Marca alemã vai desenvolver motor e disse que pode comprar participação de equipe suíça Após confirmar os rumores e anunciar a entrada na Fórmula 1, a Audi agora ratifica outro boato e diz que vai ocupar o lugar da Alfa Romeo como parceira da Sauber a partir de 2026. Por enquanto, está confirmada apenas o fornecimento de motores para a equipe suíça.
Mas a própria Audi já adiantou que deve comprar uma participação na Sauber. Essa não é a primeira vez que a equipe suíça tem uma parceira alemã. Entre 2006 e 2009, a BMW foi a fornecedora de motores e controladora do time.
Veja também
Com a entrada da Audi na Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo volta a ter motores construídos em solo alemão. Vale lembrar que apesar de a Mercedes ser uma empresa germânica, toda a estrutura da equipe está instalada na Inglaterra.
No caso da Audi, o centro de desenvolvimento de motores será em Neuburg, perto da sede da empresa, em Ingolstadt. Atualmente, 120 pessoas trabalham no projeto. Já a construção dos carros segue na fábrica da Sauber, em Hinwil, na Suíça.
Audi será parceira da Sauber a partir de 2023
Divulgação
Ainda que entrada efetiva da Audi na Fórmula 1 só aconteça em 2026, a estrutura em Neuburg será expandida a partir de 2023. Dois anos depois, em 2025, está previsto o início dos testes do novo motor já preparado para o regulamento de 2026.
A relação que está sendo construída entre Audi e Sauber é diferente da parceria do time suíço com a Alfa Romeo, mas parecida com um contrato de patrocínio com naming rights. Aliás, o contrato atual se encerra em 2023. Nas temporadas 2024 e 2025, a Sauber deve atuar de forma independente.
Plano do Grupo Volkswagen
A entrada da Audi na Fórmula 1 é a consolidação do plano do Grupo Volkswagen de ingressar na lucrativa categoria.
Nos últimos anos, os boatos de que o Grupo Volkswagen estaria de olho na Fórmula 1 só ganharam força. Quando a categoria aprovou um novo regulamento de motores, com estreia prevista para 2026, o rumor se confirmou e os alemães confirmaram a entrada de não apenas uma, mas duas marcas no certame.
Isso porque além da Audi, a Porsche também negocia para participar do mundial.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More