Veja os documentos necessários, o que o banco pode solicitar e quais detalhes merecem sua atenção antes de financiar O financiamento é a principal modalidade de compra de carros no Brasil. Sete em cada dez carros adquiridos no país são comprados com parcelamento, sejam eles novos, seminovos ou usados.
Mas quais são os requisitos mínimos para financiar um carro? O que o cliente precisa ter em mãos? Autoesporte consultou o especialista Paulo Noman, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), para responder essas e outras dúvidas. Acompanhe:
Requisitos básicos
Quem tem o nome no SPC e no Serasa pode encarar resistência do banco na hora de fechar um financiamento
Getty Images
“Em qualquer financiamento, o cliente terá de apresentar provas de sua identidade, comprovantes de residência e de renda”, afirma Noman. “Dessa forma, o banco estará se blindando de problemas futuros com pagamentos”.
Documentos válidos como comprovação de identidade:
– RG
– CNH
– Passaporte
– Carteira de Trabalho
– Certificado de Reservista
Dependendo da instituição financeira, carteirinha de estudante, certidão de nascimento, CPF e título de eleitor não serão aceitos como comprovação de identidade.
Veja também
Documentos válidos como comprovantes de residência:
– Contas de água, luz, telefone, TV e internet
– Contrato de aluguel
– Fatura de cartão de crédito
– Carnê de cobrança do IPTU
– Extrato do FGTS
– Declaração anual do Imposto de Renda
– Multa de trânsito
– Documento do financiamento imobiliário
– Certificado do Licenciamento de Veículo
Documentos válidos como comprovantes de renda:
– Holerite
– Carteira de Trabalho
– Extrato bancário
– Recibo de Pagamento Autônomo
– Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física
– Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEI
Laudo técnico do veículo
O banco pode solicitar um laudo técnico do carro antes de aprovar o financiamento. “Essa vistoria não é necessária na compra de carros novos ou de seminovos com até três anos de fabricação. Mas, no caso dos usados, pode ser que a instituição financeira solicite o serviço”, diz Noman.
Nome no SPC e no Serasa
Quem tem o nome no SPC e no Serasa pode encarar resistência do banco na hora de fechar um financiamento. “Se o cliente tem dívidas comprovadas, o banco tem a confirmação de que houve algum problema com pagamentos no passado. O financiamento até pode ser aprovado com alguma explicação, mas o cliente não terá a regalia de uma entrada mais baixa com parcelas mais altas, por exemplo”, ressalta Noman.
Segundo o presidente da Anef, cada instituição tem o seu apetite a risco e seu limite de crédito. “No geral, o cliente será classificado em um ranking que vai de ‘muito bom’ a ‘muito ruim’, e uma pendência financeira vai colocá-lo em uma posição menos favorável.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More