Denominações automotivas têm, na maioria das vezes, significado bem simplório, ainda que curioso Todas as coisas têm um nome, e normalmente nos acostumamos a chamá-las de certa maneira e pronto. Na indústria automotiva, vários nomes nasceram de uma sigla ou de um acrônimo de significado bem simples, mas poucas vezes nos apercebemos disso.
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Entre as montadoras, especialmente as mais antigas, há diversos casos. A Vemag, empresa nacional responsável por produzir um dos primeiros automóveis brasileiros, sob licença da DKW alemã, em 1956, é um exemplo: seu nome significa apenas VEículos e Máquinas AGrícolas. Isso porque, antes da DKW, a Vemag já montava aqui caminhões Scania-Vabis e Tratores Massey-Harris-Ferguson.
DKW, aliás, é a sigla para Dampf Kraft Wagen, ou carro a vapor, já que era essa a propulsão do primeiro veículo da marca. Apenas no Brasil se lê “dê-cá-vê” em vez de “dê-cá-dábliu”. Isso porque a letra “W” só passou a fazer parte do alfabeto brasileiro em 1990, e antes dizia-se que o “W” tinha som de “V”. Então, referiam-se à marca com a última letra como “V”, não “W”.
Isso também ocorria com a BMW: muitas pessoas idosas ainda falam “bê-ême-vê” em vez de “bê-ême-dábliu”. Por sinal, BMW é simplesmente a sigla para Bayerische Motoren Werke, ou fábrica de motores da Baviera — região onde a empresa foi fundada.
BMW é sigla para Bayerische Motoren Werke
Auto Esporte
Voltando às montadoras nacionais, outro caso típico é o da FNM, sigla para Fábrica Nacional de Motores, nada mais. Aqui há outra curiosidade em relação à leitura: o caminhão da marca, em vez de ser chamado de “éfe-êne-ême”, ganhou o apelido popular de “fê-nê-mê”, baseado nas três letras. E aí pegou.
A origem do nome Simca também remete a uma sigla. Como a montadora é de origem francesa, nasceu Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. Mas, quando aportou no Brasil, por ter sócios locais, virou Sociedade Industrial de Motores, Caminhões e Automóveis (apesar de nunca ter produzido caminhões aqui).
Como eram os primeiros carros populares do Brasil?
A fabricante brasileira de carrocerias de ônibus Caio parece ter a origem de sua denominação no primeiro nome do fundador, mas não: é sigla de Companhia Americana Industrial de Ônibus.
Essa coisa de siglas não é exclusividade das montadoras mais antigas. As duas mais recentes a aportar por aqui, ambas chinesas, se utilizam do mesmo sistema, ainda que os significados sejam bastante distintos.
Build Your Dream virou BYD
Rafael Munhoz/BYD
BYD é Build Your Dreams (Construa Seus Sonhos) e aparece até por extenso, como emblema, na traseira de seus carros. Já GWM é Great Wall Motors, uma homenagem à grande muralha da China. A maior diferença é que a BYD resolveu divulgar seu nome no Brasil usando a sigla em inglês (“bí-uai-dí”), enquanto a GWM optou por usar o português mesmo (“gê-dábliu-ême” em vez de “dji-dâbliu-êmn”).
Os nomes originários de siglas e acrônimos também estão nas autopeças. Você sabia que Cofap significa apenas COmpanhia FAbricadora de Peças? Outro caso interessante é o da Wapsa, antiga marca de alternadores, motores de partida e reguladores de voltagem. O nome é sigla de Walita Auto Peças S.A. — sim, a mesma Walita de liquidificadores e outros eletrodomésticos. Por sinal, Walita vem da junção do nome do dono da empresa com o de sua esposa: Waldemar e Lita.
Fânia, de cabos, é de FÁbrica Nacional de Instrumentos para Autoveículos. Carburadores DFV nasceram das iniciais do fundador da empresa, Décio Fernandes de Vasconcelos. Cobreq, de pastilhas de freio? COmpanhia BRasileira de EQuipamentos.
E VDO? Bem, essa é mais complicada. A empresa é alemã e seu nome é sigla para Vereinigte Deuta Ota, ou seja, União da (empresa) Deuta com a (empresa) Ota. E esses dois nomes também são siglas: Deuta de DEUtsche TAchometer Werke, em português Fabricante Alemã de Tacômetros, e Ota de Offenbacher TAchometer Werke, fabricante de Offenbach (cidade alemã) de Tacômetros.
GTS da Volkswagen é sigla para Gran Tourism Super
Divulgação
Outro caso automotivo comum em que usamos muitas siglas sem nos dar conta de seu significado é no batismo de versões. Aí é um espetáculo. Vamos a algumas delas. Na linha Volkswagen, GTS era para Gran Tourism Super e GTI para Gran Tourism Injection.
Na Fiat, CSL de Comfort Super Luxe e ELX de Eletronic Luxe Extra. Na Ford, GLX representava Gran Luxe Extra e LDO, Luxuosa Decoração Opcional. Já na Chevrolet, a sigla GSI significava Gran Super Injection; GLS, Gran Luxe Super; e CD, Comfort Diamond.
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