Acessório custa menos de R$ 500 e é usado por criadores de conteúdo nas redes sociais; até limusine é testada em vídeo Assim como nos filmes de ação, muitos amantes de carros gostam de se arriscar em manobras radicais e acabam se interessando pela prática do drift. Recentemente, um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar um criador de conteúdo usando um acessório nas rodas traseiras de um Citroën C3 que promete dar ao carro a capacidade de deslizar nas curvas.
Vendido pela marca Drift Trayz, o item, que vem dos Estados Unidos custa R$ 413, mas atualmente está em promoção por R$ 289. E tem gente comprando o acessório para uso nas ruas.
Trata-se de uma espécie de bandeja. Duas delas são posicionadas nos pneus traseiros do veículo e obtêm aderência por meio do peso do carro. Desse modo, é possível que mesmo carros com tração dianteira sejam capazes de realizar manobras de drift sem maiores problemas. Mesmo vendido livremente na internet, será que é permitido circular pelas vias com o acessório? Autoesporte esclarece.
Initial plugin text
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Posso utilizar a bandeja de drift no meu carro?
A resposta é não. Não é permitido circular em vias públicas com a bandeja de drift acoplada aos pneus traseiros, como determina o Artigo 175 Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso porque a legislação considera infração gravíssima conduzir veículo para “demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus”.
Motoristas pegos nessa condição recebem, além dos sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 2.934,70 — neste caso, o valor da infração aumenta em dez vezes pelo fator multiplicador utilizado para endurecer as penas de infrações gravíssimas, como explicamos nesse outro artigo. Há ainda a medida administrativa de remoção do veículo e suspensão do direito de dirigir pelo período de dois a oito meses (previsto no Inciso II do Art. 261 do CTB).
Bandeja automotiva também é usada por entusiastas em pista
Reprodução/Instagram
Já em caso de reincidência — ou seja, se o motorista cometer a infração novamente no período de até 12 meses —, a multa será dobrada e a suspensão do direito de dirigir poderá chegar a 18 meses. Vale frisar também que conduzir veículo com CNH suspensa é infração gravíssima, com valor da punição de R$ 880,41.
Em resumo, a venda do acessório é ilegal para uso nas ruas. A bandeja de drift é um item para fins recreativos que deve ser usado apenas em propriedades privadas ou espaços fechados e voltados à práticas relacionadas ao automobilismo.
Bandeja de Drift é vendida pela empresa americana Drift Trayz, que exporta para vários lugares do mundo, incluindo o Brasil
Divulgação
Initial plugin text
Apesar da repercussão recente por aqui, o site da Drift Trayz mostra diversos vídeos de criadores de conteúdo nos Estados Unidos (onde também é proibido realizar esse tipo de manobra em vias públicas) testando o acessório em veículos que vão desde hatches mais antigos, como o Renault Clio e o Volkswagen Golf de sexta geração, até uma limusine. Confira o vídeo clicando aqui.
Limusine de mais de seis metros de comprimento também foi usada para testar bandeja automotiva para drift
Reprodução/Instagram
O acessório reflete numa popularização da prática, já que diversos vídeos na internet mostram pessoas usando até mesmo bandejas da rede de fastfood McDonald’s para destracionar as rodas traseiras. Outras tentativas de criar um apelo mais radical à direção em curvas, como a inclinação das rodas em direção à parte interna do carro (a cambagem negativa), também são proibidas por lei.
Nesse caso, entramos na alteração das características de fábrica do carro (Art. 98 do CTB), que quando feita sem autorização prévia dos órgãos reguladores é configurada como infração grave (Inciso VII do Art. 230 do CTB).
Bandeja de fast food é usada para destracionar rodas traseiras e fazer drift “caseiro” em diversos vídeos na internet
Reprodução/Youtube
Prática competitiva
Por fim, é importante mencionar que a proibição quanto à prática de drift em vias públicas se estende à organização de competições. Nesses casos, o Art. 174 do CTB prevê as mesmas penalidades e medidas administrativas aos motoristas que organizarem ou participarem de eventos de “exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo” sem que seja solicitada autorização do órgão de trânsito responsável pela via utilizada. Ao colocar em risco a vida de outras pessoas, o condutor poderá ser julgado sob o Código Penal.
Entretanto, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, a modalidade é um esporte a motor com competições profissionais. A Formula Drift foi criada pelos norte-americanos com inspiração na D1 Grand Prix do Japão — país onde a técnica foi criada — e o irlandês James Deane foi o campeão da última temporada. Já o norueguês Fredric Aasbø, é o piloto da modalidade com o maior número de vitórias na categoria (são 19).
Cadillac na Fórmula 1: 5 marcas dos EUA que se aventuraram na categoria
Por aqui, o Campeonato Brasileiro Ultimate Drift possui quatro categorias, sendo que pilotos a partir dos 14 anos podem participar das competições para a modalidade. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), entretanto, exige a apresentação de certificado de aptidão obtido através de curso presencial em alguma escola de pilotagem credenciada.
Campeonato Brasileiro de Drift foi inspirado na competição americana Formula Drift e premia piotos em quatro categorias
Reprodução/Instagram
Veja também:
Leticia Bufoni fala do amor por carros e como realizou sonho de ser piloto
Vídeo: como é dirigir o Audi e-tron GT até 245 km/h na rodovia sem limite de velocidade na Alemanha
Teste: curso de drift no gelo da Audi vai do ápice de adrenalina do RS 5 a incerteza do RS e-tron GT
Teste: Audi R8 V10 dá adeus e entra para a história automotiva mundial
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More