Policial morreu na última segunda-feira (23) após ter o pescoço perfurado por estilhaço que se desprendeu do airbag; trata-se da segunda vítima no Brasil em dezembro Um policial militar teria sido vítima do airbag mortal da fabricante Takata na última segunda-feira (23) no Rio de Janeiro. Familiares alegam que Marcel Magno teve o pescoço perfurado por estilhaços metálicos após seu Toyota Corolla colidir com outro veículo na capital fluminense. Trata-se da nona vítima do airbag no Brasil desde o início do recall.
Este também é o segundo caso relacionado ao airbag defeituoso apenas em dezembro. No último dia 11, o motorista Eurides Ferreira Lopes faleceu em Rio Verde (GO) ao se envolver em um acidente de trânsito com um Honda Civic. A polícia científica constatou que ele foi perfurado por um pedaço de metal que se desprendeu do insuflador do airbag. Uma câmera de trânsito flagrou o momento:
Acidente dispara airbag em Rio Verde (GO); motorista do Civic morreu na hora
Reprodução/TV Anhanguera
Estima-se que mais de 100 milhões de veículos receberam a peça defeituosa em todo o mundo. No Brasil, 5 milhões de carros foram chamados às concessionárias para a substituição do airbag em um recall.
Índice de comparecimento no Brasil é alto
Autoesporte consultou Honda e Toyota, as marcas envolvidas nas duas fatalidades mais recentes no Brasil, sobre o índice de comparecimento para o reparo do airbag da fornecedora Takata. Confira a estatística abaixo:
Toyota
Total de veículos envolvidos: 2.034.745
Total de veículos reparados: 1.892.091
Taxa de reparo: 93%
Honda
Total de veículos envolvidos: 943.000
Total de veículos reparados: 861.617
Taxa de reparo: 92%
A Toyota alega que 142.654 veículos ainda não foram às concessionárias para a substituição do insuflador do airbag. Já a Honda relata 81.383 de unidades pendentes, e diz que outros 72.876 veículos foram constatados como sucateados, roubados ou fora de circulação. Vale lembrar que o reparo compreende tanto o airbag do motorista quanto o do passageiro.
O maior recall da história
Acidentes leves se tornam fatais em carros equipados com airbags da Takata
Gerry
O escândalo do airbag da Takata é o maior da história da indústria automotiva global. Ao menos 30 pessoas morreram e 300 ficaram feridas em decorrência da falha desde 2014 em todo o mundo, afirmou a agência Reuters.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O problema é causado por uma peça chamada insuflador, que utiliza nitrato de amônio para inflar a bolsa no momento da colisão. Com a exposição do veículo ao calor constante, há risco de umidade penetrar no airbag, desgastando partes metálicas que são lançadas contra o motorista a 340 km/h.
As marcas são obrigadas a anunciar recalls na internet, televisão, jornais e rádios. Algumas chegam a enviar cartas aos proprietários. Os sites das fabricantes também trazem abas específicas para a consulta das campanhas, bem como as orientações para o agendamento do reparo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More