara uma picape compacta híbrida flex com produção nacional para competir com a Fiat Strada.
Em outubro, o site AutoPapo publicou que a BYD enviou para a China alguns exemplares da Strada para avaliação. Autoesporte apurou que o projeto está sendo desenvolvido em específico para o Brasil. Ainda não há um prazo específico de lançamento, mas, caso os planos se concretizem, a picape terá produção em Camaçari (BA) como fator mandatório, além de motor híbrido flex.
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BYD “baby Shark”: projeção imagina como poderia ser a traseira da futura picape compacta híbrida flex
Kleber Silva/Autoesporte
Como será a BYD “Baby Shark”
Ainda de acordo com nossas fontes, a suspensão da Strada está sendo usada à risca como modelo para o desenvolvimento da futura “mini-Shark”, o que significa que há grande possibilidade de a picape da montadora chinesa ter suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas. A depender dos testes conduzidos na China, a futura compacta da BYD poderá dispor de configurações cabine simples e dupla.
A base da motorização híbrida deve ser o motor 1.5 DM-i aspirado quatro-cilindros 16V de ciclo Atkinson de Song Pro, Song Plus e King. Contudo, ainda não se sabe se teremos um sistema híbrido convencional (HEV) ou plug-in (PHEV), de arquitetura mais sofisticada, o que elevaria os custos e a complexidade do projeto – o peso das baterias, por exemplo, comprometeria a capacidade de carga.
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Vale lembrar que, até hoje, todos os veículos já lançados pela BYD são híbridos plug-in ou elétricos. Ou seja, se a fabricante optar por uma arquitetura híbrida mais simples estaríamos diante de um marco na história da montadora. As projeções da “baby Shark”, meramente ilustrativas, são de Kleber Silva.
Família Shark
Rival da Fiat Strada pode fazer parte da família de picapes Shark
Murilo Góes/Autoesporte
A ideia da BYD é fazer com a Shark o mesmo que está fazendo com a gama Bao: um mesmo prenome, mas com os números identificando os diferentes tamanhos. Assim, devemos ter no futuro picapes de portes distintos chamadas Shark 3, Shark 5, Shark 9 e assim por diante.
Resta saber se a Shark atual será o maior modelo ou uma opção intermediária, com uma picape grande sendo lançada logo acima. Em conversas com executivos da empresa, foi possível identificar que a futura rival híbrida da Fiat Strada fará parte dessa família. Quem sabe não se chamará Shark 1 ou Shark 3?
BYD Shark: testamos a picape híbrida para ver se é um tubarão de verdade
Uma curiosidade é que a Shark, a primeira caminhonete híbrida plug-in do nosso país, não é vendida na China. A picape sequer foi exibida no Salão de Guangzhou.
Com o aumento na linha de produtos, a BYD espera seguir crescendo em ritmo acima da média no mercado brasileiro. Quando questionada pela Autoesporte sobre novos modelos de entrada, para garantir um aumento expressivo na participação de mercado no Brasil, a vice-presidente global da empresa, Stella Li, disse que a marca está “olhando para os segmentos de luxo”.
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