Com quase 30 anos, picape é disputada por colecionadores no mundo todo Há quem diga que os anos 1990 foram os melhores, principalmente na era da história da indústria automobilística mundial. “Os carros tinham mais personalidade”, alguns irão defender. É o caso da Ford Ranger, uma picape que chegou ao Brasil importada dos EUA em 1994. Sonho de muitos, hoje, passados 30 anos, ela se tornou um objeto até colecionável, principalmente se for uma das poucas unidades Splash, trazidas de forma independente para o país.
Nos EUA, a sua rival direta foi a Toyota Tacoma, além da Chevrolet S10 SS, outro utilitário raro por aqui e que já foi matéria de achados usados.
A Ford Ranger Splash 1995/1995 na linda cor amarela (Canary Yellow) é uma representante de respeito, pois segundo o sócio-administrador da loja 911 Collection, Rodrigo Auricchio Geraldo, é uma das mais cobiçadas. Além dessa cabine simples (Regular Cab), a picape especial também era vendida no mercado norte-americano na versão cabine estendida (SuperCab), com tração 4×2 ou 4×4.
Ford Ranger Splash 1995 traseira – Achado Usado
Reprodução/Loja 911 Collection
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“É uma Splash de documento, com etiqueta de importação independente no veículo. Foi o sonho de todos na década de 1990, e, atualmente, é para os que querem e podem ter um veículo raro e exclusivo”, opina.
Esteticamente, além das cores vibrantes como a amarela (das fotos), vermelha e azul, e a clássica preta, conforme o catálogo de 1995, a linha era diferenciada pela caçamba com para-lamas salientes e inspirado em picapes antigas. Outro detalhe exclusivo da série especial estava nas rodas cromadas de aro 15 que podiam “calçar” pneus radiais nas medidas 235/60 (4×2) ou 235/70 (4×4).
No entanto, o motor V6 4.0 é o mesmo das demais Ford Ranger da linha e que geram 162 cv de potência disponibilizados nas 4.200 rpm combinado ao torque de 30,4 kgfm a partir dos 3.000 giros. A transmissão podia ser manual de cinco marchas – configuração do exemplar das fotos – ou automático de quatro marchas. A tração é traseira.
Ford Ranger Splash 1995 está à venda em loja de clássicos, e a partir do ano que vem poderá receber placa preta de colecionador
Reprodução/Loja 911 Collection
Rodrigo nos contou que essa picape passou por uma minuciosa restauração obedecendo a padronagem original. Além da pintura, os pneus Hankook também são novos. “É uma caminhonete com manutenções em dia e lisa de lata e totalmente original; a partir do ano que vem já pode ser solicitada a desejada placa preta de coleção”, explica.
Na cabine, o belo interior foi todo refeito com bancos em couro legítimo na cor caramelo. Ele possui ajustes elétricos e foi revisado recentemente, bem como os demais comandos como retrovisores e o som Ford com Bluetooth 5.0 instalado. O ar-condicionado, segundo o lojista, também está em pleno funcionamento.
Cabine da Ford Ranger Splash 1995 possui sistema de som com conexão bluetooth e ar-condicionado; acabamento do painel e bancos é na cor caramelo
Reprodução/Loja 911 Collection
“Foi feito um projeto de alto nível na nossa Ranger Splash e tudo no como veio de fábrica, digno para os mais exigentes gostos e que pode ir rodando para qualquer lugar com confiança, se assim o dono desejar”, diz.
Por que a Ford Ranger está quebrando recordes de vendas no Brasil
Ford Ranger cabine simples voltará às lojas em breve; veja detalhes
A Ford Ranger Splash da 911 Collection com apenas 109 mil km originais tem o preço de R$ 149.911, valor para venda à vista ou R$ 159.911, para trocas. Sugestivo, não?
Bancos da Ford Ranger Splash 1995 passaram por restauração em couro legítimo e possuem ajustes elétricos
Reprodução/Loja 911 Collection
Testes de época: Ranger Splash levava a melhor no estilo e esportividade
Em uma avaliação comparativa feita em 1995 pela revista norte-americana Motor Trend, a Ranger ganhou no melhor papel de caminhonete esportiva quando comparado com a sua rival Toyota Tacoma.
Initial plugin text
“Ambas são caminhonetes esportivas realmente divertidas, especialmente quando cada uma é motivada por seu motor V-6. Aqui, porém, o moderno seis cilindros de 3,4 litros e 24 válvulas (DOHC) da Toyota levou vantagem. Apesar de abrir mão de 0,6 litro de deslocamento para o V6 de 4.0 l da Ford, a Toyota entrega potentes 190 cavalos de potência e 220 libras-pés de torque (30,41 kgfm), em comparação com as especificações 160 cv/220 lb ft (30,41 kgfm) da Ranger”, dizia o comparativo.
Ford Ranger Splash 1995 ganhou comparativo de revista especializada americana contra sua rival direta nos EUA, Toyota Tacoma
Reprodução/Loja 911 Collection
No entanto, a publicação deixou claro que “a Ranger Splash desempenha melhor o papel de caminhonete esportiva, com pneus mais agressivos, melhor manuseio no limite, estilo atraente”.
Ford Ranger Black 2025: o que é bom ou faz falta na versão de R$ 219.990
Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger: qual a rainha das picapes médias?
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More