Retrospectiva 2022: as principais histórias sobre o paradeiro de carros que ganharam notoriedade, junto com as celebridades que os utilizavam Se você tem curiosidade em saber o paradeiro de carros que ficaram famosos por estarem atrelados a personalidades ou fatos históricos, saiba que o lugar é aqui.
Isso porque a Autoesporte tem uma seção chamada “Que Fim Levou”, criada especialmente para levar os leitores ao destino de alguns ícones perdidos de quatro rodas.
Ao longo de todo 2022, encontramos boas histórias e ótimos personagens que participaram desse quadro por aqui. Agora chegou a hora de relembrarmos todos eles. Confira:
Que fim levou o BMW Série 7 em que 2Pac foi assassinado?
BMW Série 7 em que o rapper 2Pac foi assassinado está à venda
Divulgação
O assassinato do rapper Tupac Shakur, mais conhecido pelo nome artístico 2Pac, é um dos maiores mistérios da música. O artista foi baleado dentro do seu BMW Série 7 em Las Vegas, em 1996, e acabou morrendo no hospital.
Depois de mais de duas décadas de investigações, os mistérios por trás do falecimento de Tupac Shakur ainda não foram revelados. Mas o paradeiro do carro, na versão 750i, foi descoberto.
O sedã foi comprado e restaurado por um colecionador norte-americano, ainda nos anos 1990, para esconder as marcas de bala e de sangue. Agora, o veículo está à venda por US$ 1,7 milhão (R$ 8,8 milhões na conversão direta) a poucos quarteirões do lugar em que 2Pac foi alvejado, há 26 anos.
Que fim levou o JAC J3 enterrado na Bahia?
JAC J3 foi enterrado na Bahia em 2012 para servir de cápsula do tempo
Lucca Mendonça
A Jac Motors começou a vender seus carros no Brasil em 2010. Mas foi dois anos depois que a marca chinesa resolveu que iria erguer sua fábrica nacional no país. O local escolhido foi Camaçari, na Bahia.
Para simbolizar o feito, a Jac instalou uma pedra fundamental onde seria a fábrica e teve a brilhante ideia de enterrar um J3 vermelho para servir de cápsula do tempo. Diversas mensagens e lembranças ainda foram colocadas dentro do veículo.
O que a marca não esperava é que os planos da planta de Camaçari não dariam certo e que o terreno teria que ser devolvido ao Governo da Bahia em 2017. Só que quando foram mexer no espaço, o compartimento estava cheio de água e lama, e sem nenhum JAC lá dentro.
A verdade é que o hatch foi retirado no sigilo pela própria fabricante um tempo antes. Ou seja, invés de ficar 20 anos enterrado, o Jac J3 está agora em um galpão escuro e fechado de propriedade do próprio Grupo SHC, também no estado nordestino. Aliás, o carro segue com todas as lembranças daquela celebração em seu interior.
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Que fim levou o BMW que foi de Elvis Presley?
Raro BMW 507 do Elvis Presley mudou de cor e ficou 30 anos abandonado, mas voltou aos dias de glória após uma restauração feita pela própria BMW
BMW
Um dos maiores nomes da música mundial só poderia ter um dos mais belos carros já criados. Trata-se de Elvis Presley e de um BMW 507. O artista comprou um dos 257 exemplares do veículo em 1958, na cor branca, e teve problemas com algumas fãs que pintavam a carroceria do automóvel com batom vermelho.
Para contornar a situação, o Rei do Rock mandou pintar o carro de vermelho, mas vendeu o 507 logo depois, em 1960. E foram só oito anos depois que o colecionador Jack Castor adquiriu o BMW. Sem que ninguém soubesse de seu passado glorioso, o automóvel ficou três décadas em um galpão abandonado.
A história só tomou outro rumo quando a jornalista Jackie Jouret localizou o modelo e conseguiu comprovar que o carro de chassi 70079 era o mesmo que pertencera a Elvis.
Hoje, depois de muitas negociações, a relíquia alterna os dias entre o museu da BMW, em Munique, e um galpão de clássicos da marca na mesma cidade. De certa forma, dá para dizer que o bom filho à casa retornou.
Que fim levou o Toyota Supra do “Braia” de Velozes e Furiosos?
Toyota Supra de Paul Walker foi leiloado
Divulgação
Quem assistiu o primeiro filme da franquia “Velozes & Furiosos”, em 2001, deve ter se apaixonado por aquele Toyota Supra 1994 laranja. A primeira aparição do esportivo acontece na oficina de Dominic Toretto (interpretado por Vin Diesel). Ele e Brian O’Conner (Paul Walker) acabam tirando um racha e o Toyota vence a corrida com folga.
Esse modelo original de que estamos falando foi leiloado por US$ 550 mil – cerca de R$ 2,9 milhões na cotação atual. O valor expressivo faz dele o Supra mais caro da história, mas não há informações sobre o novo dono.
O que sabemos é que o proprietário não terá a verdadeira sensação de dirigir uma máquina como essa, já que o modelo original tem 324 cv, enquanto o Supra do filme desenvolve em torno de 550 cv de potência.
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Que fim levou o primeiro carro do Maradona?
Fiat 128 Europa foi o primeiro carro de Maradona
Reprodução/Instagram @pastorino.clasicos
Há uma relíquia que roda pelas ruas da Argentina totalmente despercebida. Estamos falando do primeiro carro zero-quilômetro de Diego Maradona, um Fiat 128 Europa comprado em 1982. O sedã compacto saía de fábrica com o motor 1.3 aspirado de 60 cv.
Só que o carrinho não durou muito nas mãos do craque argentino, que rodou apenas 370 quilômetros com ele. Na época, o carro se perdeu. Até que, em 2003, o colecionador e torcedor do Boca Juniors, Martín Varrone, conseguiu encontrar o carro. O Fiat estava abandonado em um galinheiro, no noroeste da Argentina, totalmente deteriorado.
Depois disso, o veículo foi completamente restaurado e, no ano passado, Varrone tentou leiloar uma NFT do Fiat 128.
Os lances começavam em US$ 400 mil, cerca de R$ 2,1 milhões, mas o token não foi arrematado. O dono pretende se livrar do Fiat para investir na carreira do seu filho no automobilismo.
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