No próximo dia 9 de abril tem início a cobrança do Licenciamento e IPVA 2024, no Espírito Santo.
E como acontece todos os anos, o imposto poderá ser pago à vista com 15% de desconto ou parcelado em até 6 vezes.
Para quem ainda não emitiu o Documento Único de Arrecadação (DUA) tanto do Licenciamento quanto do IPVA (cota única ou parcelado), pode acessar o site do Detran/ES e fazer a impressão. Vale relembrar que esses documentos não são enviados para o endereço do contribuinte.
E atenção! O Detran não envia links ou DUA´s por e-mail, mensagens de texto ou WhatsApp.
O recomendável é sempre acessar o site oficial do órgão. Caso tenha dúvidas e precise de orientação, o Grupo Sentinela está pronto para te ajudar.
Outro ponto importante se refere a base de cálculo do imposto que se baseia no valor de mercado do seu veículo. Multiplicado pelo valor da alíquota do imposto, que no Espírito Santo é de 2% para veículos de passeio e utilitários e de 1% para veículos pesados, micro-ônibus e motos.
Os veículos com quinze anos ou mais de fabricação, ou seja, montados até 2008, não entram no cálculo do IPVA. Eles são isentos de acordo com a legislação vigente.
O Governo do Espírito Santo também conta com algumas regras para a isenção do IPVA:
– Pessoas com Transtorno do Espectro Autista;
– Portadores de deficiência física, auditiva, visual, mental severa ou profunda.
Portanto, se o proprietário ou condutor do veículo se adequar as normas, vale procurar o despachante que ajudará no processo de isenção.
Mas, atenção: o prazo para isenção do IPVA é de até 30 dias antes do vencimento da 1ª parcela. Confira a tabela e conte com os nossos serviços para orientar e ter direito à isenção.
Para saber mais sobre isenções para PCD, leia esse artigo. (https://www.gruposentinela.com.br/carro-para-pcd-quem-tem-de-fato-direito-a-isencao/
Se isso acontecer, o seu veículo:
– Não terá o licenciamento 2024;
– Em caso de blitz, poderá ser apreendido e uma multa será cobrada (R$ 293,47) e terá acrescido 7 pontos na carteira de habilitação;
– Além disso, juros vão correr sobre o valor do IPVA não pago;
– Seu nome poderá ser incluído na dívida ativa do Estado.
Por fim, se tem dúvidas sobre a documentação do veículo e precisa de ajuda, conversa com nossa equipe.