SUV elétrico vence disputa contra Mercedes EQS, BYD Tan e Porsche Taycan O BMW iX é o grande vencedor da inédita categoria Carro Elétrico Premium do Ano 2023 da Autoesporte, o principal prêmio da indústria. Em cerimônia promovida nesta quinta-feira (1), em São Paulo, a equipe de especialistas concedeu o título ao tecnológico SUV elétrico. Mercedes-Benz EQS, BYD Tan e Porsche Taycan Cross Turismo também concorreram.
“É um enorme orgulho receber o prêmio como carro superpremium do ano. O iX é o carro mais inteligente do mercado brasileiro. Para a BMW, é o futuro. O iX não é só elétrico, ele é digital, circular e representa nossos pilares”, diz Michele Menchini, diretora comercial da marca.
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O BMW iX é vendido atualmente no Brasil em duas versões: xDrive40 (R$ 667.950) e xDrive50 Sport (R$ 847.950). A opção de “entrada” vem equipada com dois motores elétricos e entrega 326 cv de potência e 64,2 kgfm de torque. A autonomia declarada pela fabricante é de 476 km.
Já a configuração mais cara também tem dois motores, mas são 523 cv e 78 kgfm, o suficiente para o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 s. A autonomia máxima declarada pela BMW é de 630 km.
Independentemente da versão, o BMW iX pode recuperar 75% de sua carga em 35 minutos se estiver plugado em um carregador ultra-rápido. Nesse tipo de unidade re recarga, bastam 10 minutos para a autonomia do iX xDrive50 aumentar em 150 km e do iX xDrive40, em 95 km.
O novo carro da BMW também levou outro prêmio: o de Inovação do Ano. O SUV vem com diversas tecnologias na grade dianteira. Para começar, atrás dela estão escondidos sensores, radares e outros componentes ligados à condução semi-autônoma. A BMW também instalou um sistema de aquecimento que pode derreter gelo e neve, função que dificilmente será utilizada pelos clientes brasileiros.
Por cima disso tudo, há uma camada de poliuretano, um componente químico usado em plásticos, selantes e vedações. Este é o principal responsável pela reparação quase instantânea da grade do BMW iX.
Se uma pedrinha acertar a grade frontal na estrada, pode tirar uma pequena parte do poliuretano que reveste a estrutura. No entanto, como o material é extremamente maleável e tem certa viscosidade, a tendência é que ele se ajuste ao formato original, arrumando a parte onde a pedrinha bateu. Evidentemente, avarias mais severas não podem se regenerar.
O BMW iX leva em torno de um dia para retomar a forma original de sua grade. Se o proprietário estiver impaciente, pode usar um secador de cabelo sob a superfície para acelerar a reparação. Neste caso, o processo levará alguns minutos.
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