Segundo as empresas, a melhoria na infraestrutura e a adaptação do comportamento do consumidor permitirão essas mudanças no futuro Se você acha que quanto mais os carros elétricos evoluem, maiores seriam as autonomias que eles deveriam alcançar, rodando mais de 1.000 km sem precisar carregar, a história pode ser completamente oposta. Audi e Mazda, por exemplo, apostam que as baterias de carros elétricos deverão, na verdade, ser menores no futuro. E que o alcance dos modelos novos deverá ser algo menos valorizado do que hoje.
As duas empresas apontaram os motivos pelos quais acreditam nessa tendência. O principal deles é que as infraestruturas de carregamento serão mais rápidas e abundantes. Dessa maneira, o motorista até precisará carregar seu veículo com mais frequência, mas isso será feito de forma mais fácil.
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“Hoje você vai ao posto de gasolina, compra o combustível e é natural como você consegue energia para dirigir. Com os carros elétricos não é tão natural, você tem que ajustar seu comportamento. Mas quando você se acostumar com isso, acho que o tamanho das baterias diminuirá novamente, porque elas tornam os carros desnecessariamente pesados, caros e grandes”, afirma Markus Duesmann, CEO da Audi.
Já o CEO da Mazda nos Estados Unidos, Jeffrey Guyton, diz que a mentalidade dos consumidores precisa mudar, deixando de usar o carro a gasolina como parâmetro. Segundo o executivo, o carro elétrico nasceu para a mobilidade cotidiana, como levar as pessoas ao trabalho ou fazer as tarefas do dia a dia. Os donos desse tipo de veículo vão aprender, evoluir e mudar suas prioridades baseados em suas próprias experiências.
Motoristas precisam adaptar seus comportamentos com a eletrificação, diz o CEO da Mazda
Divulgação
“Quando os motoristas entenderem isso, eles também entenderão que um carro elétrico com uma bateria pequena e um alcance menor que o desejado será a solução ideal”, acredita Guyton.
Por fim, o executivo ressalta que essa medida poderá trazer melhorias na produção dos componentes, otimizando os recursos usados. Com essa simplificação, mais veículos poderiam ser abastecidos com as baterias menores, aumentando a frota eletrificada e reduzindo as emissões de gases tóxicos em todo o planeta.
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