Pegadinha de 1º de abril virou boato que circula nas redes sociais e engana ao afirmar que gigantes chinesa e alemã planejam se unir A fusão negociada entre Honda e Nissan ganhou o noticiário há algumas semanas e, embora não tenha sido concretizada, foi muito discutida no meio automotivo. O assunto continuou em evidência nos últimos dias e, dada a repercussão, fez surgir nas redes sociais postagens informando sobre outra fusão, neste caso supostamente firmada entre BYD e Volkswagen.
A informação, porém, é falsa e não passa de mero boato. A história começou como uma pegadinha de 1º de abril no Instagram, em um vídeo que afirma que BYD e Volkswagen teriam “anunciado uma fusão histórica” para “mexer com os pilares do mercado automotivo global”, visando a uma “aliança estratégica para a eletrificação”.
O próprio vídeo termina com a legenda “é notícia de 1º de abril, mas bem que poderia ser verdade”, mas foi o suficiente para que a informação começasse a se propagar como verdadeira, provocando uma série de textões analíticos sobre o caso, especialmente no LinkedIn.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Fake news diz que BYD usará fábricas da Volkswagen na Alemanha
Divulgação
O que diz a fake news
Segundo o boato, a fusão ganhou força em razão do estado de crise vivido pela Volkswagen e do avanço da BYD no cenário internacional. A ideia seria unir a expertise alemã em design e engenharia com a capacidade de investimento e inovação chinesa, de modo a criar “uma única empresa que dominaria o mercado global”.
A publicação enganosa diz ainda que os chineses passariam a usar as fábricas da Volkswagen na Alemanha para produzir elétricos com preços acessíveis e, dessa forma, abocanhar todo o mercado europeu de EVs de entrada. Os alemães, por sua vez, focariam em carros mais caros e destinados ao segmento de luxo.
A verdade
BYD terá fábrica no Brasil, mas sem nenhuma ligação com a Volkswagen
Autoesporte/Fernando Pedroso
Apesar de todo burburinho, nada do que vem sendo relatado nessas postagens alarmistas é verdadeiro. Não há qualquer negociação de fusão entre BYD e Volkswagen no momento. Na China, em especial, as duas marcas travam disputa acirrada pelo mercado e a Volkswagen mantém relação de décadas com outras empresas locais, como a Saic e a FAW.
Initial plugin text
Consultadas por Autoesporte, as duas empresas negaram veementemente os rumores. Na prática, seguem concorrentes diretas, especialmente no segmento de carros elétricos — onde a Volkswagen mantém parceria com rivais diretas da BYD, como a xPeng, o que afasta ainda mais qualquer possibilidade de fusão.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Mais Lidas
Fonte: Read More