Com VW Passat TS na mira, o rival trazia menor consumo de combustível Com o mercado fechado para importações no Brasil, os esportivos derivados de carros de série se destacavam na multidão. Por aqui, ícones como Volkswagen Passat TS, Chevrolet Chevette GP e Ford Corcel GT mexiam com o imaginário dos poucos privilegiados brasileiros. De todos eles, este último conseguia abraçar, de uma só vez, a esportividade e o conforto num só “pacote”. Sua estreia ocorreu em 1969 e, dez anos depois, chegou a segunda geração batizada de “Corcel II GT”, que ficou mais ágil e espaçosa.
Este Ford Corcel II GT 1979 que Autoesporte encontrou é um dos poucos sobreviventes para reviver esta saudosa fase dos esportivos nacionais. Totalmente original e preservado, o exemplar traz algumas diferenças das demais versões mais simples. A pintura em dois tons, para-choques em preto fosco, faróis de neblina, rodas personalizadas com sobrearo e faixas decorativas vermelhas são alguns exemplos.
Unidade do Ford Corcel II GT está à venda por nada menos que R$ 90 mil
Reprodução/The Garage
Na parte interna, notamos o típico acabamento esmerado dos veículos da marca do símbolo oval de outrora. No caso deste GT, prevalece a textura preta dos bancos, forrações e tabelier. Atrás do volante em couro de três raios há o painel de instrumentos completo com conta-giros ao centro, cercado do velocímetro e marcadores de nível de combustível e temperatura da água do motor. No console central, há ainda espaço para o voltímetro e indicador da pressão do óleo, tudo na mais perfeita condição de funcionamento.
Bastante raro e difícil de ser encontrado, este Corcel II GT está longe de ser uma “pechincha” comparado aos VW Passat TS, com preços médios na casa dos R$ 55 mil. O preço? Com um Pix de R$ 90 mil, ele pode ser só seu!
Ford Corcel II GT traz volante em couro de três raios
Reprodução/The Garage
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Ford Corcel II GT e VW Passat TS: Qual venceu no teste?
Em 1981, a revista Auto Esporte traçou um comparativo do Corcel II 1.6 GT com o Passat 1.6 TS que se destacavam pela alimentação feita por carburadores de corpo duplo, cada um com o seu tempero extra.
No caso do Ford, associado ao câmbio de cinco marchas e do Volks, ligado pela transmissão de quatro marchas. À época, o jornalista Sérgio Duarte comentou que ambos são veículos firmes e fáceis de guiar, mesmo em ritmo de velocidade elevada, ou seja, “com um desempenho mais alegre sem, no entanto, deixar de ser dóceis para o uso diário”.
Ford Corcel II GT rende 90 cv de potência
Reprodução/The Garage
O repórter destacou que o Passat TS com seu motor de 1.588 cm³ e 96 cv foi mais rápido em todas as medições por uma pequena margem em relação ao Corcel II GT com propulsor 1.556 cm³ de 90 cv, coisa de 1 segundo na prova de aceleração dos 0-100 km/h. O TS cumpriu em 13 segundos, enquanto que o GT completou a mesma prova em 14 s. Já em velocidade final, o primeiro obteve 161,8 km/h e o segundo 156,7 km/h.
Mas foi no consumo que o Corcel deu o troco no Passat, registrando as médias de 9 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, ante os 8,6 km/l e 12,7 km/l, respectivamente.
Ford Corcel II GT traz bancos traseiros em tecido
Reprodução/The Garage
“Não é sempre que podemos andar um pouco mais “forte” com os esportivos, e sim em circunstâncias mais constrangedoras a maior parte do tempo. E aí o consumo pesa e bastante… Embora a diferença não tivesse sido das mais acentuadas, não deve ser desprezada. No consumo médio de estrada, o Corcel GT foi capaz de fazer, segundo padrões de medição de Auto Esporte, quase um quilômetro a mais por litro de gasolina”, comentou Duarte.
Com a soma das avaliações de desempenho geral, estilo, direção, segurança entre outros tópicos, por pouco, o Passat TS venceu na nota média de 8,65. O Corcel GT ficou com 8,60, mostrando-se um combatente à altura de um dos esportivos que mais tempo durou no mercado brasileiro.
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