Marca iniciou operações em discreto galpão em São Paulo; hoje, são quatro fábricas Uma das fabricantes mais tradicionais do país, a Volkswagen celebra nesta quinta-feira (23) 70 anos de atuação no Brasil. A marca alemã iniciou as operações em 23 de março de 1953 em um galpão na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Fábrica da Volkswagen no Brasil e a produção do Fusca
Divulgação
Na época, caixas com peças de Fusca e Kombi chegavam ao galpão e eram montadas por 12 funcionários – o primeiro a ser registrado, Marcílio da Cruz Lopes, ganhou o apelido de Fritz e notoriedade por falar alemão – anos depois ele seria demitido por denunciar casos de corrupção.
Veja também
Voltando à história da Volkswagen, seis anos após o início das operações no Ipiranga, em 1959 a marca inaugurou em São Bernardo do Campo (SP) sua primeira fábrica fora da Alemanha. A unidade do ABC Paulista foi inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek e começou a produzir Kombi e Fusca com pelo menos 50% de peças nacionais, o que ajudou a reduzir o preço dos veículos e popularizar a dupla – que segue entre os maiores ícones da indústria automotiva brasileira.
Falando em ícones, não faltam modelos de peso na história da Volkswagen no Brasil. Em sete décadas, a marca produziu sucessos como Gol, Voyage, Passat, Brasilia, Golf e Fox.
Nos anos 1960, com o sucesso nas vendas, a Volkswagen criou um centro de desenvolvimento de produtos no Brasil. Dali surgiram modelos como o Karmann-Ghia e a Brasília, que seria lançada em 1973. Nessa década, além do hatch com proposta mais familiar, a Volks ainda lançaria o Passat – primeiro modelo com motor dianteiro e refrigeração a água da fabricante no país.
Só que o maior sucesso da Volkswagen só viria na década seguinte. Em 1980 o Gol foi lançado como sucessor do Fusca. Só que o motor pouco potente não empolgou e o veterano seguiu firme na liderança de vendas no país até 1982. O Fusca sairia de linha em 1986 e retornaria em 1993 por um pedido do presidente Itamar Franco. Após algumas correções, o Gol se tornou o carro mais popular do Brasil, posto que ocupou por 27 anos, até 2013.
Junto com o Gol, vieram o sedã Voyage em 1981, a picape Saveiro e a perua Parati, em 1982. Do quarteto, apenas a Saveiro segue sendo produzida e vendida atualmente.
Pioneirismo
Há 30 anos era lançado o primeiro carro nacional com ABS e catalisador: o VW Santana GLS quatro portas.
Divulgação/Acervo MIAU
Em 70 anos, a Volkswagen foi a pioneira em trazer tecnologias importantes para o mercado nacional. Antes de as exportações serem liberadas, a marca lançou o Gol GTi, primeiro modelo produzido no país com injeção eletrônica de combustível.
Em 1991, o Santana inovou como o primeiro modelo feito no Brasil a oferecer freios ABS – o recurso só se tornaria obrigatório em nossos veículos novos mais de 20 anos depois, em 2014. Por fim, há exatos 20 anos, a Volkswagen apresentava o primeiro carro flex do país, o Gol.
Modernização
Com a mudança no perfil do público e os carros populares cada vez menos lucrativos, a Volkswagen decidiu tirar de linha alguns de seus modelos mais baratos. Assim, nos últimos anos Fox, Voyage e Gol deixaram de ser produzidos para dar lugar a veículos mais modernos, seguros e equipados, como Polo e Virtus.
Dessa forma, essa é a primeira vez que a Volkswagen celebra um aniversário sem ter pelo menos um de seus três carros mais conhecidos em linha. Até então, em todos os anos nos últimos 70 anos, Gol, Fusca ou Kombi eram vendidos regularmente.
Para o futuro, a marca ainda aposta na chegada da eletrificação aliada ao etanol. Por enquanto, não há modelos que combinem o combustível derivado da cana-de-açúcar com energia elétrica, mas isso pode mudar nos próximos anos.
Até 2026, a Volkswagen deve lançar mais sete veículos no país. Eles fazem parte do plano de investimentos de R$ 7 bilhões aplicados desde o ano passado. Outra promessa é ter um carro elétrico à venda no Brasil até 2025.
Fonte: Read More