Fabricantes apostam em segmentos diferentes, como sedãs e picapes, sem esquecer os modelos eletrificados Dezembro é o mês em que as pessoas listam seus compromissos e objetivos para o ano seguinte. Aprender uma nova língua, mudar de emprego ou viajar para o exterior são exemplos de alguns dos principais planos.
No mundo automotivo não é diferente. O fim do ano marca o início de novos objetivos para as equipes de engenharia, produto e marketing de qualquer fabricante. Com isso em mente, a Autoesporte lista quais são os objetivos de Ano Novo das principais fabricantes do Brasil, com base no ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)
Fiat
Argo terá versão CVT em 2023
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O Réveillon será bom para quem trabalha na Fiat. A marca italiana foi líder de venda, com 388 mil emplacamentos de automóveis e comerciais leves ao longo de 2022. O principal objetivo para 2023 é manter a liderança.
O ano da Fiat deve começar com o lançamento do Argo com motor 1.3 aspirado e câmbio CVT. O mesmo conjunto já é oferecido no Pulse, mas chega depois no hatch pela falta de componentes na indústria. Sendo assim, a marca terá novas opções para concorrer com Chevrolet Onix e Volkswagen Polo.
Fiat Fastback terá versão Abarth, assim como o Pulse
Renato Durães
Entre os SUVs, a Fiat deve repetir a receita do Pulse e lançar uma versão Abarth para o Fastback. O modelo vai preservar o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, mas terá novos ajustes na suspensão e na direção, além de um visual exclusivo.
Nova picape média da Fiat terá base da Peugeot Landtrek
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Por fim, a Fiat deve lançar sua primeira picape média. Ela será baseada na Peugeot Landtrek, produzida no Uruguai. Seu motor 2.0 diesel entrega 180 cv a 4.000 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.000 rpm e trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis marchas. O nome ainda não foi confirmado, mas a montadora registrou patentes das nomenclaturas Leviathan, Vesúvio e Iron no Brasil.
Chevrolet
A Chevrolet já liderou o mercado nacional, mas desde o começo da pandemia, as vendas do Onix caíram bastante. A marca é a segunda colocada no ranking geral, com 258 mil emplacamentos até novembro.
A própria empresa diz que 2023 será “o ano das picapes”, começando em fevereiro com o lançamento oficial da Chevrolet Montana. Ela já pode ser encomendada no site da marca desde o começo do mês, quando a Autoesporte conheceu o modelo em um estúdio.
S10 vai passar por facerlift em 2023
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Em seguida, a Chevrolet deve apostar em um facelift para a picape média S10, que manterá o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque, além dos câmbios manual e automático de seis marchas. Conforme apurado pela Autoesporte, a S10 também vai receber a caçamba Multi Flex da Montana.
Silverado chega para disputar mercado com a Ram 1500
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A Chevrolet também pretende encerrar uma de suas grandes novelas nos últimos anos com o lançamento da Silverado. A picape está no radar da fabricante para o mercado brasileiro desde 2018, mas só será lançada por aqui em 2023, de olho no sucesso da Ram 1500. Entre os automóveis, vale destacar que a marca terá uma nova versão para o Bolt.
Volkswagen
Com 235 mil emplacamentos entre janeiro e novembro de 2023, a Volkswagen foca cada vez mais em carros caros e lucrativos, deixando modelos baratos e de volume de lado. Isso fica claro com o fim de Voyage, Gol, Up e Fox nos últimos anos.
Polo Track será o carro de entrada da Volkswagen
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Entre os carros de entrada, o Polo Track vai cumprir o papel de substituir o Gol. Ele será bem mais simples que as versões do Polo lançadas até agora, tanto no pacote de equipamentos quanto na mecânica e no visual. Ainda não é certo se o modelo terá versões automáticas.
Virtus já foi flagrado em testes e será lançado com visual exclusivo em 2023
Autoesporte
O Virtus será atualizado e pode receber design exclusivo para se distanciar do Polo e ficar mais luxuoso. Os motores serão os mesmos do hatch.
Com a nova geração fora de cogitação, Volkswagen vai reestilizar a Amarok na Argentina
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A Amarok já completou 11 anos no mercado, mas a Volkswagen não pretende tirá-la de linha. Um investimento foi anunciado para a Argentina, onde a picape é produzida, com o objetivo de atualizá-la em 2023. O visual deve mudar radicalmente, mas a base continuará a mesma, mantendo o motor 3.0 turbodiesel.
Tiguan pode ser (finalmente) lançado no Brasil em 2022
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Por fim, a marca também terá de decidir se o Tiguan terá um futuro no Brasil. Com novos rivais híbridos chegando a todo instante, a pressão por um SUV médio eletrificado aumentou.
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Hyundai
A Hyundai colhe os frutos de planos de Réveillons passados. Com 171 mil unidades vendidas entre janeiro e novembro, a marca coreana passou de coadjuvante a protagonista no Brasil em menos de uma década.
New Tucson terá um facelift em 2023
Autoesporte
Os planos da Hyundai para 2023 envolvem o facelift do New Tucson, que tem o mesmo visual desde que foi lançado por aqui. Sendo assim, o SUV médio deve receber novos equipamentos para ficar mais competitivo em um segmento tão disputado.
Hyundai Kona tem visual futurista
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O outro lançamento da Hyundai deve ser o Kona. Autoesporte flagrou o SUV compacto em testes na sua versão elétrica há alguns meses, indicando que o modelo está no radar da fabricante coreana. Sua nova geração já foi apresentada com design bem futurista.
Toyota
A Toyota teve um 2022 bem discreto nos lançamentos, mas vendeu bem. Segundo a Fenabrave, a montadora japonesa emplacou 170 mil unidades entre janeiro e novembro, superando a Jeep por uma boa margem.
Corolla GR é esportivo inédito para o Brasil
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Para 2023, a Toyota vai lançar o esportivo Corolla GR no Brasil. Autoesporte ouviu de executivos que a fabricante quer se livrar da alcunha “marca de tiozão” de uma vez por todas. O hatch virá ao país com 304 cv de potência, câmbio manual e 0 a 100 km/h na casa dos 6 segundos.
Toyota Corolla nacional deve adotar o estilo do modelo europeu
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Com a atual geração do Corolla chegando aos cinco anos, a marca japonesa também irá reestilizar o sedã, que continuará equipado com motores 2.0 a combustão e 1.8 híbrido.
Jeep
A Jeep vendeu 123 mil SUVs no Brasil em 2022 e ainda apresentou seu primeiro modelo híbrido: o Compass 4xe. O plano de Ano Novo da marca é ampliar sua linha eletrificada, mas ainda sem um modelo totalmente elétrico.
Jeep Grand Cherokee 4xe é o novo aventureiro híbrido do Brasil
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A bola da vez será o Grand Cherokee 4xe híbrido, que combina um motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos. Assim, entrega 375 cv e 65 kgfm – números condizentes com os de um SUV de 4,95 m de comprimento e quase três metros de entre-eixos. A tração, obviamente, é nas quatro rodas.
Assim como o Compass 4xe, o Grand Cherokee híbrido consegue percorrer uma distância utilizando apenas os motores elétricos – 40 km, no caso. Isso é possível graças às baterias de 17 kWh. No padrão norte-americano, o consumo médio do SUV é de 23,8 km/l.
Renault
Com 114 mil carros vendidos em 2022, podemos dizer que o ano da Renault foi bom. Em 2023, o objetivo será aumentar o preço médio do catálogo, apostando em novos modelos elétricos como Megane, Kangoo e Master.
Os novos Renault Master e Kangoo E-Tech
Thais Villaça/Autoesporte
O Kangoo E-Tech substitui a versão Z.E. Maxi, também elétrica, que já era vendida no Brasil por R$ 210 mil – na Europa, ele parte de 33.600 euros (R$ 172 mil na conversão direta). Com 300 km de autonomia (contra 270 km do antecessor), a multivan virá com motor de 120 cv – o dobro do Z.E. – e 25 kgfm.
Já a Master E-Tech, que havia sido prometida para o segundo semestre deste ano, também chega só em meados de 2023. Apenas na versão furgão (ou seja, somente para cargas, sem a opção de transporte de passageiros ou chassi como no modelo a combustão), a van terá 200 km de autonomia.
O Renault Megane vai retornar ao Brasil como um SUV elétrico. Seu único motor gera o equivalente a 220 cv de potência e 30,8 kgfm de torque. Com tração dianteira, o carro de pouco mais de 1.600 kg vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e a autonomia fica na faixa de 450 km. No início do ano, a Autoesporte esteve na Espanha para o primeiro contato com o modelo.
Honda
A Honda renovou completamente o seu catálogo em 2022 e emplacou 50 mil carros. O objetivo para 2023 é aumentar seu volume de vendas para voltar ao patamar de Renault e Toyota.
Honda Civic virá ao Brasil na versão híbrida
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Um dos lançamentos será a nova geração do Civic, que virá importada ao Brasil após quase 25 anos. O sedã terá motor híbrido e ficará muito mais caro, possivelmente passando (bastante) dos R$ 200 mil.
Honda CR-V ficou maior e mais luxuoso na versão 2023
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Já o novo CR-V terá motor 1.5 turbo de 190 cv e 24,8 kgfm e câmbio CVT nas configurações EX e EXL. As topo de linha Sport e Sport Touring serão híbridas e vão combinar um 2.0 e dois motores elétricos, resultando em 204 cv de potência e 34,2 kgfm de torque. Todas as versões serão equipadas com sistema de tração integral.
Honda ZR-V será mais caro do que o HR-V
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Além do CR-V, a Honda também vai lançar o ZR-V em 2023. O SUV compartilha plataforma e conjunto mecânico com a 11ª geração do Civic. O modelo será concorrente direto de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Importado do México, terá motor 2.0 aspirado de 155 cv e câmbio automático do tipo CVT.
Nissan
Mesmo com apenas três carros de volume em linha, a Nissan emplacou 48 mil unidades em 2022, segundo a Fenabrave. O objetivo para 2023 é ampliar o catálogo com o lançamento da nova geração do Sentra.
Nissan Sentra chega para conquistar órfãos do Civic
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A marca japonesa quer aproveitar que o Civic vai ficar mais caro para fisgar uma fatia do segmento dos sedãs médios. Seu motor é o 2.0 de quatro cilindros aspirado de 145 cv e 20 kgfm de torque. Para o Brasil, devem chegar as opções mais caras e completas.
Nissan Versa 2023 terá nova grade e mesmo motor
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O Nissan Versa também vai passar por um facelift, ficando com visual mais esportivo. Importado do México, o sedã compacto vai manter o motor 1.6 de 122 cv e 15,7 kgfm e o câmbio CVT.
Peugeot
Peugeot 208 terá motor turbo do Pulse
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Entre janeiro e novembro de 2022, a Peugeot emplacou 39 mil carros no Brasil. O número pode parecer baixo, mas vale considerar que a marca francesa havia vendido apenas 26 mil carros no mesmo período do ano passado.
Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são oferecidos em versões turbinadas desde que chegaram ao mercado. A Peugeot ficou devendo uma versão turbo para o 208, mas isso não vai durar muito tempo, já que os testes do novo modelo seguem a todo vapor.
O motor 1.0 turbo será o mesmo do Pulse, entregando 130 cv e torque de 20,4 kgfm. O câmbio CVT do SUV também vai estar no hatch francês produzido na Argentina.
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