Menor modelo da família Bao tem tamanho de Song Plus e dois motores elétricos; lançamento será em 2025 A Fang Cheng Bao (ou FCB, como os chineses têm chamado), submarca de SUVs com pegada off-road da BYD, se prepara para lançar seu terceiro e menor modelo. É o Bao 3, um modelo elétrico que teve imagens divulgadas pelo órgão de registro de patentes chinês e vai chegar às lojas em 2025.
Se a notícia parece distante, é preciso dizer que os primeiros modelos da Fang Cheng Bao chegam ao Brasil no ano que vem. Mas não precisa treinar o mandarim desde já. Por aqui, a BYD adotou um outro padrão de nome para os jipões. Eles serão comercializados pela Denza, uma outra submarca da gigante chinesa. O Denza Bao 5 será o primeiro a chegar.
Voltando ao Bao 3, o modelo se encaixaria perfeitamente na estratégia dos chineses de oferecer veículos em cada um dos segmentos de mercado. O SUV ficaria posicionado exatamente entre o Yuan Plus e o Tan na linha de elétricos da BYD.
BYD Fang Cheng Bao 3 tem para-choque elevado e rodas de até 19 polegadas
Reprodução
Algumas imagens do modelo já haviam sido divulgadas pela BYD. Mas agora, o ministério chinês mostrou imagens de patentes e também uma versão aparentemente mais sofisticada, chamada Titanium.
Na China, além de imagens, o escritório de patentes também costuma “entregar” informações técnicas dos veículos. Logo, já sabemos que o Bao 3 terá 4,61 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura. O mais curioso é que o modelo poderá ser vendido com um drone no teto, o que aumenta a altura para 1,93 m. Como referência, essas medidas são apenas um pouco menores que as de um Song Plus.
BYD terá pelo menos 9 lançamentos de carro no Brasil em 2025; veja quais
Ao que tudo indica, haverá duas versões, porque foram reveladas informações de rodas de 18 ou 19 polegadas e peso total de 2.170 kg ou 2.265 kg. Os ângulos de ataque e saída são 25° e 28°, respectivamente. Como referência, um Jeep Renegade 4×4 tem, na mesma ordem, 30,3° e 32,7°.
BYD Fang Cheng Bao pode ser vendido em duas versões
Reprodução
E, já que mencionamos o Renegade, o preço do Bao 3 na China deve ser o equivalente ao do Jeep de entrada no Brasil. A estimativa é que ele custe 200 mil yuan, ou R$ 164 mil, na conversão direta. O valor seria quase suficiente para comprar um Renegade Longitude 4×2 no Brasil (R$ 167.990).
Na China, o Bao 3 será movido por uma dupla de motores elétricos. Cada um será posicionado em um eixo, garantindo tração integral. Na frente, são 148 cv. Atrás, 268 cv. Porém, a potência combinada não foi divulgada. A velocidade máxima é de 201 km/h.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Para alimentar os motores elétricos, o Bao 3 lançará mão das conhecidas baterias Blade da BYD. Mas a capacidade e a autonomia ainda são um mistério.
A chegada ao Brasil também permanece em segredo. Porém, considerando o tamanho do segmento e a agressividade da BYD em trazer veículos da China, é bem possível que o Bao 3 apareça por aqui nos próximos anos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More